Conecte-se conosco
Captura de Tela 2013 07 04 às 17.59.33 - Galáxia se alimenta do gás nos arredores

Ciência e Tecnologia

Galáxia se alimenta do gás nos arredores

Com o auxílio do telescópio Very Large do ESO, astrônomos descobriram uma galáxia distante que se alimenta do gás que fica nos seus arredores.

Captura de Tela 2013 07 04 às 17.59.33 - Galáxia se alimenta do gás nos arredores

Com o auxílio do telescópio Very Large do ESO (Observatório Europeu do Sul), astrônomos descobriram uma galáxia distante que se alimenta do gás que fica nos arredores dela. As observações mostram o gás caindo em direção à galáxia, o que cria um fluxo que alimenta a formação estelar ao mesmo tempo em que impulsiona a rotação da galáxia.

Esta é a melhor evidência observacional direta até agora que apoia a teoria de que as galáxias atraem e devoram material próximo de modo a crescerem e formarem estrelas. Os resultados serão publicados hoje na revista Science.

“Este tipo de alinhamento é muito raro e permitiu-nos fazer observações únicas”, explica Nicolas Bouché do IRAP (Instituto de Investigação de Astrofísica e Planetologia) de Toulose, na França, autor principal do novo artigo científico que descreve os resultados.

À medida que formam novas estrelas, as galáxias esgotam rapidamente o reservatório de gás e precisam se reabastecer de forma contínua para continuar a produzir estrelas.

Os astrônomos suspeitavam que a resposta a este problema estivesse na quantidade de gás frio que se situa nos arredores das galáxias, devido à sua atração gravitacional. Neste cenário, a galáxia atrai o gás, o qual circula à sua volta, rodando com a galáxia antes de cair para o seu interior. Embora já tivessem sido observadas anteriormente algumas evidências de um processoo, tanto o movimento do gás como as suas outras propriedades não tinham sido ainda completamente exploradas.

Continue lendo
Advertisement

notícias importantes sobre tecnologia publicadas pelo portal de internet do Grupo Bandeirantes.

Comentários
Subir