Conecte-se conosco
Projeto do Google Earth quer conectar pessoas à floresta amazônica

Ciência e Tecnologia

Projeto do Google Earth quer conectar pessoas à floresta amazônica

Modo viajante do Google Earth passa a contar com diversos vídeos, infográficos e depoimentos de quem conhece a amazônia de perto

Projeto do Google Earth quer conectar pessoas à floresta amazônica

É possível conferir uma série de conteúdos, desde vídeos em 360º a infográficos

O modo viajante é um dos recursos mais interessantes do Google Earth, mas até os últimos dias, não contava com histórias brasileiras para mostrar. Esta semana, a gigante das buscas incluiu a Amazônia no recurso que, por meio de vídeos, fotos e documentários, tenta recriar uma viagem guiada dentro do Google Earth – conheça o projeto ‘Eu sou Amazônia‘:

A iniciativa consiste em 11 histórias contadas por especialistas e habitantes da região amazônica. O tour é inteiramente feito por vídeos, os mapas onde as histórias são contadas também receberam atualizações – contam com imagens mais detalhadas e bonitas.

Os conteúdos interativos permitem que quem assiste conheça não só o local descrito no mapa, mas também as pessoas que vivem na região e suas respectivas histórias – segundo o Google, o objetivo é mostrar o impacto da região amazônica no mundo todo, além de, é claro, o impacto do mundo na região amazônica.

A ferramenta conta com uma enorme quantidade de dados sobre cada ponto documentado. É possível, por exemplo, conferir os níveis do desmatamento de acordo com os anos – no estado do Pará, o Google Earth foi capaz de identificar os níveis do desmatamento em 1984, 1995 e 2005. Infelizmente, as clareiras dentro da mata só crescem.

Reservas indígenas

https://www.youtube.com/watch?v=GWpEHZF_gLY

É possível conferir os temas em realidade virtual, basta ter o aplicativo do Google Earth instalado

O recurso, que mais parece ser um super documentário, também traz o foco para as reservas indígenas, que correspondem a até 13% de todo o território brasileiro. É possível assistir o depoimento de várias tribos da região,  povos como os Tembé e os Yawanawá têm muito a contar sobre si e sobre a floresta, principalmente porque, no caso dos Yawanawá, a tribo foi reconhecida mundialmente por usar o Urucum, uma espécie de corante natural, de forma sustentável na produção de cosméticos.

Além de uma viagem virtual, guiada por quem conhece a floresta amazônica como ninguém, o projeto ‘Eu sou Amazônia‘ pretende mostrar que, diferentemente do que muitos brasileiros pensam, todos nós, até mesmo quem está do outro lado do planeta, temos uma relação de dependência mútua com a floresta.

Nem precisamos dizer que a produção de 20% do oxigênio de todo o globo se dá naquela região, não é mesmo? Pois bem, caso você não conheça tais informações, talvez seja recomendável dar uma passadinha no Google Earth e checar o projeto – novamente: não é preciso ter o software instalado para tal, mas a experiência ficará ainda mais interativa utilizando os aplicativos disponíveis para Android ou iOS.

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir