Google Earth te leva para a Lua nos 50 anos da Apollo 11

apollo 11
Em comemoração à primeira caminhada do homem na Lua com a missão Apollo 11, o Google Earth te leva para história da exploração do espaço

Neste mês, a primeira caminhada do homem na Lua (a missão Apollo 11) completa 50 anos. Enquanto nós, pobres mortais, não podemos turistar na Lua (para pegar aquele bronzeado e fazer umas selfies), o jeito é visitar a superfície do grande queijo de modo virtual. Para isso, o Google Earth dá uma ajudinha e oferece uma exploração da Lua para todos os gostos e estilos.

O Google se uniu à NASA para mostrar desde os primórdios da missão Apollo 11 até o momento do lançamento do foguete rumo a um evento que mostrou não só que “o céu não é limite”, como foi a grande vitória dos Estados Unidos sobre a União Soviética na Corrida Espacial. A experiência vai além de uma simples leitura ou fotos: com um aparelho compatível com realidade aumentada é possível ver de perto o módulo que levou os astronautas da Apollo 11 e até transferi-lo para o ambiente que você está para ter uma noção do tamanho.

google earth apollo 11
Conheça toda a história da Apollo 11 com o Google Earth

Para dar início a essa experiência, basta digitar “Apollo 11” na busca do Google (em inglês). Até o final do mês, o passeio virtual deve se tornar ainda mais interessante, visto que poderá ser feito usando o traje de Neil Armstrong, o primeiro homem a caminhar em solo lunar.

apollo 11
Passeio virtual poderá ser feito usando o traje de astronauta (Imagem: oglobo.globo.com)

Ainda, será possível explorar 20 histórias visuais ligadas a Apollo 11 direto da busca do Google, com fotos, vídeos e informações. Há também informações sobre pessoas importantes para que a missão ocorresse. Uma delas é Margaret Hamilton, uma das responsáveis pelo software que permitiu que a Apollo 11 pudesse pousar em segurança e administrar as informações recebidas durante a viagem.

Google Earth e um passeio fora da Terra

Parece piada quando pensamos na tradução do nome do software (Earth = Terra) e que ele está oferecendo uma viagem para a Lua. Porém, a ideia de explorar o espaço é, além de interessante, feita de uma forma curiosa.

No Google Earth Studio, é possível explorar a Lua por meio de uma ferramenta de animação para imagens de satélite e de imagens 3D do Earth. Para quem gosta de fazer vídeos, há a opção de criar animações não só da Lua, mas também de Marte. Basta acessar a página de configurações do projeto ou usar o menu “Mundo”.

Além disso, é possível verificar como a NASA faz a atualização dos locais de lançamento de missões futuras. Um dos desafios que quase ninguém imagina é lidar com o aumento do nível do mar em áreas de lançamento costeiras.

google earth apollo 11
É possível visitar virtualmente as plataformas de lançamento dos foguetes

Google Arts & Culture, Google Fotos e Google Assistente também celebram a data

No Google Arts & Culture, há 40 itens sobre a Apollo 11, dicas de como vestir um traje espacial, técnicas para embalar lanches espaciais para a viagem e mais, muito mais. (Precisamos admitir: são dicas úteis para a vida.)

No Google Fotos, o segredo é pesquisar pelo termo “Lua” (ou usar o emoji de Lua). Assim, é possível ver quais as fotos você já tirou dela. No caso do Google Assistente, é só pedir que ele te conte alguns fatos interessantes sobre o nosso satélite natural.

Homenagens além da Apollo 11

A comemoração não fica restrita só às contribuições de quem possibilitou a primeira caminhada na Lua. 10 exploradores espaciais receberam homenagens e não há só homens na lista, como também mulheres e (pasmem) até mesmo robôs. Os grandes nomes são: Sally Ride, Yuri Gagarin, Neil Armstrong, Kirobo (um robô), Nicolau Copérnico, Carl Sagan, Stephen Hawking, Mae Jemison, Anuradha TK e Peggy Whitson. A viagem é interativa e o Google Earth te leva a diferentes locais do mundo.

Para saber se você está realmente conectado ao mundo da Lua ou com a cabeça no espaço, é possível responder a um teste sobre a exploração espacial. Então, é só apertar os cintos e decolar rumo a essa viagem incrível pelo espaço.

google earth apollo 11
Para mostrar que aprendeu tudo, é só responder ao teste

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: