Globo de Ouro 2021: Uma Noite em Miami tem direção e elenco magníficos

Globo de ouro 2021: uma noite em miami tem direção e elenco magníficos. Baseado no encontro real de quatro personalidades negras nos eua dos anos 1960, uma noite em miami recebeu três indicações ao globo de ouro
Baseado no encontro real de quatro personalidades negras nos EUA dos anos 1960, Uma Noite em Miami recebeu três indicações ao Globo de Ouro

No dia 28 deste mês acontece o Globo de Ouro 2021, premiação de séries e filmes americanos lançados no ano passado. Como alguns dos títulos indicados só estão disponíveis on-demand (e outros nem sequer chegarão ao Brasil), decidimos fazer este “recorte” nos filmes mais cotados e te contar tudo exclusivamente sobre os que foram para serviços de streaming. Além disso, ao final de cada publicação, deixamos o link correspondente para você assistir no respectivo serviço.

A bola da vez é Uma Noite em Miami, longa que explora o que acontece quando quatro gigantes se encontram para discutir direitos civis. Com atuações impecáveis e direção que merece todo o prestígio, contamos mais sobre o filme, a trajetória dele até o Globo de Ouro 2021 e quais prêmios ele pode levar.

Sinopse

Em uma noite de 1964, um quarteto composto pelo ativista Malcolm X (Kingsley Ben-Adir), o boxeador Muhammad Ali (Eli Goree), o jogador de futebol americano Jim Brown (Aldis Hodge) e o cantor Sam Cooke (Leslie Odom Jr.) se reúe para comemorar a vitória de Ali, que na época nem era chamado pelo seu nome mais popular – ainda era “só” o Cassius Clay. Por ser baseado em quatro figuras bastante conhecidas, tanto na época como nos dias de hoje, conflitos e discussões são inevitáveis.

Juntos, eles discutem suas participações no movimento dos direitos civis americano, o popular The Civil Rights Movement onde Martin Luther King Jr. e Rosa Parks ganharam mais destaque (na vida real). Mesmo que quase 60 anos pareça muito tempo, o choque atemporal de Uma Noite em Miami traz boa parte das discussões em peso para a atualidade. Confira o trailer a seguir:

Uma Noite em Miami explora muito bem essa história de amigos reais, que realmente passaram aquela noite, juntos em Miami, mas todo o diálogo e os acontecimentos foram dramatizados e adaptados conforme necessário. De antemão, uma verdade que pode ser dita sobre o filme é que foi feita uma ótima escolha de elenco. Mesmo quem não conheça os trejeitos das personalidades irá acreditar na eficácia da performance de cada um, que não só se parecem, mas também souberam incorporar os personagens.

Este também é o primeiro longa (de grande circuito) dirigido por Regina King, vencedora de dezenas de prêmios por sua atuação em séries de grande reconhecimento. O mais curioso é que o filme foi baseado em um roteiro feito para teatro (de 2013). Ao longo da história notamos este “ritmo teatral”, com o núcleo do desenrolar dos fatos sendo basicamente um único quarto de hotel. Mesmo assim, o destaque dado a cada um dos protagonistas é de merecida atenção.

Trajetória até o Globo de Ouro

A estreia de Uma Noite em Miami em festivais foi no Festival de Cinema de Veneza, em setembro do ano passado, mesmo mês onde ele foi exibido no Festival Internacional de Toronto. A partir do Natal, o filme foi exibido em cinemas selecionados com distribuição limitada do Amazon Studios e só chegou ao streaming (e, por consequência, ao Brasil) em 15 de janeiro, via Amazon Prime Video.

Uma noite em miami
Da esquerda para a direita: Sam Cooke (Leslie Odom Jr.), Jim Brown (Aldis Hodge), Malcolm X (Kingsley Ben-Adir) e Muhammad Ali (Eli Goree).

Desde então, a recepção como um todo foi bem positiva. No Rotten Tomatoes teve aprovação por 98% da crítica especializada e 83% do público; no Letterboxd teve pontuação de 3.8 estrelas (do total de 5) e no IMDb atingiu a nota 7,3 (de 10). Mesmo com pouquíssimos votos, o filme ficou positivo até mesmo no Metacritic, com a nota de 6,8 pelo público. Em veículos de imprensa nacionais e internacionais, os reviews também foram positivos.

As maiores críticas se deram ao fato de Uma Noite em Miami ser adaptado de uma peça, algo que a direção e os atores conseguiram driblar muito bem, ainda mais com a atenção do público. Atuações ganharam destaque e a grande estrela da esmagadora maioria dos comentários positivos foi Regina King, que deixa claro que pode fazer um trabalho digno de prêmios até mesmo na cadeira da direção.

Indicações e apostas

Uma noite em miami
Duplamente indicado, Leslie Odom Jr. traz Sam Cooke à vida em Uma Noite em Miami. (Divulgação)

São três indicações ao todo para Uma Noite em Miami, sendo elas:

  • Melhor Direção: Regina King
  • Melhor Ator Coadjuvante: Leslie Odom Jr.
  • Melhor Canção Original: Speak Now”, por Leslie Odom Jr. e Sam Ashworth

A indicação dupla de Leslie Odom Jr. (que vive o cantor Sam Cooke) faz sentido, pois Leslie teve grande reconhecimento em seus trabalhos anteriores, vide sua vitória de um Tony Award pela atuação no musical Hamilton. Porém, esta é sua primeira indicação no Globo de Ouro – e ela já veio em dobro.

Como adiantado anteriormente, Uma Noite em Miami é a primeira vez que Regina King está por trás das câmeras em um longa-metragem de grande distribuição. Ela já havia dirigido episódios de séries, filmes para TV e até documentários. Porém, o forte dela é do outro lado: como atriz, Regina já foi vencedora de um Oscar, quatro Emmys e um Globo de Ouro. Fato curioso: o roteiro de Uma Noite em Miami foi escrito por Kemp Powers, que co-dirigiu e escreveu Soul, outro recém-lançado e também indicado para o Globo de Ouro 2021 (nas categorias de filme animado e trilha sonora).

Regina king
Merecida vitória de Oscar enquanto atriz; potencial favorita para o Globo de Ouro como diretora. Esta é Regina King! (Reprodução; AP News)

Mesmo com Regina sendo a “queridinha” da imprensa e do público, muitos também apostam em Chloe Zhao levar a vitória, por sua direção em Nomadland. Claro, ela ainda deverá enfrentar os colossais David Fincher e Aaron Sorkin com seus respectivos filmes. Nem mesmo o Globo de Ouro vencido pela (agora) diretora prevê que ela levará em 2021, então tudo o que resta aos fãs é ficar na torcida.

Leslie Odom Jr., por sua vez, tem Daniel Kaluuya como concorrente de peso na categoria de atuação, com destaque ao lado de LaKeith Stanfield em Judas e o Messias Negro. Vale ser feita uma menção honrosa a Kingsley Ben-Adir (Malcolm X, no filme) que foi deixado de lado no Globo de Ouro. Tratando-se de atores, outro ponto importante é que Uma Noite em Miami não é o único filme com uma equipe de protagonistas com ótimos membros, pois Os 7 de Chicago reina em indicações. Qual dos dois levará a melhor com seu mega elenco?

Uma Noite em Miami está disponível no Amazon Prime Video. Para conferir outros filmes indicados, vale a pena ficar ligado na nossa cobertura do Globo de Ouro 2021!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário