A fragmentação do Android é tão grande quanto falam?

A fragmentação do Android é tão grande quanto falam? 3
A fragmentação do Android pode ser vista como uma bênção ou maldição. Com tantos aparelhos de tamanhos e formas diferentes esse numero é assutador.

fragmentação do Android

Uma das grandes vantagens do Android é sua versatilidade e flexibilidade. Vários fabricantes o adotaram e, graças a isso, temos aparelhos para todos os gostos, bolsos e peculiaridades. Seja ele Samsung, LG, Motorola, ASUS, Blu, Xioami, Sony, Marshall, etc.

Dentre as características dos aparelhos podemos escolher: uma tela grande ou pequena, muita memória RAM, um aparelho à prova d’água (pelo menos na teoria), com bateria removível ou não, etc.

Por outro lado, a fragmentação da plataforma é a maior dor de cabeça dos desenvolvedores. Trabalhar com uma gama imensa de aparelhos, tamanhos de tela e especificações diferentes é um desafio imenso.

Mas você já parou para pensar, em números, de quantos aparelhos estamos falando?! A equipe do aplicativo OpenSignal fez um relatório mostrando a diversidade de aparelhos que já o baixaram. Os resultados são surpreendentes.

O app já foi baixado mais de 10 milhões de vezes em 24,093 dispositivos diferentes. Não é nenhuma surpresa que a marca dominante do mercado com o maior número de aparelhos seja a Samsung, que detém 37,8% do mercado Android.

fragmentação das marcas

A fragmentação das marcas não é o único desafio dos desenvolvedores, as várias versões do sistema operacional mostram que o sistema operacional em si, é bastante fragmentado. Pelos gráficos podemos ver o Android 4.4 Kit Kat domina os dispositivos, com 39,3% dos aparelhos.

comparação-com-ios

No site onde o relatório foi publicado, também existem dados sobre os diferentes tamanhos de tela, e uso de sensores nos dispositivos ao passar dos anos, como a proliferação de novas marcas e dados comparativos de 2012 até 2014, que você pode conferir aqui, ou baixar o pdf do relatório.

Para finalizar, este gráfico mostra as marcas dominantes em cada país:

Screenshot_3

Você imaginava que o Android era tão fragmentado assim?

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Na prática, o sistema Android já está preparado para lidar com essa fragmentação desde sua primeira versão, e oferece grande quantidade de ferramentas aos desenvolvedores para lidar com ela.

    Exceto em alguns casos específicos, a fragmentação é algo que deve ser levado em conta durante o desenvolvimento de um app, mas não chega a ser um problema.

Receba Notícias por E-mail:

Quer receber notícias no seu e-mail?
Holler Box
Share via