Google Chrome para Android: 15 dicas e truques para extrair todo o potencial do navegador

Foto destacada do Chrome
Neste artigo passaremos por 15 dicas e truques para aproveitar ao máximo o que o Google Chrome para Android tem a oferecer para você

O Chrome é o um navegador simples, fácil de usar e uma das melhores opções para os usuários de smartphones Android. Por ser do Google, o browser normalmente vem pré-instalado na maioria dos celulares e a sua grande vantagem é a sincronização das preferências, favoritos, senhas e até páginas abertas em outros aparelhos. Mas não é só isso! Além da configuração padrão, o Chrome tem diversas funcionalidades escondidas, ou não muito óbvias, que proporcionam ao usuário uma melhor utilização e facilidade na navegação pelo telefone.

Neste artigo passaremos por 15 dicas e truques para aproveitar ao máximo o que o Google Chrome para Android tem a oferece para você.

Habilite o Modo Escuro

Em abril, o Google finalmente adotou o tão esperado Modo Escuro (Dark Mode) no Chrome para o Android. Tal novidade não vem habilitada para todos, mas para ativar a opção é simples.

Caso o Modo Escuro esteja disponível no seu navegador, você pode habilitá-la em “Configurações” > “Tema”.

Se a opção “Tema” não estiver aparecendo nas configurações, você deverá ativá-la da seguinte forma: digite na barra de endereço a URL chrome://flags#enable-android-night-mode, selecione “Enable” no menu destacado e reinicie o navegador. Talvez você tenha que fechar e abrir o Chrome novamente para que a opção seja ativada. Clique para ampliar:

Habilitar o Modo Escuro no conteúdo das páginas

Além do Modo Escuro no aplicativo, o Chrome possibilita você utilizar o recurso no conteúdo das páginas abertas por ele. Para ativar esta funcionalidade, você precisa digitar chrome://flags#enable-android-web-contents-dark-mode na barra de endereço, selecionar “Enable” no menu destacado, reiniciar, fechar e abrir o navegador novamente.

Adicionar ou remover o botão Página Inicial

Em alguns aparelhos, o botão “Home” (Página Inicial) vem visível no Google Chrome. Isto porque algumas fabricantes incluem um aplicativo de customização, com valores padrão para os favoritos e o botão da Página Inicial, chamado “Chrome Customizations” na pasta do “Sistema”. Mas se o seu aparelho não tem este aplicativo, você poderá adicionar o botão (ou remover, caso não o queira).

Para adicioná-lo, basta digitar chrome://flags#force-enable-home-page-button na barra de endereço do Google Chrome, selecionar “Enable” no menu e reiniciar o navegador por duas vezes.

Alterne entre as abas abertas apenas arrastando o dedo

A forma mais óbvia para alternar entre as abas do Google Chrome no Android é clicar no botão “Abas” e selecionar a aba desejada. Porém, há duas outras maneiras de se fazer isso. Você pode arrastar o dedo para a esquerda ou direita sobre a barra de endereços, ou arrastar o dedo para baixo na barra de endereços para visualizar todas as abas abertas.

Alterne entre as abas abertas apenas arrastando o dedo

Visualize diversas abas abertas de uma só vez

Uma das funcionalidades escondidas mais legais do Chrome para o Android é a customização da visualização de abas. Isso permite que você escolha a forma mais eficiente ou agradável para sua utilização. O modo de visualização padrão é o Vertical, mas podemos customizar de outras duas formas mais:

Modo Horizontal

O formato horizontal lhe permite visualizar as abas como páginas de um livro, semelhante a visualização “Recentes” adotada pelo Android 9 Pie. Para ativá-lo você precisa digitar chrome://flags#enable-horizontal-tab-switcher no navegador, habilitar no menu e reiniciar por duas vezes.

Modo Grid

Nesse estilo suas páginas abertas aparecem como miniaturas em um “Grid” semelhante a um álbum de fotos. Para ativar, digite chrome://flags#enable-tab-grid-layout, depois habilite no menu destacado e reinicie o navegador por duas vezes.

Modo Condensado

O estilo “Rolodex” de alternar abas do browser no Android é bem legal, mas não é tão eficiente quando se tem grandes quantidades de abas abertas. Neste caso, para se ver mais páginas de uma vez só, é preciso ativar uma função de acessibilidade que esconde as pré-visualizações das páginas.

Para isso é só digitar chrome://flags#enable-accessibility-tab-switcher na barra de endereço, selecionar “Enable” no menu destacado e reiniciar. Assim você visualizará todas as suas abas com mais facilidade.

Visualize diversas abas abertas de uma só vez

Agrupe suas abas

Outra dica legal para o gerenciamento das abas no Google Chrome do Android é o agrupamento de abas. Esta função permite a você formar grupos de abas a seu critério. Para habilitar é só digitar chrome://flags#enable-tab-groups, ativar no menu e reiniciar o aplicativo por duas vezes.

Na página de visualização de abas você verá a opção “Criar grupo”. Toque nela para abrir uma nova aba que será parte deste grupo.

Além disso, também a opção de visualizar as páginas do grupo em miniaturas, fechar e adicionar novas abas.

Alternar abas Chrome

Oculte os arquivos recomendados pelo Google Chrome

Por padrão, a página “Nova Aba” mostra artigos recomendados pelo Google Chrome embaixo da barra de busca e dos atalhos de sites. Se você não gosta ou não tem interesse nessas recomendações, há uma função para desabilitá-la por completo.

Digite chrome://flags#enable-ntp-remote-suggestions na barra de endereço, selecione “Disable” no menu destacado e reinicie o Google Chrome. Pronto, os artigos não aparecerão mais.

Receba notificações do Facebook e Twitter pelo Google Chrome

Facebook

Para o Facebook, você deve logar na sua conta pelo aparelho e entrar em “Configurações da Conta” no menu do navegador. Então, clique em “Notificações” e ative no botão.

Receba notificações do Facebook e Twitter pelo Google Chrome

Twitter

Para o Twitter, entre na sua conta em http://mobile.twitter.com e clique em “Notificações”. Você verá a opção para ativar as “Notificações por Push”. Caso não esteja presente, clique em “Configurações” no canto superior direito da tela, selecione “Notificações Push” e clique em ativar.

Selecione uma palavra para buscá-la

Esta é uma função simples mas pouco mencionada. Quando você seleciona uma palavra ou frase no Chrome, logo embaixo se abre um painel com informações sobre o que foi selecionado. Arrastando pra cima o painel irá mostrar os resultados da busca daquilo que foi selecionado.

Salve páginas inteiras em formato PDF

Com o Chrome para o Android você também consegue salvar páginas inteiras em formato PDF que podem ser abertos por outros aplicativos ou compartilhados com outras pessoas. A combinação das opções de “Compartilhamento” e a função de “Imprimir como PDF” do Android permite que isso seja alcançado com muita facilidade. Veja o vídeo abaixo:

Selecione e-mails, telefones e endereços para utilizá-los

Para quem está familiarizado com o iOS sabe que o Safari transforma números de telefones e outras informações em “Links Clicáveis” para utilização. No Chrome para o Android há uma opção similar, porém não tão óbvia.

Quando se seleciona um endereço de e-mail, o Chrome irá mostrar um painel com a opção para a composição de mensagem no aplicativo padrão de e-mail. Selecionando um endereço, o painel lhe traz a opção de visualizá-lo no Google Maps, e a seleção de um número de telefone lhe permite discá-lo com um simples toque.

Habilite o uso do Zoom em qualquer site

Em diversos casos, páginas otimizadas para a visualização em celulares não permitem a utilização de “Zoom” manual. Isto prejudica a leitura da informação em muitas vezes, causando incômodo, irritação e, em certos casos, até prejuízos àqueles com problemas de visão.

Felizmente, o Chrome para o Android inclui a opção de se sobrepôr à esta regra de forma muito simples. Clique em “Configurações” > “Acessibilidade“, selecione a opção “Forçar Zoom” e pronto, você poderá utilizar o zoom em qualquer página.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: