Conecte-se conosco
Android - Google está criando sistema para backup dos dados dos aplicativos do Android

Android

Google está criando sistema para backup dos dados dos aplicativos do Android

Testes no Android L apresentado no Google IO de 2014 mostram que uma funcionalidade de backup e restore estará disponível nativamente para o Android.

Android 720x540 - Google está criando sistema para backup dos dados dos aplicativos do Android

O pessoal do Android Police estava repassando as novidades apresentadas pelo Google na I/O 2014 e descobriu algumas novidades interessantes. Parece que finalmente teremos um sistema de backup e sincronismo entre dispositivos Android com dados na nuvem, feitos automaticamente e sem depender dos desenvolvedores. Os prints abaixo mostram o funcionamento.

nexusae0 image thumb14 - Google está criando sistema para backup dos dados dos aplicativos do Android

Ao contrário do que muita gente fala, o Android já tem um sistema para backup e restauração de informações dos aplicativos na nuvem. Tenho alguns apps que tem isso implementado e funciona muito bem. Porém, isto depende da implementação por parte dos desenvolvedores. Um problema que não será resolvido é a sincronização e backup de informações entre plataformas, já que boa parte dos games usa o Facebook para isso.

Um problema do processo atual é o usuário não saber quais aplicativos estão fazendo backup, de quais dados e quais dados conseguem ser restaurados. Espero que melhorem essa informação com as mudanças.

A boa notícia é que a funcionalidade está implementada no Google Services, ou seja, estará disponível em todos os aparelhos e como o Services é atualizado pelo próprio Google Play, pode ser chegar às versões mais antigas do Android.

nexusae0 Screenshot 2014 07 08 11 16 01 thumb - Google está criando sistema para backup dos dados dos aplicativos do Android

Continue lendo
Advertisement

Um apaixonado por tecnologia, mas que também adora fugir da cidade e ir pro meio do mato. Amo problemas e procurar soluções! Um pai em tempo integral.

Comentários
Subir