Google integra Docs e Meet e anuncia Smart Canvas para trabalho colaborativo

Smart canvas, a nova workspace do google
Promovendo uma maior colaboração em equipes de trabalho no Google Workspace, o Smart Canvas mostra todo seu potencial de integração no Google I/O

Hoje tivemos mais um Google I/O e diversas novidades foram apresentadas. Entre elas tivemos o Smart Canvas, que pode ser descrito como uma integração entre os serviços que compõem o Google Workspace — Documentos, Planilhas, Apresentações e Meet — para um ambiente de trabalho mais colaborativo.

A partir de agora, quando estiver usando o Docs, por exemplo, conseguirá marcar outras pessoas ou documentos para colaboração. Esses novos recursos são chamado de “smart chips” e alguns deles já estão funcionando a partir de hoje.

Marcação de pessoas ou documentos com “@”

Tela do google docs mostrando funcionamento do smart canvas
Ao permitir marcar uma pessoa, o Smart Canvas promove uma maior colaboração na equipe

Essa é a primeira grande mudança apresentada no evento, e apesar de já ser bem conhecida em outros aplicativos, não deixa de ser uma ótima adição ao agora Smart Canvas. De acordo com a Google, o recurso está ativo a partir de hoje e ele tem alguns diferenciais. Por exemplo, ao colocar o “@”, além da lista de nomes e documentos, esse smart chip possibilitará ver também informações adicionais como a localização, profissão e informações para contato, além do próprio Google Meet estar se integrando nisso. O recurso estará disponível para o Planilhas nos próximos meses.

Visualização de layout sem página

Com o novo layout sem páginas no Google Docs será possível criar um documento apenas com o texto, sem as limitações do layout de página escolhido para impressão e se adaptando a qualquer tamanho de tela, facilitando a usabilidade em telas e imagens mais largas, além de possibilitar ver um feedback detalhados nos comentários. E caso precise de um print ou transformar o arquivo em PDF, poderá mudar de forma fácil para uma visão com páginas.

Reação com Emojis no Docs

Essa é uma função simples, mas bem intuitiva que chegará ao Docs nos próximos meses. Ela já é conhecida por usuários do Slack, por exemplo, e serve para ter uma interação rápida entre os colegas de trabalho.

Recomendação de linguagem inclusiva para escrita

Tela com recomendação de linguagem inclusiva no google docs
O Google Docs vai sugerir o uso de linguagem inclusiva nos seus tetos

A escrita assistida do Google vai receber um “upgrade” e agora terá uma linguagem mais inclusiva quando isso fizer sentido, como por exemplo “Pessoa de negócios” ao invés de “homem de negócios”. Além disso, terão outras sugestões como evitar a voz passiva ou linguagem ofensiva. Tudo isso auxiliará para que você escreva mais rápido e com mais qualidade.

Exporte informações de compromisso do calendário para o Docs

O Smart Canvas terá um impacto no calendário também, fazendo com que qualquer informação relevante que contenha um convite para o Meet seja importado para o Google Docs e isso inclui seus smart chips e arquivos conectados.

Inclusão de checklists no Docs

Começando já nessa semana no Docs, os checklists estarão disponíveis na web e também no app mobile. Além disso em um futuro breve será possível atribuir itens da checklist para outras pessoas e vê-las no Google Tasks, facilitando com que todos organizem a sua lista do que fazer.

Modelos de tabelas no Docs

Chegando em breve, o Google Docs receberá modelos de tabelas. Isto é, tabelas com tópicos para votos que permitem um feedback mais interessante da equipe. A outra tabela em destaque é a chamada de project-tracker (rastreadora de projetos, em tradução livre) e serve para capturar marcas e status.

Use o Meet diretamente do Docs

Tela do google docs com chamada pelo meet
Chame um colega no Google Meet diretamente do Docs para colaborar no seu documento

Talvez a novidade mais interessante junto com os smart chips, agora será possível apresentar seu conteúdo diretamente do Google Docs, Planilhas ou Apresentações sem que tenha que fechar ou mudar de arquivo. De acordo com o Google, essa função vai ajudar com que o projeto e a equipe se mantenham focados. E em meados de setembro, eles estarão trazendo o Meet diretamente para o Docs, Planilhas e Apresentações na Web, para que dessa forma as pessoas possam de fato se verem e se escutarem enquanto trabalham.

Legendas e traduções automáticas no Meet

Atualmente o Google oferece legendas automáticas em 5 línguas e planejam trazer mais. Até o final do ano eles estarão introduzindo traduções das legendas de forma automática, começando com o inglês sendo traduzido para o espanhol, português, francês ou alemão e a ideia é trazer muitas outras.

Visualização de linha do tempo no Planilhas

Tela do planilhas com a visualização de linha do tempo
A visão de linha do tempo permite visualizar melhor um cronograma

O Planilhas sofrerá alguns upgrades também e a primeira grande mudança no app será a adição de uma linha do tempo que facilitará a procura por tarefas. De acordo com eles, essa nova visão permite que você organize os dados por dono, categoria, campanha ou qualquer atributo que achar melhor, em uma tabela que contenha uma coluna com datas — como um cronograma. E ainda adicionam que com uma linha do tempo dinâmica e interativa, sua habilidade de gerir as coisas como campanhas de marketing, por exemplo podem se fortalecer.

Assistência para análise no Planilhas

Tela com sugestão de melhoria no planilhas
O assistente vai sugerir melhorias nas suas planilhas

Outra adição legal para o Planilhas é que agora terão mais assistências para a criação de fórmulas, com sugestões das mesmas, facilitando a vida de todo mundo que precisa usar o app. Graças a inteligência por trás do Planilhas, será mais fácil criar e resolver fórmulas, tendo dados mais precisos e reduzindo erros.

Crie e edite Docs a partir de uma sala do Google Chat

Junto a todo esse projeto novo da Google, agora será possível criar e editar documentos diretamente de uma sala do Google chat. Sem precisar fechar ou abrir nada novo, você e seus colegas podem continuar com a criação de conteúdo. A função já está disponível para o Docs e Planilhas na web e deve chegar para o Apresentações nas próximas semanas.

E foi isso que a Google apresentou em seu evento hoje. Muita coisa foi aplicada de outros programas como o Slack e Trello, mas o fato de estar tudo interconectado é de fato um grande diferencial. Mas e você, gostou das novidades? Sabia que a Google está construindo uma internet sem senhas?

Fonte: Google

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário