Filtro do Google transforma selfies em obras de arte famosas

Montagem do novo filtro do Google
Usando o Art Filter, novo filtro do Google Arts & Culture, você se transforma em obras de artistas como Van Gogh e Frida Kahlo
Anúncio
Filtro do Google transforma selfies em obras de arte famosas

Uma atualização do aplicativo Google Arts & Culture incluiu o Art Filter, um filtro do Google que transforma selfies em obras de arte. Usando esse filtro, que fica na câmera embutida no app, você consegue “se ver” na estética de auto retratos de pintores famosos, como Van Gogh e Frida Kahlo, por exemplo.

O novo filtro do Google mistura duas tecnologias dentro do app: inteligência artificial e realidade aumentada. Na prática, elas fazem com que o Art Filter consiga se adaptar aos movimentos de cabeça, expressões faciais e qualquer outro tipo de alteração na imagem.

O Art Filter também traz uma série de informações sobre os pintores utilizados no filtro.

“Cada filtro foi projetado para guiar o usuário por uma viagem pelos objetos e quadros retratados. Antes de experimentar o filtro, a pessoa recebe informações e histórias interessantes sobre a trajetória da peça e o contexto em que surgiu.”

Florent Robineau, líder de tecnologia do Google Arts & Culture

Art Filter: o novo filtro do Google

Print do novo filtro do Google
Novo filtro do Google permite que você ‘se veja’ na estética de auto retratos famosos

Além de permitir que você se veja na estética de auto retratos de pintores famosos, o novo filtro do aplicativo oferece a opção de você vestir peças conhecidas de acervo de museus ao redor do mundo, como um antigo capacete de Samurai, por exemplo. Tudo virtualmente, claro.

No total, o Art Filter traz cinco filtros. São eles:

Os filtros educativos foram modelados em 3D, todos baseados em realidade aumentada, segundo o Google. A empresa também explicou que o Art Filter utiliza processamento de imagem baseado em aprendizado de máquina.

“Esse tipo de recurso de realidade aumentada exige uma base muito sólida e sofisticada para transportar um conteúdo virtual ao mundo real. Com essa estratégia, as peças são posicionadas de forma natural e suave ‘sobre’ a cabeça do usuário e até reagem à expressão facial.”

Florent Robineau, líder de tecnologia do Google Arts & Culture

Ainda de acordo com o Google, o novo recurso respeita a proposta de garantir benefícios culturais, segurança, privacidade e rigor científico.

Print do novo filtro do Google
Art Filter coloca você dentro de obras de arte famosas

Para usar o Art Filter, é só abrir o aplicativo e clicar no ícone da câmera com arco-íris que aparece na parte de baixo da página principal. As fotos e vídeos que você fizer não serão armazenadas automaticamente, mas você pode escolher salvá-las no seu celular (de forma parecida com as stories do Instagram, por exemplo) e/ou compartilhá-las nas suas redes sociais.

“Estamos animados para ver as imagens criativas que vão surgir por aí com o Art Filter – e tudo o que as pessoas vão aprender sobre essas peças e obras icônicas.”

Florent Robineau, líder de tecnologia do Google Arts & Culture

O novo filtro do Google roda apenas em celulares. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iPhone.

Animais pré-históricos e itens da Nasa

Print do app Google Arts & Culture
Atualização de agosto trouxe animais pré-históricos em AR

A empresa atualiza com frequência o app Google Arts & Culture. Em agosto, o aplicativo trouxe criaturas pré-históricas e itens da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, dos EUA), que podiam ser projetadas em 3D dentro da sua casa, na tela do celular.

Entre as criaturas e artefatos que o “pacote” desta atualização trazia, estavam o cambropachycope (um antigo crustáceo), o esqueleto de uma baleia-azul (maior animal que já existiu na Terra) e o módulo de Comando da Apollo 11 (voo espacial tripulado norte-americano responsável pelo primeiro pouso na Lua).

Na mesma época, o Google adicionou animais em realidade aumentada nos seus resultados de busca. Neste caso, não precisa baixar o app Google Arts & Culture. Usando os navegadores Chrome ou Safari, é só pesquisar por algum animal e, depois, selecionar “Veja em 3D”.

Fonte: Blog oficial do Google


O que você achou deste novo filtro do Google? Conte para nós aqui nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter