Durante o Android Show, a Google anunciou diversas novidades para o Android que começarão a ser aplicadas nos próximos meses, junto ao lançamento do Android 16. Elas começarão a ser implantadas nos dispositivos Pixel, mas devem se expandir para outros modelos também. Confira agora as principais mudanças.
Entendendo o Material 3 Expressive
A nova versão da Material You foi finalmente anunciada. Ela tem como principal objetivo ter um impacto emocional no usuário através da personalização, uso de animações e novos recursos e foi batizada de Material 3 Expressive. Confira as principais novidades da nova interface do Android.
Mudanças para celulares Android

Uma das principais novidades envolve os dispositivos Android. Para isso, a Google trouxe um sistema de personalização avançado, permitindo aos usuários colocarem muito mais da sua personalidade e estilo em seu smartphone, sem a necessidade de Apps de terceiros.
Tivemos uma melhoria interessante nas animações, agora mais naturais, fluídas e elásticas. Como exemplo, ao descartar uma notificação, itens próximos reagem ao movimento. Outra novidade está relacionada aos Temas dinâmicos. Agora, aplicativos compatíveis se adaptam melhor ao conteúdo e de forma mais responsiva e com tipografia destacada. Essa é uma novidade bastante interessante, pois, se bem aplicada, pode expandir o Material 3 Expressive para todo o sistema e Apps, deixando tudo com a sua cara.
Além das animações, outra novidade legal é o feedback háptico, presente ao interagir com notificações e controles, como o slider de volume. A barra de notificações também ganhou destaque e agora conta com um efeito de desfoque, similar ao que já vemos no iOS há alguns anos, para ser sincero.
Por fim, as Configurações rápidas também receberam novidades, permitindo que você adicione mais atalhos, como a Lanterna ou o Não perturbe. Como não pode faltar, as Notificações em tempo real também chegaram por aqui: com isso, quando estiver usando um App de navegação como Uber, por exemplo,será possível ver o status de forma rápida na tela de bloqueio e no topo da tela, assim como é feito na Ilha Dinâmica do iPhone.

As atualizações chegam primeiro nos smartphones Pixel, ainda em 2025, com o Android 16.
Novidades para o Wear OS

Para os relógios inteligentes, a Google anunciou uma melhoria na animação de rolagem que vai melhorar, principalmente, os smartwatches com designs arredondados, como o Pixel Watch e Galaxy Watch. Isso porque as novas animações acompanham a curvatura desses modelos, gerando um sentimento de profundidade. Houve também uma melhoria em elementos que precisam se adaptar nessas telas, como teclados numéricos e controles de mídia. A partir dessa nova versão, eles terão um aproveitamento de tela melhor e, como consequência, uma melhor experiência para os usuários.
Na parte de personalização, a empresa anunciou que as cores do sistema agora vão se adaptar conforme o mostrador escolhido, gerando uma experiência visual mais coesa. Em conjunto, também foi revelado a Glanceable UI, com botões expansivos que se ajustam ao display e ícones mais eficientes, garantindo acesso rápido a mensagens, treinos ou métricas de saúde. A atualização também promete uma melhoria de até 10% mais tempo de bateria no Wear OS 6 graças às otimizações do sistema.
As novidades chegam com o Wear OS 6 primeiramente nos dispositivos Pixel Watch, também em 2025.
Gemini em mais dispositivos
Android Auto

O uso da IA do Google nos automóveis promete uma interação mais natural e facilitada por meio da voz. A ideia é que nós, como usuários, possamos usar o Gemini enquanto dirigimos sem precisar ficar lembrando de frases-chave específicas para a interação. Um exemplo é que, ao mandar uma mensagem a um amigo que fala inglês ou outro idioma, o Gemini pode se lembrar de sempre mandar mensagens a essa pessoa no idioma especificado. Ou então até mesmo te ajudar a formular as mensagens, se necessário.
Outra novidade fica na questão de encontrar locais na estrada. Supondo que você estivesse com fome, poderia ser mais específico quanto a isso, como “encontrar bons lugares de taco no caminho”, usando o exemplo do Google como referência. A IA também pode usar outros Apps como o Google Maps e o YouTube Music para mapear melhor e encontrar o que você precisa.
Por fim, foi anunciado que o Gemini Live vai ser usado também nos carros. O legal dessa novidade é que a experiência ao dirigir será expandida para além de comandos de uma conversa complexa, inclusive, seja para fazer brainstorming, explorar novas ideias e muito mais sem precisar usar as mãos.
O Gemini no Android Auto estará disponível em carros compatíveis nos próximos meses.
Google TV

Para usuários do Google TV, pode-se esperar a integração com o Gemini ainda este ano. Dentre as novidades, uma das principais é que a IA vai conseguir fornecer recomendações de conteúdo personalizadas, como, por exemplo, filmes adequados para crianças. Ele também poderá ser usado como uma ferramenta de aprendizado, fornecendo respostas e dúvidas, além de encontrar vídeos educativos, algo que, mais uma vez, a Google enfatizou para o uso com as crianças.
Android XR

Em colaboração com a Samsung, o Gemini vai, finalmente, chegar ao Android XR (sistema de Realidade Estendida do Google) que envolve headsets, óculos e outros. Com ajuda do Gemini, o uso nesse tipo de dispositivo ganha novas camadas de interação e utilidade, como, por exemplo, planejar uma viagem com informações imersivas como vídeos, mapas e dicas.
Melhorias em segurança
Proteção contra golpes por SMS e ligações

O App de Mensagens do Google já tem uma proteção nativa contra golpes por SMS. Contudo, esse “Scam Detection” está passando por melhorias e ficando cada vez mais mais inteligente para se adaptar aos novos tipos de golpe nesse formato. Alguns novos golpes que o aplicativo vai conseguir identificar inclui golpes com criptomoedas, de cunhos financeiros, de pedágio, de cartão-presente e outros. O melhor de tudo é que essas detecções acontecem no próprio dispositivo, o que mantém nossas conversas privadas.
Proteções para bancos

O Android, em breve, vai contar com mais proteção relacionada a golpes em Apps de bancos, principalmente os que envolvem o compartilhamento de tela. A ideia é que, em caso de compartilhamento de tela durante a chamada com um desconhecido, e ao abrir o App do banco enquanto isso acontece, o Android irá reconhecer a situação com um aviso sobre os perigos de ter os dados expostos e oferecer a opção de desligar a chamada e interromper o compartilhamento de tela.
Esse recurso vai ser ativado de forma automática nos apps de banco participantes em chamadas com contatos desconhecidos em todos os dispositivos a partir do Android 11. Ainda não sabemos quais bancos aqui do Brasil serão compatíveis.
Verificação de identidade

Também chamado de “Key verifier”, teremos uma nova ferramenta da empresa para nos proteger contra golpistas que tentam se passar por pessoas conhecidas. Ela usa chaves de criptografia de ponta-a-ponta para confirmar a identidade por meio do Google Messages, mas também será possível verificar suas chaves de contato usando o App Contatos do Google, escaneando um QR code e comparando os números.
Dessa forma, por meio dos códigos, a garantia que você está falando com a pessoa real e não com um golpista passa a ser maior, o que é ótimo.
Proteção contra roubos

O “Modo ladrão” do Android foi lançado em 2024 e testado primeiro aqui, em terras tupiniquins. Ele permite o bloqueio automático ao detectar roubo, bloqueio remoto e até mesmo em casos onde o aparelho ficou offline. A novidade fica por conta do Identity Check, uma camada a mais na segurança dos aparelhos Android. O que chama a atenção aqui é que ele funciona mesmo se o seu PIN ou senha forem comprometidos, mostrando o empenho da Google em melhorar sua segurança. Atualmente, ele está disponível apenas para os smartphones Pixel e Galaxy com One UI 7.
A partir do Android 16, o sistema de redefinição de fábrica também vai receber um upgrade. A exemplo, caso alguém faça a formatação do seu aparelho sem a sua permissão, todas as funções do mesmo serão restringidas. Além disso, o bloqueio remoto irá contar com um novo recurso, que vai exigir uma pergunta de segurança ao bloquear o aparelho.
Alerta contra Apps nocivos
Nas opções de segurança do Android, contamos com o Google Play Protect. Com essa atualização, ele irá conseguir detectar aplicativos maliciosos que tentam se disfarçar com ícones iguais aos que você já usa, como o de bancos, por exemplo. Além disso, com o auxílio de aprendizado de máquina, ele vai passar a verificar todos os Apps em tempo real, fora a verificação pré-download para o caso de se tratar de um aplicativo malicioso.
Find Hub

O App “Encontre o meu dispositivo” está evoluindo e passará a se chamar “Find Hub”, visando facilitar a localização de dispositivos, itens marcados, familiares e amigos, tudo em um único ambiente. Ele será integrado à conectividade via satélite dos novos smartphones, garantindo que você se mantenha conectado a amigos e familiares mesmo se estiver sem sinal de sua rede móvel.
E, para não perder o ar lúdico, você poderá personalizar muito mais coisas por aqui, inclusive com tags bluetooth temáticas da Disney, por exemplo.
Proteção Avançada

Por fim, com o Android 16, a Proteção Avançada fica ainda mais avançada. O seu foco é garantir segurança reforçada para usuários que precisam da mesma, como jornalistas, autoridades eleitas ou qualquer outro tipo de pessoa pública que pode ser considerada em risco.
Diferentemente do outro sistema de proteção “convencional”, cujo foco é bloquear o aparelho em caso de roubos, por exemplo, o Proteção Avançada tem como foco protegê-lo contra ataques online, de Apps maliciosos ou com risco de roubo de dados. Quando ativado, todos os sistemas de segurança mencionados e outros exclusivos se tornam ativos aqui e só podem ser desativados pelo próprio usuário.
Alguns exemplos de seu uso incluem a porta USB-C, que passa a funcionar apenas como uma entrada para carregamento do aparelho, para evitar que se instale dispositivos físicos que podem roubar ou comprometer os dados no dispositivo.
E com isso encerramos a cobertuda do The Android Show. Você curtiu as novidades? Qual foi a sua favorita? Comenta aqui embaixo e aproveita para conferir nossas outras matérias e notícias.
Veja também
Revisão de texto feita por Jaime Ninice em 13/05/2025
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.