Gmail faz aniversário e recebe agendamento de e-mails e mais recursos

Gmail faz aniversário e recebe agendamento de e-mails e mais recursos
Aniversário de 15 anos do Gmail trouxe novas funcionalidades bastante interessantes e também a aposentadoria do Inbox

O Gmail está fazendo aniversário! Há 15 anos o gerenciador de e-mails do Google enviava o seu primeiro e-mail. E para comemorar o seu décimo quinto aniversário, quem ganha presentes é você, já que o Google adicionou novos recursos no Gmail para otimizar ainda mais a experiência do usuário. As novidades foram divulgadas por Jacob Bank, diretor de Gerenciamento de Produtos do G Suite.

Gmail faz aniversário e recebe agendamento de e-mails e mais recursos
Gmail faz 15 anos. Relembre como era o gerenciador de e-mail

Smart Compose

Na atualização do Gmail, o Google adicionou o Smart Compose para celulares com sistema operacional Android. O Smart Compose é uma ferramenta que, aliada a inteligência artificial (IA), ajuda usuários que escrevem espanhol, francês, italiano e português. Basicamente, a nova ferramente poupará o usuário de repetir palavras e frases em diferentes e-mails, seja ele em qualquer idioma. O recurso foi inicialmente implementado nos desktops e desembarca nos smartphones na próxima atualização.

Segundo o Google, o Smart Compose utiliza a inteligência artificial para “adivinhar” o que você irá digitar e sugere palavras e frases para você com um clique. Jacob Banks ainda continua dizendo que a nova função vai economizar mais de bilhão de caracteres por semana.

Gmail faz aniversário e recebe agendamento de e-mails e mais recursos
Smart Compose foi inicialmente implementado nos desktops e chega ao Android

Ainda sobre o Smart Compose, Bank adicionou que o recurso foi aprimorado para se adaptar a sua voz e escrita, para assim sugerir as palavras com mais precisão.

Agendamento de e-mails

Mas a novidade implementada no Gmail para comemorar o seu décimo quinto aniversário que chamou mais atenção é o agendamento de e-mails. De acordo com a própria empresa, a função é ideal para quem trabalha e precisa mandar e-mails para diferentes fusos horários, facilitando a organização da empresa. Veja como a função chega ao Gmail.

Gmail faz aniversário e recebe agendamento de e-mails e mais recursos 4

“É importante levar em consideração o tempo de inatividade de todos”.

Jacob Bank, diretor de Gerenciamento de Produtos do G Suite.

Navegação ampla sem sair do Gmail

Outra boa implementação no Gmail foi a tecnologia AMP, que simplesmente dispensa a necessidade de abrir várias abas para fazer a edição de documentos ou até mesmo fazer a revisão de itinerários de hotéis no Google Hotéis, por exemplo. Agora você pode fazer todas as modificações necessárias sem sair da plataforma do Gmail.

Adeus, Inbox

Vale mencionar que as novidades implementadas pelo Google no Gmail, chegam junto com a aposentadoria do Inbox, que era uma alternativa mais inteligente ao Gmail, da própria empresa. O Inbox vai ser aposentado pois, segundo o Google, o foco será aprimorar o Gmail. Apesar de nunca ter superado o irmão em número de usuários, o gerenciador de e-mails inteligente do Google continha algumas funções interessantes e que mantinha usuários fiéis consigo. Algumas delas eram o Agrupamento automático de e-mails por categorias ou a exibição de informações importantes sem a necessidade de abrir o e-mail.

Gmail faz aniversário e recebe agendamento de e-mails e mais recursos
Inbox tinha pouco menos de 5 anos e foi descontinuado

Um dos fatores que alimentam essa decisão foi porque por um bom tempo, o Inbox se tornou apenas um meio onde a empresa testava alguns recursos e que, posteriormente, foi parar no irmão mais velho.

Gmail cada vez mais melhorado

Agora com a descontinuação do Inbox, o Google vai ter mais liberdade para fazer do seu gerenciador de e-mails principal uma plataforma inteligente de gerenciamento de mensagens instantâneas. Quem sabe introduzir algumas funções do Inbox no Gmail para torná-lo ainda mais inteligente e necessário para as pessoas. Segundo Bank, o Google continua trabalhando arduamente para tornar o Gmail “ainda mais inteligente e útil para os usuários.”

Apesar do anúncio, o Google ainda não confirmou quando todas as atualizações estarão disponíveis. Gostou dos presentes que o Google deu? Deixe nos comentários.

Fonte: Tomsguide

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Quer receber notícias no seu e-mail?
Holler Box
Share via