GOG Galaxy 2.0: plataforma une todos os seus games em um único lugar

GOG Galaxy 2.0: plataforma une todos os seus games em um único lugar 7
Com o novo GOG Galaxy 2.0, todos os seus games, seja do Steam, Epic Games ou Battle.net, estarão reunidos em uma única plataforma

Se você curte games no PC, certamente já ouviu falar do GOG Galaxy (Good Old Games, “Bons velhos jogos”, em português). Assim como o Steam, ele é um serviço de distribuição de jogos digitais para computador gerenciado por ninguém menos que a CD Projekt, desenvolvedora do fantástico The Wither 3. Com uma biblioteca impressionante (e preços bem atrativos), um dos diferenciais do GOG é oferecer games livres de DRM, ou seja, eles não possuem uma licença atrelada a eles, portanto o game é seu para utilizar e compartilhar da forma que desejar!

Com um programa para computador que exibe sua biblioteca de games, o GOG Galaxy, agora a empresa agora pretende expandir o programa do serviço com sua versão 2.0, e você pode conferir todos os detalhes dessa nova plataforma aqui neste artigo.

O novo GOG Galaxy 2.0

A CD Projekt tem grandes planos para expandir o cliente GOG, além de servir apenas como um serviço online para comercialização de jogos livres de DRM (incluindo muitos dos melhores jogos antigos no PC). Recentemente, ela revelou vários detalhes sobre GOG Galaxy 2.0 – uma única aplicação que vai unificar sua biblioteca de jogos em todos os lançadores de PC e plataformas de console.

Os convites Beta saíram em uma base de “primeiro a chegar, primeiro a ser servido”, então você pode ter que esperar um pouco antes de entrar nessa seleção – pratique a parcimônia!

No GOG Galaxy 2.0 você poderá reunir todos os seus games de diferentes plataformas em um só lugar
No GOG Galaxy 2.0 você poderá reunir todos os seus games de diferentes plataformas em um só lugar

A partir deste lançamento, o GOG Galaxy 2.0 oferece integração para Steam, Uplay, Epic, Origin, Battle.net, Windows Store, Xbox Live e PlayStation Network, (infelizmente ainda não existem planos para integrar a biblioteca da eShop do Nintendo Switch) trazendo dados suportados que vão desde conquistas até horas jogadas.

Você pode iniciar jogos de PC diretamente pelo cliente, mas obviamente terá que acessar seu console para jogar esses títulos. Os desenvolvedores do GOG estão trabalhando para oferecer o máximo de suporte de plataforma oficial possível, mas as integrações de comunidades de código aberto permitirão aos usuários expandirem o suporte à plataforma. Ou seja, os próprios usuários poderão contribuir para melhorar o sistema do cliente.

Recursos como salvamentos em nuvem e atualizações automáticas ainda exigirão que os clientes originais do GOG Galaxy estejam em execução. Eventualmente, o cliente incluirá uma lista de amigos centralizada, recursos de bate-papo entre plataformas e opções de descoberta para facilitar a localização de novos jogos.

Se você conseguir acesso à versão beta, você poderá testar as funcionalides dessa nova plataforma de games
Se você conseguir acesso à versão beta, você poderá testar as funcionalides dessa nova plataforma de games

Você também poderá incluir jogos individuais fora de plataformas específicas e poderá ajustar a visualização de sua biblioteca por meio de tags personalizadas, filtros e opções de classificação. A função de biblioteca também permite importar imagens de capa de fundo e jogo para coisas que não são cobertas pelas integrações de plataforma existentes.

O GOG afirma que “não compartilham dados com terceiros” e promete que você poderá excluir qualquer integração de plataforma e coleta de dados dos servidores do GOG com o pressionar de um botão a qualquer momento que desejar. É preciso ter em mente que, como o GOG Galaxy 2.0 irá integrar tantos serviços diferentes, seus servidores precisarão de acesso aos seus dados das outras plataformas de games, então fique atento sobre o que você deseja compartilhar.

Programas como o Playnite já ofereceram recursos semelhantes no PC – até mesmo o Steam tem suporte modesto para jogos importados, apesar da experiência não ser tão interessante ou estável – mas o GOG Galaxy 2.0 parece uma tentativa muito mais ambiciosa de rastrear bibliotecas. Essa versão do cliente ainda está em fase beta de testes, mas se espera que uma versão estável seja lançada até o fim desse ano.

Você pode se inscrever no Beta no site oficial da plataforma.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta