Google vai habilitar a autenticação em 2 fatores para 150 milhões de usuários. Confira se você possui a autenticação em 2 fatores ligada, caso não esteja, veja como ativar agora!

Google vai habilitar a autenticação em 2 fatores para 150 milhões de usuários

Avatar of lucas gomes
Confira se você possui a autenticação em 2 fatores ligada, caso não esteja, veja como ativar agora!

Dando sequência ao anúncio feito no Dia Mundial da Senha, em 7 de maio, o Google anunciou que vai habilitar automaticamente a autenticação em dois fatores, até o final deste ano, para 150 milhões de usuários que ainda não têm essa camada de segurança ativada. Este anúncio vem em um momento conturbado para as big techs, em que o Facebook está sendo exposto nos tribunais por lucrar com discurso de ódio e após o próprio Facebook e suas redes Instagram e WhatsApp terem sofrido um apagão na última segunda-feira.

O que é a autenticação em 2 fatores?

Em português, conhecemos o recurso como “autenticação em 2 (ou ‘dois’) fatores“, mas em inglês, você pode se deparar com as seguintes terminologias: two-step verification (que também é visto na silga “2SV“) ou two-factor authentication (na sigla “2FA“). Em todos os casos, estamos nos referindo a uma alternativa de segurança que reforça a proteção de alguma conta online, seja ela de rede social, aplicativos e etc. Ela funciona como um recurso além da senha, evitando que ataques hackers se consolidem e que você seja uma vítima de possíveis cibercrimes.

Google vai habilitar a autenticação em 2 fatores para 150 milhões de usuários
É importante entender e utilizar os recursos de segurança disponíveis

O Google sempre teve a autenticação em 2 fatores disponível aos usuários interessados, porém, até o fim do ano, mais de 150 milhões de contas Google terão automaticamente este recurso ligado. A empresa já possuía planos neste sentido em maio deste ano, porém, provavelmente por decorrência dos últimos acontecimentos em relação ao Facebook, Instagram e WhatsApp, o Google resolveu implantar esta medida o quanto antes, visando a proteção de seus usuários.

Apesar da autenticação em 2 fatores ser um recurso já existente nas contas do Google, bastando apenas ao usuário ligá-la para que funcione, a empresa também possui um aplicativo à parte chamado Google Authenticator, que faz exatamente a mesma coisa, porém, ao invés de ser exclusivamente para contas Google, com o Google Authenticator você pode vincular várias outras contas e proteger todas elas. Você pode, inclusive, fazer login sem senha (o que é altamente recomendado pela Microsoft), usando o Google Authenticator.

Minha conta Google teve a autenticação em 2 fatores ligada?

Caso você não tenha certeza se estava com o recurso funcionando ou quer conferir se foi um dos escolhidos para que a conta tivesse este recurso de segurança extra, siga os passos abaixo e confira se sua conta está mais protegida. Se não tiver ligado, sugerimos que o faça!

Conta google segurança
Confira se a verificação em duas etapas está ativada na sua conta Google!
  • Acesse sua conta do Google;
  • Na coluna da esquerda, clique em “Segurança“, com o ícone de cadeado;
  • Quando aparecer a nova tela, role um pouco para baixo e confira, na sessão “Como fazer login no Google“, a segunda opção, que é “Verificação em duas etapas“. Se estiver ligada, aparecerá como “Ativado“, caso não esteja, clique neste mesmo campo para configurar sua conta e elevar a segurança.

Ao acessar o campo de verificação em duas etapas, você ainda pode conferir outras opções para melhorar ainda mais a segurança da sua conta Google, entre elas:

  • Chave de segurança: uma chave de segurança é um método de verificação que oferece a você um login ainda mais seguro. Ela pode ser integrada ao smartphone, usar Bluetooth ou ser conectada diretamente na porta USB do computador;
  • Códigos de backup: estas senhas únicas para impressão permitem que você faça login quando estiver longe do seu smartphone, como quando você está viajando;
  • Aplicativo Google Authenticator: use o app Google Authenticator para receber códigos de verificação gratuitamente, mesmo quando o smartphone estiver off-line. Disponível para Android e iPhone.

E logo abaixo dessas outras alternativas, você ainda pode configurar em quais dispositivos você confia e que não é necessário que o recurso para a verificação em duas etapas seja realizado. O exemplo dado pelo Google é o seu computador, sempre que fizer login no seu desktop, não será necessário passar pela autenticação. Mesmo sendo um aparelho que está contigo diariamente, segurança é primordial, então fica a critério do usuário se realmente vai inserir algum dispositivo neste campo.

Google e as senhas salvas

Sugestão de senha google
Exemplo de senha que o aplicativo pode sugerir ao usuário

O Google, que já tem uma estrada percorrida na internet, sabe que muitas pessoas colocam senhas muito simples em suas contas, e pensando nisso, ele possui um recurso chamado Gerenciador de senhas, pelo qual você consegue visualizar todos os sites e aplicativos que você salvou a senha anteriormente. Além disso, você também pode editar, remover ou ver senhas das quais estão salvas no banco de dados do Google.

Veja também:

Confira tudo o que rolou no recente apagão das redes sociais!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
4
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados