Os limites impostos pelo gênero tem cada vez menos espaço no mundo atual. Depois do novo filme “Os Caça-Fantasmas” ser protagonizado apenas por personagens femininas, um dos maiores modelos do “mundo macho” pode ser interpretado por uma mulher. Trata-se de Gillian Anderson (a eterna agente Dana Scully, de “Arquivo X”), que em meio a polêmica sobre a escolha do ator para o próximo filme, se candidatou para o papel.
Segundo o jornal The Daily Mail, o atual 007, Daniel Craig, recusou uma oferta de 100 milhões de dólares (68 milhões de Euros) para estrelar mais dois filmes da franquia. Apesar da recusa ainda não ser definitiva, a temporada de especulações foi aberta. Ainda em 2015, falou-se da possibilidade de Idris Elba, um ator negro, assumir o papel de Craig nos próximos filmes da franquia.
It's Bond. Jane Bond.
Thanks for all the votes! (And sorry, don't know who made poster but I love it!) #NextBond pic.twitter.com/f8GC4ZuFgL— Gillian Anderson (@GillianA) May 21, 2016
Porém, a bola da vez (pelo menos para o público) pode ser mesmo Gillian Anderson. No último sábado (21), a atriz de 47 anos – que tem uma importante participação da militância feminista – postou um pôster feito por um desconhecido, em que ela é mostrada como a nova 007. Os fãs logo compraram a ideia, iniciando uma campanha no Twitter para que a atriz fique com o papel.
Desde que foi criado pelo escritor Ian Fleming em 1953, 007 é retratado como um homem branco que vive em meio a muita opulência. James Bond também é um notório conquistador e “pega todas” as belas mulheres que cruzam seu caminho, as “bondgirls“. Espécie de totem da masculinidade (especialmente entre os mais velhos), o espião do governo britânico reforça a ideia que o protagonismo nos filmes de ação é privilégio masculino.
Mesmo que não exista nada oficial, seria muito interessante termos um 007 vivido por uma mulher, especialmente se a escolha for Gillian Anderson. Se ela foi capaz de conter uma ameaça alienígena, um emprego no serviço secreto britânico vai parecer moleza! (www.bricks4kidz.com)