Sony inicia testes de streaming de jogos de ps5 em 4k

Sony inicia testes de streaming de jogos de PS5 em 4K

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O serviço de jogos por streaming do PS5 iniciou sua beta com testes de jogos em alta resolução para jogadores premium

Com um passo ousado em direção ao futuro, a Sony anunciou o aguardado início dos testes de streaming de jogos de PS5. Nesta nova era de experiências interativas, os jogadores poderão explorar um vasto mundo de possibilidades sem a necessidade de downloads demorados ou instalações complexas. Combinando a potência de seu console de última geração com a conveniência do streaming, a Sony está cada vez mais correndo atrás do tempo perdido sem investir em nuvem para disputar em mesmo nível contra o Xbox Game Pass, que é um serviço consolidado durante os últimos anos.

A chegada dos jogos de PS5 via nuvem

Tela do playstation 5 de usuário que apresentou a nova opção de streaming de jogos
Nova opção de streaming de jogos surgiu no PlayStation 5 de alguns jogadores selecionados para o teste. (Imagem: Reprodução/ArashiGames via ResetEra)

Em junho deste ano a Sony anunciou que havia a intenção de trazer jogos via nuvem para o PlayStation 5, assim como é feito pelo Xbox Game Pass Ultimate com o Xbox Cloud Gaming e aparentemente esta promessa está aos poucos se tornando realidade. A versão beta, que parece estar sendo disponibilizada de forma aleatória para usuários da PSN, possibilita que os jogadores realizem o streaming de determinados jogos diretamente da nuvem para seus consoles. Este serviço será incorporado ao PlayStation Plus Premium assim que for lançado oficialmente.

A gerente de relações públicas da Sony, Mary Taing, informou que a empresa não possui detalhes adicionais para divulgar para a imprensa. Logo, não saberemos se este serviço estará disponível qualquer lugar para jogar, assim como ocorre com o Xbox Cloud Gaming, onde é possível jogar jogos de Xbox pela nuvem em seu computador ou smartphone, apenas tendo acesso a internet e instalando o aplicativo do Game Pass. Até o momento, os testes têm ocorrido exclusivamente em consoles PlayStation 5 de jogadores aleatórios que foram selecionados para experimentar a novidade.

No popular fórum de jogos ResetEra, alguns usuários que foram escolhidos para a beta reportaram que é possível escolher entre resolução de 720p, 1080p, 1440p e até 2160p (4K), dependendo da velocidade da internet da sua região. Não está completamente esclarecido se essa resolução também abrange a taxa de quadros por segundo, que normalmente é fixada em 60 frames por segundo transmitidos pela internet a cada segundo. Teoricamente, o PS5 tem capacidade para suportar até 120 fps, o que poderia aumentar ainda mais a exigência na largura de banda da internet durante a jogabilidade.

Além disso, foi dito pelos jogadores que os jogos fazem loading automático dos saves realizados na nuvem, ou seja, caso você tenha jogado God of War até certo ponto e salvado seu progresso na nuvem, se você tentar jogar este mesmo jogo nesse novo serviço, continuará do ponto de onde parou anteriormente. Enquanto os salvamentos na nuvem possam parecer uma característica padrão, isso nem sempre foi o caso pois nas primeiras versões do serviço de jogos em nuvem PlayStation Now da Sony, não havia uma maneira inicial de importar saves de jogos do seu PlayStation 3.

God of war ragnarok rodando via streaming em um playstation 5
Usuários reportam que os jogos estão rodando em qualidade altíssima com ótima definição e promete boas experiências para o futuro. (Imagem: Reprodução/ArashiGames via ResetEra)

Outro ponto ainda não elucidado pela empresa, não é possível determinar se a resolução máxima de 4K se refere a resolução de renderização, o que impacta diretamente nos gráficos do gameplay, ou se estende-se como a resolução de streaming da imagem. O que difere essas resoluções é que a primeira promete aumentar a qualidade do jogo, enquanto a segunda pode ajudar na qualidade da transmissão via cloud da imagem.

É necessário comprimir as imagens consideravelmente para que sejam transmitidas rapidamente pela internet a 60 quadros por segundo ou mais. Essa compressão frequentemente resulta em uma espécie de embaçamento indesejado sobre o que, em condições normais, seria um jogo perfeitamente jogável. Transmitir em resolução 4K auxilia a resolver esse problema, mesmo para aqueles que não possuem uma tela com essa qualidade.

Segundo o usuário ArashiGames, no ResetEra, alguns dos jogos que estão disponíveis no teste são: God of War: Ragnarok, Horizon Forbidden West, Fortnite, Fall Guys, Destiny 2, Returnal, Demon’s Souls, Death Stranding, Sackboy A Big Adventure, Destruction All Stars e Fall Guys, além de demos de Resident Evil Village e Demon Slayer.

Por último, a Sony ainda não anunciou se a chegada do serviço de streaming de jogos via nuvem possui alguma relação com o seu novo console portátil que foi anunciado recentemente em uma PlayStation Showcase, o PlayStation Q.

As vantagens e desvantagens de jogos por streaming no PlayStation 5

O streaming de jogos chegando para o PlayStation 5 representa uma mudança significativa na forma como os jogadores podem acessar e desfrutar de seus títulos favoritos. Uma das principais vantagens desse modelo é a acessibilidade. Ele permite que jogadores com hardware menos potente experimentem jogos de alta qualidade, eliminando a necessidade de investir em um equipamento caro. Além disso, o streaming oferece a conveniência de não precisar baixar ou instalar jogos, economizando tempo e espaço de armazenamento.

Sony inicia testes de streaming de jogos de ps5 em 4k. O serviço de jogos por streaming do ps5 iniciou sua beta com testes de jogos em alta resolução para jogadores premium
Jogos de PS5 via nuvem podem ser um passo importante da Sony para bater de frente com o Xbox Game Pass. (Imagem: Reprodução/Guerrilla Games)

No entanto, o streaming de jogos também apresenta desafios notáveis. A dependência de uma conexão à internet robusta é uma das principais desvantagens. Jogar por streaming requer uma conexão estável e rápida para evitar atrasos e interrupções, o que pode ser um obstáculo para áreas com conexões de internet deficientes. Além disso, a qualidade visual e a taxa de quadros podem ser comprometidas, especialmente em comparação com jogos locais, o que pode afetar a experiência do jogador.

Outro ponto a considerar são as questões de propriedade e disponibilidade. Quando se joga por streaming, os jogadores não possuem cópias físicas ou digitais dos jogos, tornando-os dependentes da plataforma de streaming. Se o serviço for interrompido ou o jogo for removido da biblioteca, os jogadores podem perder o acesso ao título que adquiriram. Além disso, os custos mensais associados aos serviços de streaming podem se acumular ao longo do tempo, tornando-o potencialmente mais caro do que a compra tradicional de jogos.

Em conclusão, o streaming de jogos oferece uma série de vantagens, como acessibilidade e conveniência, mas também apresenta desafios, incluindo a dependência de uma conexão à internet de qualidade, questões de qualidade visual e propriedade. Cada jogador deve pesar cuidadosamente esses prós e contras para determinar se o streaming de jogos é a melhor opção para suas necessidades e preferências individuais.

Fonte: ResetEra e The Verge.

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Revisado por Glauco Vital em 8/8/23.

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