Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho

Dicas e truques para o Samsung Galaxy Note 8
Faltando pouco tempo para o início das vendas oficial nas lojas do Galaxy Note 8, trouxemos dicas para deixar o Note ainda mais personalizado

Dicas e truques para o Samsung Galaxy Note 8

Com uma bateria estável, uma potência de dar inveja e um hardware surpreendente, o novo Samsung Galaxy Note 8 está repleto de funções. O phabet chegou com a difícil missão de apagar os problemas com o seu antecessor, e conseguiu.

Uma das características dos tops de linha da Samsung é possibilidade de personalização grande para o aparelho ficar com a sua cara. O smartphone chegou ao Brasil em 5 de outubro e, por enquanto, está em fase de encomendas. É possível comprar na cor preta e em duas versões: de 64 GB, pelo valor de R$ 4.399. Já a versão de 128 GB é vendida por R$ 4.799. De acordo com a gigante sul-coreana, no dia 21 deste mês as vendas em lojas irão começar.

Por isso, aqui vão algumas dicas do que fazer quando você adquirir seu novo phablet.

Primeiro passo

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 3

Um dos primeiros passos para quem adquiriu o Galaxy Note 8 é ajustar a tela inicial. Você pode adaptar do jeito que quiser onde vai colocar os widgets, selecionar os temas, é possível, também, redimensionar os widgets habilitados, adicionar ou excluir atalhos, criar pastas de aplicativos e até customizar os botões virtuais do aparelho. Isso, no menu Configurações > Tela > Barra de Navegação e, estando lá, você pode modificar a ordem dos botões Voltar, Home e Multitarefas – também é possível mudar a cor da barra onde eles se localizam, na parte inferior da tela. 

Como acessar a Bixby no Galaxy Note 8

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 4

Uma das grandes novidades da nova linha de smartphones da Samsung fica por conta da nova assistente pessoal Bixby. Para acessá-la existe um botão no lado esquerdo – tocar isso traz acima a tela de Bixby, que é carregado com informações pertinentes para você. Pressionando e segurando a tecla, aparecerá na tela uma para que você possa emitir comandos de voz para Bixby, enquanto o ‘Hi, Bixby’ pode ser usado em uma maneira similar.

Mesmo quando seu telefone está bloqueado a função funciona. Certifique-se de que o reconhecimento de fala está habilitado no menu de configurações específicas Bixby e reconhecimento de voz na Bixby.

Melhorar o reconhecimento de voz do Bixby

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 5

Também vale a pena treinar o assistente para entender melhor o que você quer. Para isso, basta acessar a opção ‘Avançado reconhecimento de voz’ do menu de configurações da Bixby e registrando as frases especialmente escolhidas para a sua voz.

Alterando a voz de Bixby

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 6

Caso você utilize a assistente pessoal em inglês, é possível selecionar entre três vozes diferentes: Stephanie, John ou Julia. Para alterar basta selecionar no canto superior direito da tela. Você encontrará a opção ‘Estilo de fala e linguagem’ na seção ‘voz’ do menu e basta escolher a opção desejada.

Utilizar com apenas uma das mãos

Dicas e truques para o Samsung Galaxy Note 8

Apesar do tamanho, com 6,3 polegadas, é possível utilizar o Galaxy Note 8 utilizando apenas uma das mãos. Para configurar, basta acessar as configurações avançadas, e habilitar a opção ‘Operação com uma mão’.

Todos os aplicativos

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 7

Na gaveta de aplicativos do seu smartphone você pode selecionar e arrastar para a tela inicial o aplicativo desejado. Neste local você também pode customizar essa seção da forma como quiser, alterando a ordem dos ícones e criando ou excluindo pastas. Para criar uma nova pasta, segure qualquer ícone e arraste-o para aquele com o qual você deseja agrupá-lo, em seguida, solte-o e a pasta estará criada.

Desinstalar Aplicativos

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 8

Para desinstalar um app rapidamente, abra a gaveta de aplicativos e segure o atalho do software que deseja remover. O dispositivo irá exibir uma pequena janela com a opção ‘Desinstalar‘. Caso o app que você deseja remover não esteja exibindo a opção em questão, pode ser que ele esteja atrelado ao software original do dispositivo. Nestes casos, você pode tentar desativar o app indo até as Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos > App desejado > Desativar.

Personalizar o acesso rápido

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 9

Uma das principais razões para comprar um Note 8 é para utilizar toda a capacidade da S Pen. A caneta da Samsung e seu conjunto de recursos tem crescido e evoluído dramaticamente desde o primeiro Note.

No Galaxy Note 8, há uma lista de ícones que ficam suspensos quando você retira a caneta do local onde ela fica guardada no Note. Para alterar as opções disponíveis no menu existente no canto esquerdo inferior. Assim, é possível ajustar tudo relacionado aos atalhos que estarão disponíveis por lá.

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 10

Ocultando a barra de navegação

Barra de navegação do Galaxy Note 8 já é bem discreta, desaparecendo quando estiver executando algo em tela cheia. Porém, caso você queira que ela desapareça ao estar na internet, por exemplo, basta clicar no ponto existente no canto esquerdo da barra. É possível retornar a barra deslizando o dedo desde a parte inferior da tela

Silenciamento de notificações de app

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 11

Se você não quer ativar o modo ‘Não perturbe’ de forma completa e, sim, apenas silenciar as notificações de aplicativos específicos, basta selecionar a opção ‘Notificações’ no menu. Depois acesse as opções avançadas. Selecionando o aplicativo solicitado e depois basta desabilitar a opção ‘Permitir Notificações’.

É possível realizar esta função selecionando na barra de notificações o aplicativo e desabilitar as notificações.

Melhorando a vida da bateria

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 12

Há muitas maneiras de ampliar a duração da bateria em seu smartphone, mas felizmente o Note 8 tem uma opção que facilita nossa vida. Ele permite que personalizar a resolução da tela, o brilho, contraste etc. Isso tudo é possível ao selecionar a opção ‘Personalizar’ no painel de notificações.

Pesquisar configurações 

Com tantas funções, achar o que você quer personalizar nem sempre é simples. Por isso, o Android adotou a pesquisa para facilitar o usuário. Procure pela caixa de pesquisa e digite o termo que você procura. 

Salvar as fotos em RAW

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 13

Um dos pontos forte do novo top de linha da Samgung é a nova câmera. Para conseguir obter toda a qualidade da foto, salvar em RAW é o mais indicado. Porém, elas ficam mais ‘pesadas’ que as em JPEG ou PNG. Isso porque elas carregam mais informação. 

Para ativar a captura também em RAW, siga para a Câmera e, estando lá, busque pelos ajustes de tamanho da foto. 

Dividindo em duas telas

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 14

Uma das funções disponíveis também no Note 8 é a possibilidade de utilizar dois programas ao mesmo tempo na mesma tela. Esse recurso já está disponível em outros aparelhos da Samsung. 

Para dividir a tela, abra o multitarefas pressionando o botão à esquerda da tecla Home, esse botão é chamado ‘multitasking’. Estando na tela de multitarefas, procure pela imagem de dois retângulos no topo de cada aplicativo em segundo plano; ao clicar nestes retângulos, o aplicativo em questão passará a ocupar metade da tela, abrindo um segundo app simultaneamente. 

Filtro de luz azul

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 15

Normalmente, os smartphones mais recentes tem filtros de luz azul, que costumam ser ativáveis automaticamente durante o período noturno. 

Para ativar este filtro, siga para as Configurações > Tela > Filtro de Luz Azul. Neste menu, você pode ajustar o filtro para funcionar automaticamente a partir de um certo horário – mas também pode habilitá-lo só quando quiser, ou seja, manualmente.

Captura da tela

SCREENSHOT RÁPIDA - GALAXY S8

Assim como o S8 (foto), o Note não tem um botão físico central, o que pode dificultar na hora de tirar screenshots, as capturas de tela. Porém, é possível fazer isso pressionando simultaneamente o botão power e o de abaixar o volume. 

Para tornar o processo menos complicado, a Samsung permite que você tire uma screenshot arrastando o dedo horizontalmente entre os cantos da tela. Para habilitar essa opção, acesse Configurações > Recursos Avançados. 

Economia de Energia

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 16

A Samsung promete que a bateria não será um problema no Note 8 e um processador mais eficiente, se vocês assim quiser controlar o consumo de energia é possível acessá-lo indo às Configurações > Manutenção do dispositivo > Bateria. 

No menu você pode selecionar o nível de economia que você deseja. Atenção, quando maior for a economia, mais limitado ficará o aparelho – portanto, utilize esse recurso com cuidado.

Melhorando a tela inicial

Tem gente que não gosta de uma tela inicial poluída. Muitas vezes, inclusive, a própria Play Store, por padrão, cria um novo atalho para todo e qualquer aplicativo recentemente instalado. 

Desativar essa funcionalidade é simples: abra a Play Store, acesse o menu lateral à esquerda e vá para as Configurações. Dentro desta tela, desmarque a caixinha que diz ‘Adicionar novos ícones à Tela inicial‘. 

Personalizando as Configurações Rápidas

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 17

As Configurações Rápidas – aquelas que ficam na parte acima das notificações quando puxa a barra de status para baixo. Editar essa tela para que ela exiba os conteúdos mais relevantes para você é uma tarefa fácil. É só abrir as Configurações Rápidas, clique na opção ‘Editar‘ e então decida quais atalhos quer manter, incluir ou excluir da lista.

Comando suspenso 

Galaxy Note 8: Dicas e truques para tirar o máximo do aparelho 18

O diferencial do Note é a sua Canete S Pen. O menu flutuante, exclusivo da caneta, surge assim que ela é retirada do seu compartimento ou passa sobre a tela. Este menu não funciona com o toque dos dedos, somente usando a S Pen, e é totalmente personalizável.  Também é neste menu que são encontradas todas as funções do dispositivo. 

Reorganizando os filtros da câmera

O Note possui um número de selos e adesivos de controle de movimento no estilo do Snapchat. Você pode colocar uma marca d’água em suas fotos ou se transformar em um misto de home e cachorro. 

Na tela dos ‘Meus adesivos’ depois você pode reorganizar a ordem dos pacotes de adesivo e selo tocando no botão ‘Editar’ no canto e em seguida, deslizando as opções para cima ou para baixo. 

Google Assistant

Você alterou a voz, personalizou tudo e mesmo assim não gostou da  Bixby. Não se desespere, ainda há o bom e sempre presente Google Assistant. Para acessá-lo, basta segurar o botão home por algum tempos, como nos outros smartphones com Android. A experiência com o Google Assistant pode ser bem completa.

Achou que faltou algo? Comente. Fique sempre por dentro das últimas novidades aqui no Showmetech.

 

Veja o passo a passo neste vídeo feito pelo site recombu

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail