Google disponibiliza o Android 5.0 Lollipop para a linha Nexus

Se você é dono de algum aparelho da família Nexus, fique ligado: o Google já disponibilizou os arquivos de instalação do Android 5.0 Lollipop.

Android 5.0 Lollipop

Se você é dono de algum aparelho da família Nexus, fique ligado: o Google já disponibilizou os arquivos de instalação (factory images) do Android 5.0 Lollipop. Com elas, é possível atualizar o aparelho sem esperar pelo update over-the-air (que já começou a pipocar em diversos devices ao redor do mundo).

As factory images da nova versão do Android disponíveis para os seguintes dispositivos:

  • Nexus Player (fugu)
  • Nexus 10 (mantaray)
  • Nexus 7 (razor / razorg / nakasi)
  • Nexus 9 (volantis)
  • Nexus 5 (hammerhead)
  • Nexus 4 (occam)

Aparelhos que não possuem mais suporte do Google, como o Galaxy Nexus certamente receberão o Android 5.0 por meio de ROMs não oficiais (CyanogenMod 12, por exemplo).

O Android 5.0 é uma das maiores atualizações do sistema operacional desde sua criação: com mais de 2000 novas APIs, os desenvolvedores poderão explorar cada pedacinho do potencial dos dispositivos. O Lollipop também traz o Material Design, novo padrão visual do Google que unifica aplicativos web nativos e Android. Mas as grandes melhorias ficam nos bastidores, como por exemplo, a otimização na gerência do consumo de recursos, que é consciente e adaptativa – garantindo alguns minutos a mais de autonomia de bateria.

Vale lembrar ainda que o Android 5.0 Lollipop é a versão que chega mais rápido à grande massa de dispositivos que rodam o sistema do Google. Aparelhos como o Moto G e Moto X de segunda geração e o LG G3 já começaram a receber a atualização! As famílias Galaxy S e Moto (primeira geração) devem ser as próximas a receberem o update.

34 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Alguns rumores diz que não sairá para o nexus 4 essa atualização para do versão 5.0! Porém a google chegou a confirmar que sairá também para o nexus 4?

    • Cláudio, não há especificações exatas, mas qualquer aparelho capaz de executar o Android Kit Kat deve ser também capaz de rodar o Lollipop sem problemas.

    • Pedro, muitos aparelhos não recebem versão “estável” simplesmente por utilizarem drivers genéricos (caso a fabricante não abra o código para os desenvolvedores). Acontecia isso com meu antigo Galaxy SII (o driver da GPU era genérico) e o comportamento da ROM era excelente. Para que eles possam colocar a nomenclatura “estável”, é necessário que a rom utilize drivers não-genéricos.

      • Então, Pedro… não sei exatamente como funciona esse lance dos drivers, mas acho que eles podem ficar incompatíveis de uma versão para outra do Android. Daí talvez o problema. Sobre as barras translúcidas: você diz as barras na tela inicial? Se for, é só baixar a Google Now Launcher. Daí na homescreen e na lista de apps, elas ficarão transparentes – além claro, dos aplicativos que possuem suporte à esse recurso.

        • Então, Marcus.
          Para o Nexus 10 e o Nexus 4 (se não me engano) o Google não habilita a função de transparência e translucidez para as barras de notificações e botões virtuais na tela inicial ou para aplicativos.
          O Google Além que esses dois aparelhos possuem um hardware que não teria uma boa experiência com essas opções liberadas. Mesmo que instale o Google Now Launcher.
          A Nova Launcher permite que se tenha essa batalha translúcida, mas para o Nexus 10 essa opção da Launcher não habilita. No Moto X 1g essa opção está habilitada.
          Foi uma decisão do Google.

      • Sou suspeito pra falar, porque sou usuário da CM desde a CM7. Particularmente, se o aparelho em questão possuiu suporte oficial por parte da ROM (ou seja, tem os arquivos .zip distribuídos pelo get.cm), sempre vale a pena instalar a CM – mesmo que não seja uma versão estável.

  • Chegou a atualização pra mim normal, pro Nexus 4.. Baixa normal, so que quando o celular vai reiniciar e vai na parte de instalar a atualização do sistema, chega na metade da um erro ai tenho q apertar o botão de energia ate q o celular reinicia e volta pro Android 4.4.4 normal e ja fiz isso uma 3 vezes e toda vez da esse erro pra atualizar o Android 5.0

  • Alguem me ajuda ae…

    Já é a terceira vez que baixo a atualização e quando reinicia para atualizar ele vai para a tela de recovery e quando reinicia o aparelho ainda está com android 4.4.4

    Tenho um Nexus 4 que está com root, será esse o problema?

      • Marcos fiz um unroot e mesmo assim não funcionou.

        Faz o download e depois que reinicia ele para na tela do fastboot

        tem alguma ideia como resolvo isso…

        tentei fazer manualmente porem tb não funcionou, na hora de fazer o fastboot com o comando

        fastboot oem unlock da erro…

        Help me plz

        • Geraldo, nunca atualizei um Nexus 4, então não manjo muito desses problemas que podem ocorrer. 🙁

          Você encontra mais informações sobre como realizar esse (e outros processos) no XDA-Developers. O subforum do N4 é bem completo!

          https://forum.xda-developers.com/nexus-4

Assine nossa Newsletter