Conecte-se conosco
3 Erros Bobos Que Te Impedem De Tirar Fotos Profissionais Com Celular

Android

Fotografia: 3 Erros que (quase) todo mundo comete

Fuja desses erros, aplique algumas dicas simples e comece a tirar fotos melhores hoje mesmo!

Com a evolução da tecnologia, ao longo dos anos, a cada dia está mais fácil conseguir tirar fotos profissionais com o smartphone que está no seu bolso.

Praticamente todos os aparelhos hoje, sejam eles Android, iOS ou Windows, possuem recursos que permitem tirar fotos que deixarão seus amigos boquiabertos. Com qualquer smartphone você conseguem obter resultados tão bons, que vão achar que você é o cara.

Veja só algumas fotos, feitas por colegas aqui do Showmetech com seus smartphones, e me diga se não são belas:

Posso te garantir, que apesar de boas fotos, podemos melhorar ainda mais, apenas deixando de cometer 3 pequenos erros que não permitem que nossas fotos fiquem mais “profissionais”.

Imagine que você está fazendo a viagem dos sonhos, para um lugar lindo e possui o melhor smartphone em mãos. Que tal, Piazzale Michelângelo, considerada a melhor vista panorâmica de Florença, na Itália?

Se eu te digo isso mostrando esta foto, você não acreditaria:

"É bonita, mas devem ter melhores..." Você deve ter pensado

“É bonita, mas devem ter melhores…” Você deve ter pensado

Não que essa foto esteja ruim, mas poderia ser bem melhor.

Agora veja esta foto e concorde com o meu argumento inicial:

Aprenda a tirar fotos profissionais com seu smartphone

WOW! Não é uma pintura, é uma foto mesmo

A segunda foto parece uma pintura, não é? (Tirei lá do Instagram do nosso CEO, Bruno Martinez). E foi tirada com um Galaxy S7 Edge, um aparelho que hoje, está ao alcance de muita gente. Veja a diferença absurda entre as duas fotos, ambas tiradas de smartphones, no mesmo local.

Eu garanto que qualquer pessoa pode tirar fotos assim (ou até melhores). Porém, existem 3 erros bobos que muita gente comete e isso faz com que suas fotos não saiam tão boas quanto deveriam…

Vou te explicar  que erros são esses e dar algumas dicas de como evitá-los, para fazer com que suas fotos saiam bem melhores que antes. “Sigam-me os bons!

Erro #1: Bater fotos sem um propósito

Esse erro é bem comum, talvez o mais cometido. De foto feia o Google Fotos está cheio…

Quando nos deparamos com uma bela paisagem, o primeiro impulso é querer capturar o momento. Ao tirar o smartphone do bolso e abrir a câmera que uma sequência de erros acontecem e você precisa de 10 fotos para escolha a “menos ruim” que até saiu boazinha, mas foi pura sorte…

O primeiro erro fatal que muita gente comete é usar o modo automático da câmera, mas falarei dele mais adiante.

E o segundo é querer colocar  o máximo de coisas possíveis na imagem, afinal, tudo é lindo, tudo merece aparecer…

Então é nesse momento que muita gente aperta o botão de camera e tira uma foto “aberta”, sem propósito, pegando tudo que cabe na tela. Ou pior, apenas aponta a câmera para o cenário e clica, como esta foto que mostrei acima.

Tira uma foto sem propósito algum!

Tirei essa foto lá em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, mas se eu mostrar uma foto assim para você, te convenço que lá é um lugar paradisíaco? não, né…

Agora veja outra foto do lugar:

Aprenda a tirar fotos profissionais com seu smartphone

Mesmo lugar, mesma câmera e mesmo fotógrafo. O que mudou?

A segunda foto tem um Propósito.

Na primeira eu simplesmente tirei meu smartphone do bolso e cliquei. É isso que a 99% das pessoas fazem. E sai aquela foto feia que não serve nem para mostrar para os amigos.

Já a segunda não é de cair o queixo, mas já está bem melhor.

Note que nela eu quis enfatizar o sol por entre as nuvens e capturar seu reflexo na água. Este foi meu propósito e objetivo. Eu quis capturar aquele momento e o fiz como sabia.

E para chegar nesse resultado, fiz uso da composição fotográfica, que nada mais é que “o posicionamento inteligente de elementos na sua foto”. Uma foto boa não sai na sorte, você precisa de técnicas, e colocar seu objeto de destaque em um Ponto de Interesse na sua fotografia. Para isso usam-se técnicas como a “Regra dos Terços“, proporção áurea, simetria, etc, que nos levam ao segundo erro.

Erro #2: Não Enquadrar a foto

Mais uma viagem, mais uma foto que, dessa vez tem um propósito: mostrar a Igreja, ok, mas que não cumpre bem o seu papel. Isto acontece porque ela está sem enquadramento. Ou com um enquadramento ruim.

Basta utilizar uma técnica simples para posicionar seu assunto principal em um Ponto de Interesse na foto, seja ele uma pessoa, objeto ou paisagem, para obter fotos bem melhores do que as que você tira agora.

E o melhor de tudo: muitas fotos que você já tirou podem melhorar 100% apenas com essa dica.

Para enquadrar suas fotos, umas das técnicas que deve-se utilizar é a proporção dourada, ou proporção áurea. Ela é baseada no chamado “número divino”, o mesmo visto na sequência de fibonacci, e presente de forma onipresente na natureza.

 Para usar a Proporção Áurea em suas  fotos, deve se imaginar sua imagem repartida em 9 partes iguais (terços) e deslocá-los um pouco para o centro. Como na imagem abaixo:

Agora basta posicionar seu ponto de interesse em uma dessas interseções ou nas linhas grid que sua foto sairá bem melhor que antes.

Regra dos Terços

Além da proporção áurea, também existe a Regra dos Terços, que é uma simplificação da anterior, mas funciona tão bem quanto, e é ideal para iniciantes. Nela, os terços ficarão divididos em tamanhos iguais na foto e basta posicionar seu objeto em uma interseção entre as linhas.

Ela é ideal para aprender a compor suas fotos de forma mais profissional.

Lembra da foto do inicio desse tópico? Olhe só como ela ficaria dentro da regra dos terços:

T-o-t-a-l-m-e-n-t-e  s-e-m  e-n-q-u-a-d-r-a-m-e-n-t-o. (Que vergonha!)

Agora vem o pulo do Gato! Ou a dica ninja, digamos assim.

Dá para salvar suas fotos e fazer ficá-las até 100% melhores que antes as recortando e enquadrando seu ponto de interesse de acordo com a proporção áurea ou com a regra dos terços.

Veja só como a mesma foto ficou com um enquadramento e uma pequena correção de cor:

Wow! É outra foto. Ressaltei o tom sombrio do céu nublado e a foto se transformou. Não que seja perfeita, a coisa mais linda, mas olha só como era antes e como ficou apenas com um simples recorte e uns filtros.

Ah, você mesmo pode fazer isso lá no Instagram. Experimenta ai com algumas fotos e note a grande diferença que vai fazer.

Erro #3: Não saber usar sua câmera corretamente

Foto com Zenfone 3 zoom manual foco

Zenfone 3 Zoom

Saia do automático! Aprender a usar a câmera do seu smartphone no modo manual vai te fazer subir de nível, quando o assunto é tirar fotos melhores e que farão você e seus amigos se impressionarem. Veja artigos de dicas e truques do seu aparelho. Procure conhecer todas as funções da câmera e tente sempre lembrar de ter um ponto de interesse e enquadrar sua foto.

Com isso, você pode melhorar suas fotos de forma considerável e obter resultados assim:

Como tirar fotos profissionais, até mesmo com um smartphone?

Te garanto que fugindo dos dois primeiro erros, você já vai sentir uma diferença absurda em suas fotos. A melhora é imediata. Fugir do terceiro erro já é mais complicado, afinal, usar o modo manual não é para iniciantes e leva um certo tempo para aprender os conceitos e pilares da fotografia e coloca-los em prática. Por isso, para quem deseja aprender ainda mais sobre o assunto, eu indico o Curso De Introdução a Fotografia Digital Na Prática.

Neste curso, você pode aprender na prática o processo inteiro para se capturar fotos espetaculares como essas:

E o melhor: não precisa de equipamento caro, lente especial, isso é mito… Tudo que você precisa é de um bom smartphone e conhecimento das técnicas principais de fotografia.

Curso De Introdução a Fotografia Digital Na Prática é 100% online e inclui o acesso vitalício ao portal online do curso oficial, em vídeo, contendo:

  • 6 módulos completos, 100% em vídeo;
  • Mais de 20 vídeo-aulas descontraídas e diretas ao ponto;
  • 5 vídeos extras mostrando, em campo, como aplicar NA PRÁTICA, a teoria aprendida na hora de se tirar a foto;
  • Se não gostar do que viu (o que duvido muito), tem Garantia TOTAL, Risco ZERO, Reembolso 100%;
  • E por último, mas não menos importante… Sorriso no rosto ao impressionar os olhos dos seus amigos com suas fotos! 😛

Já se você deseja se tornar um expert e viver de fotografia, já é profissional e deseja melhorar suas fotos ou simplesmente quer elevar seu hobby a níveis inimagináveis, minha indicação é o Curso Master De Fotografia e Pós-Processamento.

Neste curso, você vai aprender o passo-a-passo, na prática, em campo, do zero até o avançado, dos maiores segredos para se capturar e depois processar fotografias absolutamente sensacionais de viagens, paisagens e pessoas.

O Pacote Inclui:

  • Acesso vitalício ao portal online do curso, com mais de 25 horas de vídeo;
  • Mais de 100 vídeo-aulas na prática;
  • Jornada e processo COMPLETO para fotografias sensacionais, na prática e passo-a-passo;
  • Perfeito para total iniciantes e também avançados;
  • Bônus incríveis, incluindo o Curso De Introdução a Fotografia Digital;
  • Download Das Fotos Originais;
  • Garantia blindada TOTAL, Risco ZERO, Reembolso 100%.

Espero que este artigo tenha te ajudado a ter um olhar mais fotográfico e te permita melhorar suas fotografias a partir de hoje, ou até mesmo te fazer tirar fotos profissionais de cara.

Se gostou e deseja ver mais dicas desse tipo aqui no Showmetech, escreva nos comentários!

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Android

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir