Flashpoint: site preserva clássicos games em Flash

Flashpoint
Mate a saudade dos games em Flash com o gigantesco acervo de títulos no Flashpoint

Você se lembra do Adobe Flash Player (mais conhecido popularmente apenas por Flash)? Antes dos modernos programas de reprodução de mídia em navegadores web, os conteúdos produzidos na plataforma Adobe Flash reinavam! O Flash Player nada mais era que um pequeno programa que se instalava em seu navegador para reproduzir esse tipo de mídia. Além de filmes, GIFs e outros tipos de conteúdos, a “era do Flash” se tornou marcante pelos games!

O retorno dos games em Flash

A árdua guerra do Flash contra outros reprodutores de mídia na web terminou anos atrás e o Flash perdeu. Talvez não tenha sido uma derrota tão triste, já que o serviço tinha sérias falhas de segurança e os players eram conhecidos por esgotarem rapidamente a bateria de dispositivos eletrônicos móveis. Atualmente, grande parte do conteúdo exibido nos navegadores web roda utilizando a linguagem HTML5, que não é exatamente a melhor plataforma para executar games da maneira que era feito pelo Flash.

Por essa razão, um novo projeto de preservação de abandonware (software abandonado) está ajudando a garantir que as dezenas de milhares de games produzidos em Flash, como Fancy Pants Adventure (esse era um dos meus games preferidos para passar o tempo enquanto um site ficava carregando) e Desktop Tower Defense, entre outros, não corram o risco de desaparecer da Internet. O site Flashpoint, da BlueMaxima, preserva mais de 38.000 jogos em Flash que foram abandonados, de acordo com o portal Kotaku . 

O acervo do Flashpoint conta com dezenas de milhares de games em Flash
O acervo do Flashpoint conta com dezenas de milhares de games em Flash

Antes do surgimento do Flashpoint, os amantes dos clássicos games em Flash podiam contar apenas com portais como Newgrounds e Kongregate para acessar esse tipo de conteúdo. Porém, com a decadência do Flash, esses sites logo foram perdendo seu financiamento e se tornou quase insustentável para seus donos mantê-los ativos e continuar oferecendo acesso aos milhares de games totalmente de graça. Felizmente, alguns usuários mais apaixonados por games e programação surgiram para trazer os games em Flash de volta à luz da Internet!

Fancy Pants Adventure era um clássico dos games em Flash que agora está disponível no Flashpoint
Fancy Pants Adventure era um clássico dos games em Flash que agora está disponível no Flashpoint

Utilizando um servidor de grande porte, o Flashpoint hospeda todo e qualquer game produzido em Flash, aceitando sugestões de qualquer usuário que se cadastrar no site – e esperamos que os proprietários dos direitos autorais não se queixem ou acionem advogados para remover ou bloquear os vários games que já compõe a biblioteca do site. Você pode jogar quaisquer dos games presentes na biblioteca de jogos, mesmo offline.

O melhor de tudo é que, se você realmente deseja se comprometer e fazer sua parte para garantir que esses jogos sejam salvos de alguma maneira, é possível baixar a coleção inteira com aproximadamente 300 GB. São games de todos os estilos que você possa imaginar. Se você é um grande fã dos games em Flash ou apenas tem curiosidade em conhecer como eram os jogos produzidos durante o “boom” da Internet, corra até o Flashpoint e baixe o acervo enquanto o site está disponibilizando tudo totalmente de graça!

Flashpoint: o “berço” dos games indies

Um aviso para os jogadores de hoje em dia: muitos desses jogos serão difíceis! Especialmente para os padrões 2020 de jogabilidade, porém representam um contexto histórico importante. Essa coleção reúne jogos anárquicos feitos para crianças travessas brincando nos computadores da escola. Muitos deles serviram de inspiração para o mercado crescente de jogos independentes que temos atualmente. Exemplos de games que poderiam ter vindo direto da era dos jogos em Flash e hoje são um sucesso não faltam: Braid, FEZ, Celeste, The Messenger, etc.

Os games em Flash inspiraram jogos indies como Super Meat Boy
Os games em Flash inspiraram jogos indies como Super Meat Boy

Não é nenhuma surpresa que alguns dos nossos mais famosos desenvolvedores indie modernos tenham raízes profundas no Flash. Super Meat Boy, por exemplo, é essencialmente o Citizen Kane dos jogos em Flash se formos analisar em termos de importância e marcos na história dos games. Não se surpreenda se você encontrar nessa imensa biblioteca de jogos muitos títulos com visuais simples (até mesmo utilizando bonecos de palito) e produções que poderiam ser feitas em cerca de 5 minutos em editores de games atuais como Unity. Afinal de contas, a simplicidade é a essência dos games em Flash.

Os games em Flash foram a porta de início de muitos desenvolvedores de jogos para aprender sobre programação e game design. Na “era de ouro” do Flash, qualquer um podia utilizar o Adobe Flash (fosse de forma legítima ou mesmo de forma pirata) para deixar sua criatividade rolar solta e criar game simples mas com uma jogabilidade interessante e divertida que atrai jogadores e fãs. Os games indies de atualmente seguem o mesmo princípio: programação e conceitos simples que utilizam mecânicas inovadoras para criar uma experiência emocionante, cativante e, acima de tudo, viciante!

Confira o Flashpoint para apoiar a preservação da arte que os setores de jogos e tecnologia ignoram, e contem suas experiências nos nossos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter