Google cloud next '21 traz soluções para a nuvem sustentável

Google Cloud Next ’21 traz soluções para a nuvem sustentável

Avatar of victor pacheco
O Google Cloud Next ’21 acontece entre os dias 12 e 14 de outubro, de forma virtual e gratuita. Confira mais informações agora mesmo

Hoje é dia de Google Cloud Next ’21, onde pela segunda vez, o evento está sendo realizado de forma virtual. Além de novidades para o mercado de tecnologia, diversas inovações foram apresentadas para profissionais que desejam manter suas empresas atualizadas, sempre se importando com a segurança virtual. O evento é aberto ao público e não é necessário pagar nada para se inscrever.

Confira os principais anúncios do evento, onde diversas soluções digitais foram apresentadas para ajudar na neutralização da emissão de carbono, assim como modernização de empresas. Novos serviços focados em sustentabilidade para empresas de diversos mercado por meio da nuvem foram abordados, posicionando o Google Workspace “como a nuvem mais limpa de todo o Mundo”.

Google Cloud está sendo cada vez mais utilizada por empresas

O evento virtual foi aberto por Kirsten Kliphouse, Vice-Presidente do Google Cloud na América do Norte. Desde os primeiros minutos do Google Cloud Next ’21, foi possível saber que além de permitir que empresas trabalhem com uma nuvem que ajuda no dia a dia, o Google também deseja ser um importante parceiro na redução de emissão de carbono.

Dados de mercado do google cloud apresentados no evento google cloud next '21
Serviço de nuvem do Google está sendo cada vez mais utilizado por empresas

Se sabe que as empresas estão entrando em contato com o Google procurando por parcerias, isso devido ao grande serviço de transformação digital que a nuvem está causando em todo o Mundo. Nos últimos dois anos, o compartilhamento de arquivos precisou ser aprimorado e colocando isso no mercado de tecnologia, o trabalho remoto veio para ficar em algumas empresas.

“A missão do Google Cloud é acelerar a habilidade de transformação do próprio negócio com a melhor infraestrutura, plataformas, soluções industriais e expertise.”

Kirsten Kliphouse, Vice-Presidente da Google Cloud na América do Norte

Sendo utilizada por empresas de diversos mercados, como Samsung, Kia Motors, foi possível saber que o Google Cloud é a nuvem mais limpa do Mundo, considerando a baixa emissão de carbono.

Além disso, novos clientes também foram apresentados hoje, provando que sim, o Google Cloud está sendo optada por cada vez mais empresas. Para termos uma visão completa disso, também foi citado que a presença do serviço de nuvem não para de crescer, onde mesmo em setores que antes estavam investindo mais em hardware físico, também estão sendo adeptos da modernização.

Dados de mercado de participação do google cloud
Google Cloud já é utilizado em 8 de 10 companhias de telecomunicações

Outra novidade apresentada por Kristen no Google Cloud Next ’21 foi que o Apache Spark, um mecanismo de análise unificado para processamento de dados em grande escala com módulos integrados para SQL, streaming, aprendizado de máquina e processamento de gráficos, está sendo integrado ao Google Cloud.

Por agora, o uso está liberado apenas no modo preview, mas se sabe que este será o primeiro serviço Spark sem um servidor físico e que pode ser facilmente escalável. Não importando o modo no qual iniciem os trabalhos (BigQuery, Dataproc, Dataplex ou Vertex AI). Se sabe que esta será uma ferramenta premium do serviço de nuvem do Google.

BigQuery Omni foi lançado no Google Cloud Next

Apesar do nome um tanto complicado, foi anunciado que o BigQuery Omni, que estava em beta desde o ano passado, finalmente será lançado para todos os clientes do Google Cloud. Isso permitirá que os profissionais consigam realizar o gerenciamento de dados em ambientes que são híbridos (físicos e digitais), assim como multicloud. Foi citado pelo Google que as empresas podem realizar análise de dados entre nuvens na Amazon Web Services e no Microsoft Azure.

Intelligent Products Essentials é focado para o setor de manufatura e apareceu no Google Cloud Next ’21

Também disponível como preview, esta solução é focada em permitir que todas as empresas possam criar produtos e soluções adaptáveis para seus clientes. Vai ser possível, por exemplo, conseguir trabalhar com toda a complexidade necessária e por meio da inteligência artificial, que então isso ainda consiga ser utilizado pelo público final. O Google citou que o software pode ser usado tanto na criação de produtos industriais que fornecem informações a até mesmo, aparelhos inteligentes que ficam cada vez mais úteis com o passar do tempo.

Empresa de manufatura
Google estará utilizando inteligência artificial para impulsionar setor de manufatura

Tal novidade pode ser optada por empresas que estão em diversas etapas digitais. O que significa que sua empresa estiver dando os primeiros passos da modernização, o Intelligent Products Essentials pode ser utilizado, o mesmo valendo para companhias que usam a inteligência artificial em seus produtos inteligentes.

Além disso, o Tableau, uma plataforma de análise e exploração e o gerenciamento dos dados, também está chegando ao Google Cloud para ajudar empresas a trabalharem de uma forma ainda mais completa.

Sustentabilidade no mundo virtual foi um dos principais assuntos do Google Cloud Next ’21

Desde os primeiros minutos do Google Cloud Next ’21, foi possível saber que além de permitir que empresas trabalhem com uma nuvem que ajuda no dia a dia, o Google também deseja ser um importante parceiro na redução de emissão de carbono. Além de apresentar diversas novidades que incluem o serviço de nuvem, Jenn Bennett, diretora técnica do Google Cloud CTO Office também citou que as empresas estão focadas em diminuir a emissão de carbono.

“Tenho tido muitas conversas com clientes e a sustentabilidade é um dos principais assuntos que um CEO tem como prioridade”

Jenn Bennett, diretora técnica do Google Cloud CTO Office

A emissão de carbono é um dos principais problemas de nosso dia a dia e não é de hoje que algumas empresas estão levando isso a sério. O Google mesmo, por exemplo, foi uma das primeiras companhias a passar a neutralizar carbono para que então, vivêssemos em um planeta mais verde. Outras ações também foram adotadas por Apple e Samsung, que já deixaram de enviar carregadores nas caixas de seus smartphones mais recentes. Mas uma solução que deve ajudar ainda mais companhias é a Carbon Footprint

Carbon Footprint é uma das soluções mais importantes do Google Cloud Next ’21

Muitas empresas até gostariam de começar a realizar a neutralização de carbono, mas não sabem como fazer isso. Dando o “pontapé inicial” nesta ação, foi apresentada a Google Cloud Carbon Footprint, que será utilizada para mensurar a emissão de carbono de uma empresa.

Será possível realizar o monitoramento por produto, setor da empresa e até mesmo projeto específico. Também será possível medir e acompanhar o progresso em relação às metas de sustentabilidade. A solução estará disponível de forma gratuita a partir de hoje (12) no Cloud Console para todos os clientes, permitindo que todos nós sejamos beneficiados.

Recuperação de projetos abandonados e Google Earth Engine

Acompanhando as ações para diminuir a emissão de carbono, outro recurso apresentado é uma espécie de filtro que usa aprendizado de máquina para apontar quais projetos estão deixados de lado, causando grandes problemas. Além de ser possível saber quais iniciativas foram deixadas de lado, também vai ser possível excluir isso de uma forma prática, gerando economia, aumentando a segurança e claro, reduzindo as emissões de carbono.

Nova solução de neutralização de carbono
Solução apresentada no Google Cloud Next ’21 é focada em identificar e permitir que você abandone projetos que estão apenas gerando carbono

De nada vai adiantar se sua empresa for ativa para tornar o Mundo um lugar mais verde, se não tiver uma certa visibilidade, certo? Outra novidade que está chegando é o Google Earth Engine. Sendo combinado com outras funcionalidades como o BigQuery, Cloud AI e Google Maps Platform, este é um grande relatório que permite que todos os profissionais tenham visibilidade sobre eventos climáticos para que as melhores ações sejam realizadas. Também foi citado no Google Cloud Next ’21 que esta mesma funcionalidade também reunirá dados, percepções e outras informações para que tudo tenha a maior confiabilidade possível.

Chega de hardware físico: conheça a infraestrutura aberta do Google Cloud

Um dos grandes motivos de empresas não investirem na modernização é a grande dependência dos grandes discos rígidos que possuem informações importantes. Durante o Google Cloud Next ’21, Sachin Gupta, Vice-Presidente e Gerente Geral do Google Cloud IaaS, citou duas novas ferramentas que devem ajudar neste processo. Se sabe que a baixa latência é um dos principais focos destes empreendimentos e a empresa entregou uma solução para isso durante o Google Cloud Next ’21. Conheça agora mesmo.

Google cloud next '21
Infraestrutura está aberta para empresas terem maior liberdade

Google Distribuited Cloud Edge

Além da tão sonhada baixa latência, este novo produto que por agora, está em modo preview é uma ferramenta para portfólio que permite uma aproximação entre infraestrutura do Google Cloud e a empresa, onde tudo é gerado e claro, consumido. Dessa forma, as empresas podem trabalhar de forma remota sem se preocupar com segurança, já que tudo é gerenciado pelo Google. Outro fator importante é que existem mais de 140 pontos de presença globais da própria gigantes dos navegadores, para que para que o produto seja aproveitado ao máximo.

“Para ser a melhor companhia de tecnologia no seu mercado, você precisa ser a melhor empresa de dados na sua indústria”

Dominik Wee, Diretor-Gerente Geral de Manufatura e energia do Google Cloud

Com suporte ao 5G e claro, baixa latência, o Google Distribuited Cloud Edge também estará permitindo que as empresas tenham uma maior economia de dinheiro, já que modernização permite que tudo seja salvo na nuvem. Durante o evento, também foi citado que tal solução “se baseia nas soluções de telecomunicações do próprio Google Cloud e capacita os CSPs (communications service providers, ou provedor de serviços de comunicações) para executar cargas de trabalho nas tecnologias Intel e NVIDIA, fornecendo novos casos de uso 5G e de ponta”. O Google Distribuited Cloud Edge está disponível a partir de hoje (12) para todos os clientes.

Google Distributed Hosted

Estando disponível até a primeira metade de 2022, outro produto que também está em modo preview é o Google Distributed Hosted, sendo focado em ser uma ferramenta que entrega segurança na hora de realizar a modernização de seus dados. Tal produto pode ser definido como um suporte do Google para que você consiga realizar uma migração para o mundo digital sem problemas, onde não é necessário ter conectividade com o Google Cloud, podendo ser a hospedagem ser única (sozinha) ou feita com um parceiro.

O Google entra nisso por meio de plano de controle local, realizando todo o gerenciamento do processo, este que é gerenciado pela Anthos (serviço de orquestração e gerenciamento de contêineres em nível empresarial) para que você fique longe de problemas. O Google Distributed Hosted é indicado para clientes do setor público e entidades comerciais com requisitos rígidos de residência de dados, segurança ou privacidade.

Em resumo, estes são os três benefícios-chave para que o Google permita que as empresas se modernizem sem problemas:

  • Construir e gerenciar aplicativos de qualquer lugar, em escala;
  • Ganho de dados em tempo real, localmente;
  • Atender aos requisitos regulatórios e de soberania.

Google Cloud Intelligent Products Essencials

Hoje em dia, mais de 3 bilhões de usuários estão utilizando o serviço de nuvem do Google como uma forma de trabalharem com segurança, isso feito de forma remota sem que a segurança seja deixada de lado. Também ficamos sabendo que há mais de 4,8 bilhões de aplicativos instalados no Google Workspace até agora, a partir dos mais de 5.300 aplicativos públicos no Google Workspace Marketplace. Com isso, novas opções estão chegando para que o trabalho seja ainda mais assertivo. Veja todos agora mesmo.

Jira Atlassian está chegando ao Google Cloud

Funcionando como uma ferramenta para gestão de projetos, semelhante ao Trello, que você com certeza sabe como funciona, foi anunciado durante o Google Cloud Next ’21 que o Jira está chegando à nuvem. É possível criar novos tickets rapidamente, ver visualizações acionáveis e monitorar problemas, conforme surgem – tudo dentro do Spaces.

AppSheet também foi introduzido no Google Cloud Next ’21

Outra novidade que também está chegando ao Google Cloud é o App Sheet, este que será integrado diretamente ao Gmail. Desta forma, por mais que não tenha vivência com o desenvolvimento de software, os clientes da nuvem podem interagir diretamente para que o dia seja mais prático. Em exemplos citados pelo Google, foi citado que será possível aprovar orçamentos, lançar tarefas para um projeto e até mesmo atualizar o estoque da empresa.

Google Workspace estará ainda mais seguro

Trabalhar de forma remota é uma ação que requer muita segurança, certo? Em uma simples invasão, pode ser possível ter acesso a informações que podem comprometer todo um projeto, principalmente no mercado de tecnologia. Com foco em acabar com isso, o Google anunciou que todos os clientes do Google Workspace agora possuem acesso à uma criptografia de ponta a ponta no em reuniões no Meet, onde chaves serão oferecidas para que a perda de dados não aconteça. O Google Chat também receberá melhorias para que nenhuma informação importante de uma empresa não chegue onde não deveria.

Anúncios de maior segurança para google meet e chat
Google Meet e Chat agora estão mais seguros

Segurança importa mais do que nunca

Por fim, o Google Cloud Next ’21 também foi possível saber que todas as empresas clientes do Google não deixarão a segurança de lado ao trabalharem em toda a infraestrutura virtual. Phil Venables, Diretor de Segurança da Informação do Google Cloud, citou que um grande time de segurança virtual está sendo organizado para dar suporte para empresas dos mais diversos portes, isso focado em entregar um ambiente seguro por meio de dicas no dia a dia.

Time de cibersegurança apresentado no google cloud next '21
Time próprio do Google está sendo formado para entregar mais segurança para empresas

O mesmo vale para o apoio na modernização, onde o Google estará dando todo o qualquer apoio para que este processo aconteça da melhor forma possível.

Work Safer Program

Como outra iniciativa do Google para que as empresas possam trabalhar sem medo de um ataque de pessoas mal intencionadas, onde foram realizadas parcerias com companhias que oferecem soluções como a BeyondCorp Enterprise. Na prática, será possível oferecer correções para ameaças integradas e proteção de dados.

Parceria de segurança do google
Google se afiliou com grandes empresas para entregar mais segurança para seus clientes

O reCAPTCHA Enterprise também será para proteção de fraudes em sites, assim como o Chronicle para análises de segurança. A solução Work Safer estará disponível graças a uma união entre Google e CrowdStrike, assim como Palo Alto Networks, duas empresas que estão no mercado de cibernética há um tempo considerável e possuem a experiência necessária para que companhias trabalhem com total segurança.

Google Cloud Next ’21 acontece até o dia 14 de outubro

Realizado de forma virtual pelo segundo ano seguido devido às restrições da COVID-19, o Google Cloud Next ’21 é focado na divulgação de novas soluções para empresas que desejam trabalhar com uma nuvem digital sem que a segurança e sustentabilidade seja deixada de lado.

Com isso em mente, se você tiver interesse em participar do evento, as inscrições podem ser feitas de forma gratuita, onde nos três dias, diversos assuntos e novidades serão apresentadas. O grande foco da edição deste ano é ajudar empresas a se modernizarem sem que a grande emissão de carbono aconteça. Ao mesmo tempo, também se sabe que o Google está trabalhando cada vez mais para os profissionais tenham acesso aos avanços de sua nuvem sem que a segurança não seja afetada. Para se inscrever no Google Cloud Next 21, basta clicar no botão abaixo, onde você será redirecionado para o site da edição deste ano.

Entre as novidades que serão apresentadas nos três dias do Google Cloud Next ’21, quais delas você está mais animado (a) para testar na prática? Diga pra gente nos comentários!

Fonte: Google

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados