Globo de Ouro 2021: Soul aposta num adorável tom existencial

Globo de ouro 2021: soul aposta num adorável tom existencial. Soul marca a segunda performance de jamie foxx como um pianista de jazz, seguido do personagem ray charles na biografia do artista
Soul marca a segunda performance de Jamie Foxx como um pianista de jazz, seguido do personagem Ray Charles na biografia do artista

O Globo de Ouro 2021, evento que antecede o Oscar 2021, já tem data marcada. Prevista para o dia 28 de fevereiro de 2021, a premiação contempla o que houve de melhor na TV e no cinema, desde trilha sonora à performance. Para deixá-lo a par dos melhores filmes que concorrem à estatueta, o Showmetech montou uma seleção com o melhor do cinema, com base nas indicações do evento, que você pode ver na sua plataforma de streaming favorita.

Toy Story (1995) foi o carro-chefe que estourou o nome da Pixar há 26 anos. Atualmente, como é de praxe de uma propriedade da Disney, outra animação do mesmo estúdio tem estado na boca das pessoas e, consequentemente, na corrida pelo Oscar: Soul. Nomeado ao Globo de Ouro 2021, o longa-metragem aposta na música e no cenário nova-iorquino para questionar o telespectador, de uma forma existencial e única, o que faz da nossa experiência única.

Sinopse

Desacreditado com sua vida atual, Joe Gardner (Jamie Foxx) é um professor de banda do ensino médio que tenta impulsionar seus alunos a apreciarem a música, apesar dos olhares desinteressados e espiadas constantes ao celular por parte dos seus aprendizes. 

No entanto, Gardner, até então atuando como professor em meio período, não fica feliz pela proposta de emprego integral que lhe oferecem na escola, mesmo com as vantagens e o salário avantajado. Na realidade, um sentimento de pesar o toma. Apesar de possuir uma renda agora completa, apenas ensinar música não é o suficiente, já que o personagem possui um amor inato por jazz.

O roteiro de Pete Docter, uma das mentes por trás de sucessos recentes da Pixar, e Kemp Powers, roteirista de Uma Noite em Miami, também indicado à premiação, leva o personagem a extremos, como com uma nova proposta de trabalho inegável e repentina, desta vez no seu ramo, apenas para puxar o tapete debaixo dos pés do protagonista e fazê-lo questionar seus valores. 

Em contraste, a nova animação ainda tem como cenário Nova Iorque que, como sempre, está abarrotada e cheia de sonhos em formação. Conhecida por ser um polo cultural, a cidade mais populosa dos Estados Unidos construída em Soul apresenta uma realidade condizente no qual há uma pluralidade de etnias em evidência. Igualmente, o protagonismo central fica a cargo de um personagem negro que mostra questões culturais que conversam com o contexto afro-americano, diferente de produções anteriores do estúdio. 

Trajetória até o Globo de Ouro

Se não fosse pelo COVID-19, a estreia de Soul teria sido diferente. Escalado primeiramente para estrelar em Cannes — a Pixar promoveu Divertida Mente (2015) da mesma forma — e, em seguida, chegar às telas do cinema, Soul encontrou sua casa na plataforma de streaming da Disney com lançamento para o dia 25 de dezembro de 2020, apenas em território americano. A estreia no Brasil aconteceu somente no dia 7 de janeiro de 2021.

22 e gardner
22, companheira de Gardner no Grande Além, é vivida por Tina Fey. 22 também marca o número de filmes que a Pixar lançou antes de Soul (Reprodução: IMDb)

 As primeiras críticas que o longa animado recebeu, durante o Festival de Cinema de Londres, que contou com exibições virtuais, exaltavam o humor e a beleza que só um filme feito pela Pixar poderia reproduzir. Em portais de avaliação não foi diferente. 

No IMDb, o longa está com nota 8,1, ao passo que no Letterboxd não difere muito com a avaliação de 4,1. Em portais como Metacritic e Rotten Tomatoes, o longa recebeu a nota e aprovação, respectivamente, de 8,2 e 95%.

Indicações e aposta

Soul
No roteiro inicial, 22 era a personagem principal ao invés de Joe. Nesta versão, 22 não gostava da Terra e o filme se passava inteiramente no mundo espiritual. (Reprodução: Disney/Pixar)

Querendo ou não, boa parte das narrativas feitas pelo estúdio americano geram impacto, basta olhar para trás. Ao longo dos anos, a Pixar conquistou os pequenos fãs, além de arrebatar o carisma dos adultos, com títulos como Monstros S.A (2001), Os Incríveis (2004) e Up – Altas Aventuras (2009). Não seria surpresa que Soul fosse cotado para o Globo de Ouro 2021.

O filme concorre nas categorias:

  • Melhor animação: Soul
  • Melhor trilha sonora: Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste 

Salvas raras exceções em edições passadas do Globo de Ouro, quase sempre algum trabalho da produtora levou a estatueta de melhor animação para casa. Os filmes vitoriosos pela Pixar, desde a edição de 2006 do Globo de Ouro, são: Carros (2006), Ratatouille (2007), Wall-E (2008), Up – Altas Aventuras, Toy Story 3 (2010), Valente (2012), Divertida Mente e Viva – A Vida É uma Festa (2017).

Claramente, a Pixar possui renome que a precede, tanto em nível de qualidade quanto em nomeações de anos anteriores, e a peculiaridade entregue em Soul, principalmente por parte do roteiro e direção, não deixam a desejar. Entretanto, o filme terá que superar concorrentes como Os Croods 2: Uma Nova Era, A Caminho da Lua, Wolfwalkers e uma produção do próprio estúdio Disney intitulada Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica.  

Kemp powers e pete docter
Kemp Powers se juntou à equipe para desenvolver o personagem de Joe e recebeu contrato de 12 semanas, o qual foi extendido. Mais tarde foi promovido a co-diretor, junto a Pete Docter. (Reprodução: Bhavya) Poonia/Mashable India

Se pararmos para analisar, um possível empecilho para a vitória de Soul, de todos os três indicados, seria Wolfwalkers

A recém-produção da Apple não inova só no quesito trama, ao proporcionar uma nova roupagem aos contos fantásticos, como traz uma arte diferenciada dos demais, com enfoque em traços e pinturas feitas à mão. A recepção do longa foi além do esperado, ao ponto de receber uma nomeação no Gotham Awards 2021 na categoria Melhor Filme Internacional.

Para a categoria de trilha sonora, Soul tem como adversários filmes como Tenet, O Céu da Meia-Noite, Relatos do Mundo e Mank, todos com seus devidos méritos e compositores consagrados. Vale ressaltar que os artistas que compuseram a trilha de Mank, Trent Reznor e Atticus Ross, são os mesmos que escreveram a música de Soul, junto ao artista Jon Batiste

Ludwig Gorranson (Tenet) é um compositor relativamente novo na cena de trilhas sonoras, ao passo que Alexandre Desplat (O Céu da Meia Noite) e James Newton Howard (Relatos do Mundo) são experientes e com carreiras premiadas, mas que não devem ser subestimados.

Soul está disponível no Disney+. Você acha que o filme tem grandes chances no Globo de Ouro 2021? Conte pra gente nos comentários. Caso tenha ficado interessado nos filmes que darão as caras no festival, não deixe de conferir o Especial Golden Globe 2021 feito pelo Showmetech para conferir outros favoritos 

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário