Futuro Burger: foodtech brasileira usa IA para criar hambúrguer feito de vegetais

Futuro Burger: foodtech brasileira usa IA para criar hambúrguer feito de vegetais 6
Futuro Burger tem cor, textura e sabor de uma carne, graças a tecnologia importada pela Fazenda Futuro

Quando o assunto é alimentação, uma tendência é irrefutável: o número de pessoas que abandonam a proteína animal aumenta a cada ano. Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE em 2018, 14% da população brasileira se declara vegetariana.  Esse dado abre oportunidades de negócio como a Fazenda Futuro, que lançou este mês o Futuro Burger, hambúrguer feito com vegetais que simula a carne animal em vários aspectos.

Cor, textura e sabor são algumas das características que se destacam no Futuro Burger. Outro ponto interessante é que o desenvolvimento do Futuro Burger também dependeu da ajuda da tecnologia.

Inteligência artificial e uma grande ideia

Marcos Leta, criador da Fazenda Futuro e fundador da empresa de sucos Do Bem, explicou como a utilização de IAs foram fundamentais na criação do hambúrguer. Com máquinas importadas da Alemanha, foi possível analisar a textura e realizar testes sensoriais para conseguir o resultado mais similar possível com a carne bovina.

Fazenda Futuro e IA na criação do futuro burger
Tecnologia foi importantíssima para o desenvolvimento do produto

Foi utilizada a proteína isolada de soja e grão de bico na criação do hambúrguer. Com o suco de beterraba, conseguiram criar o efeito de vermelho que lembra o sangue. O aspecto “dourado” da carne após fritar ou grelhar, é causada graças a reação de Maillard – resposta química que ocorre com a proteína e um carboidrato redutor.

Fazenda Futuro e o desafio da questão cultural

Por mais que comer alimentos à base de vegetais seja uma ótima alternativa tanto para saúde quanto para o planeta, o caminho para conscientização ainda é longo. O aumento no número de vegetarianos equivale a 6% desde 2012, somando 30 milhões de pessoas. Mas a grande maioria (81%) ainda mantém a proteína animal na dieta.

Futuro burger da Fazenda Futuro
Iniciativa ajuda as pessoas a priorizarem alimentos de origem vegetal

Alterar o costume de um país leva tempo, porém, a tendência é que a balança entre carnívoros e vegetarianos se equilibre ainda mais. Prova disso está até nas grandes redes de fast food, como Mc Donald’s e Burger King, que também inseriram sanduíches sem carne no cardápio.

É importante lembrar que a foodtech (termo utilizado para classificar startups de alimentos) não está sozinha nessa briga de gigantes. Os influenciadores digitais que focam no estilo de vida saudável podem ser grandes aliados na conscientização e divulgação de produtos inovadores como o Futuro Burguer.

Onde provar o Futuro Burger

Se ficou com água na boca e vontade de experimentar o Futuro Burger, saiba que novidade já está sendo comercializada em alguns locais do Brasil. Em São Paulo, o alimento está disponível nas redes Pão de Açúcar, Saint Marche e Eataly. A Lanchonete da Cidade também já está com o Futuro Burguer em seu cardápio, caso o consumidor prefira experimentar antes de comprar para casa.

No Rio de Janeiro, a estreia Futuro Burger foi no T.T Burger, localizado em diversos bairros como Copacabana, Leblon e Botafogo. Os mercados La Fruteria, Zona Sul e Pão de Açúcar são outros locais alternativos para adquirir o produto. O preço sugerido do pacote com duas unidades é de R$ 16,99.

Em breve, a nova “carne” vegetariana também estará disponível na rede Spoleto, que formou parceria com a Fazenda Futuro para produção de almondegas, polpetones e carne moída. Mais informações serão divulgadas no segundo semestre.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box