Gol compra 250 aeronaves elétricas para realizar voos comerciais no brasil

GOL compra 250 aeronaves elétricas para realizar voos comerciais no Brasil

Avatar of bruno martinez
A aquisição de “carros elétricos” (eVTOL) é destinada ao transporte rápido dos centros aos aeroportos do país. A previsão é que as atividades comecem em 2025

A companhia aérea GOL anunciou recentemente o início de uma parceria com a Avolon para a aquisição de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A iniciativa prevê o uso dessa espécie de “carro elétrico” para realizar transporte de pessoas do centro aos aeroportos de maneira mais prática e rápida.

A estratégia da empresa é chamada de ESG, que visa melhores práticas com o meio ambiente e consiste em buscar a neutralidade de carbono até 2050. A ação é similar ao da Azul, concorrente direta da GOL. As aeronaves VA-X4 eVTOL são desenvolvidas pela Vertical Aerospace, uma companhia britânica que hoje tem um dos modelos mais avançados em produção. A previsão é de que elas comecem a circular em 2025.

Gol compra 250 aeronaves elétricas para realizar voos comerciais no brasil
Modelo de ‘carro voador elétrico’ da GOL vai facilitar transporte para os aeroportos. (Imagem: Avolon/Reprodução)

De uma maneira mais prática, a GOL quer expandir a sua malha regional e promover mais serviços aos seus clientes. Estando em pontos estratégicos das cidades, a intenção é eliminar a grande espera no trânsito térreo e a demora de chegar aos aeroportos via trem ou metrô. O mesmo processo aconteceria no trajeto reverso. Os veículos adquiridos pela GOL podem chegar a 320 km/h, alcance de 160 km e produzem menos ruído que um helicóptero tradicional.

Por enquanto, os projéteis estão sendo aprimorados e vão ser disponibilizados gradualmente. Até o ano estipulado para utilização, a empresa precisa resolver processos contratuais, mas desde já se encontra otimista. “O anúncio de hoje representa um passo significativo na construção de uma plataforma de compartilhamento de viagens eVTOL que remodelará o mercado de aviação comercial no Brasil”, diz Dómhnal Slattery, CEO da Avolon, em comunicado oficial.

Gol compra 250 aeronaves elétricas para realizar voos comerciais no brasil
Projéteis desenvolvidos pela Vertical Aerospace podem subir 160 km a uma velocidade de 320 km/h. (Imagem: Vertical Aerospace/Divulgação)

O primeiro local de teste das aeronaves elétricas da GOL é São Paulo. Stephen Fitzpatrick, CEO da Vertical, afirma que uma das capitas mais populosas do país é o local perfeito para uso dos veículos. “Nossos eVTOLs transformarão a forma como viajamos em cidades de alta densidade populacional que estão congestionadas com tráfego, levando aos céus com aeronaves de emissão zero”, completa.

O próximo passo da GOL é fazer um estudo de viabilidade, buscar certificação com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e começar a montar estratégias com sua infraestrutura, incluindo equipamento e logística.

Veja também

Acesse também outras notícias relacionadas no Showmetech. Entenda como o mercado de semicondutores pode cresce 17,3% até o fim deste ano, mesmo com a atual crise dos chips.

Fonte: Avolon

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados