Google, Apple e Amazon se unem para criar plataforma de dispositivos Inteligentes

dseifert 190905 3634 0001.0
Google, Apple e Amazon anunciaram parceria para aumentar a compatibilidade entre dispositivos inteligentes de múltiplos sistemas
Anúncio
Google, Apple e Amazon se unem para criar plataforma de dispositivos Inteligentes

As famosas Casas Conectadas já são uma realidade, com dispositivos inteligentes que utilizam sistemas variados como os do Google, Amazon e Apple. Porém, é fato que a compatibilidade pode ser um empecilho na hora de montar seu próprio lar inteligente, já que existem marcas e plataformas diferenciadas que acabam não conversando entre si. Com esse padrão atual, o consumidor é forçado a ter apenas produtos similares e acaba ficando preso a uma marca específica.

Com o objetivo de mudar essa realidade, aumentando a compatibilidade entre esses dispositivos Inteligentes, gigantes da tecnologia se uniram para simplificar o desenvolvimento de gadgets para os fabricantes. O projeto é intitulado de Connected Home over IP, (Casa Conectada pelo IP, em tradução livre), gerenciado pela Zigbee Alliance – conjunto de empresas especializadas em IoT.

Mais liberdade para o consumidor

Adotando uma abordagem de código aberto, o grupo de trabalho irá desenvolver e implementar um novo protocolo de conectividade unificado. O projeto busca utilizar contribuições de tecnologias domésticas inteligentes testadas no mercado das empresas parcerias. Espera-se que a decisão de alavancar essas tecnologias acelere o desenvolvimento do protocolo e ofereça benefícios aos fabricantes e consumidores mais rapidamente.

Os fabricantes de aparelhos inteligentes não precisarão gastar tempo e recursos criando dispositivos compatíveis com a plataforma principal de cada casa, graças ao novo padrão de conectividade baseado no IP.

“Nosso objetivo é reunir tecnologias testadas no mercado para desenvolver um novo padrão aberto de conectividade doméstica inteligente baseado em IP (Internet Protocol). Isso significa simplicidade e redução de custos para desenvolvedores. Assim, você terá o poder de escolher como deseja controlar sua casa, independente da tecnologia que escolher.”

Disse Nik Sathe, VP de Engenharia no Google

Futuramente os aparelhos inteligentes serão compatíveis com multissistemas incluindo a Alexa (da Amazon), Siri (da Apple) e Google Assistente. O protocolo planejado complementará as tecnologias existentes e os membros do grupo de trabalho incentivam os fabricantes de dispositivos a continuar inovando usando as tecnologias disponíveis hoje.

Google, Amazon e Apple Dispositivos inteligentes
Atualmente existem poucos dispositivos inteligentes compatíveis com mais de um sistema

Em seu blog oficial, o Google informou que já está colaborando com duas de suas tecnologias de casa inteligente com código aberto: Weave e Thread . Ambos são baseados em IP e foram integrados a milhões de residências em todo o mundo. O Weave, um protocolo de aplicativo, funciona em redes como Thread, Wi-Fi, Bluetooth Low Energy e até celular. Mesmo quando os dispositivos estão em redes diferentes, o Weave permite que todos trabalhem com segurança entre si.

Google, Amazon e Apple unidos pela praticidade

Google, Amazon, Apple
Os dispositivos inteligentes podem controlar praticamente qualquer aparelho compatível na casa

Além das vantagens citadas, segundo as empresas, o Project Connected Home over IP também disponibiliza uma conexão direta e segura entre aplicativos e serviços de nuvem. Ainda não há uma data específica de quando poderemos usufruir dos benefícios que a parceria proporcionará, mas a expectativa é de que mais novidades sejam reveladas no final de 2020.

Entre as empresas-membro da Zigbee Alliance que participarão do projeto estão: IKEA, Legrand, NXP Semiconductors, Resideo, Samsung SmartThings, Schneider Electric, Signify, Silicon Labs, Somfy e Wulian.

Fontes: Google, Apple

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter