Conecte-se conosco

Android

Google Allo ganha novidades especiais para o Brasil

O Google convidou a imprensa nesta manhã da segunda-feira (05) para apresentar novidades sobre seu aplicativo de mensagens com pitadas de inteligência artificial, o Google Allo.

O app bateu recordes de downloads durante o lançamento, mas ainda não é tão usado dentro ou fora do Brasil, ainda que apresente recursos interessantes que facilitam muito o uso diário, como a utilização de um assistente pessoal integrado ao app de mensagens.

São três as grandes novidades do dia. Primeiro, o Allo quer facilitar a expressão de sentimentos e emoções, oferecendo 129 novos adesivos com gírias brasileiras. Dessa forma, fica mais divertido ter conversas com um estilo todo local.

O Google lacrou com essa novidade.

A segunda novidade são respostas inteligentes, agora pensadas para o uso em português brasileiro. Usando a tecnologia de machine learning, o app consegue entender o contexto da conversa e sugere respostas rápidas.

Quem é Odete Roitman? O Google Assistente sabe.

Em terceiro, temos o Google Assistente. Considerada a área mais inovadora do Allo, o assistente agora funciona 100% em português. Com isso, ele consegue responder a perguntas localizadas como “Qual é a altura do edifício Copan?” ou “quem matou Odete Roitman?“.

As informações são extraídas do Google Knowledge Graph, um catálogo das informações da empresa que já possui uma vasta quantidade de informações úteis para usuários brasileiros.

Procurar por restaurantes, converter moedas, questionar sobre o clima ou até traduzir textos são opções possíveis e práticas de questionar o Google Assistente e obter respostas. O uso do assistente pode ser feito em uma conversa única ou em grupos de bate-papos com amigos, bastando chamá-lo digitando “@Google”. Ele também mostra horários de vôos, sessões de cinema e até ajuda que uma turma de amigos encontrem e escolham o lugar mais próximo para se reunir.

O diferencial do Allo é aprender constantemente com o usuário.

Além disso, os desenvolvedores lembram que as funcionalidades existentes, que já são vastas, melhoram à medida que o app aprende com o usuário. Bruno Albuquerque, um dos responsáveis pela adaptação do Allo para o Brasil, comenta que foi feito um intenso e criativo trabalho de seleção de expressões e respostas pensadas em agradar a usuários que falam português, uma vez que não bastaria apenas traduzir conteúdo em inglês. Os detalhes são pensados em tornar o Google Assistente mais humano.

Também foi questionado durante o evento sobre a inclusão de uma “versão web do Google Allo“, mas a empresa deu indicações de ainda não tem planos de adicionar esse recurso. Também ficamos sabendo que a empresa ainda não definiu se lançará o Google Home, mas essa integração com o conteúdo em português faz sim parte do mesmo assistente utilizado no gadget. 

Para conhecer o Google Allo, basta fazer o download do app pelo site oficial (disponível para os sistemas Android e iOS/iPhones).

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Dicas para se preparar para a Black Friday

Computadores

Dicas para se preparar para a Black Friday

Por 27 de junho de 2017
Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir