Google Kids Space reúne todos os recursos familiares do Google para tablets

Google Kids Space reúne todos os recursos familiares do Google para tablets
Iniciativa busca criar um ambiente seguro e de incentivo ao aprendizado infantil: Google Kids Space está disponível apenas em tablets da Lenovo, mas chegará a outros aparelhos nas próximas semanas
Anúncio
Google Kids Space reúne todos os recursos familiares do Google para tablets

O Google anunciou, por meio de seu blog oficial, a criação do “Google Kids Space”, uma iniciativa que reúne todas as soluções familiares da empresa em um só lugar, cujo objetivo é criar um espaço dedicado à diversão e educação sadias para crianças. A novidade se faz disponível a partir de hoje, 31 — especificamente direcionada a tablets com sistema operacional Android.

Via de regra, as soluções familiares do Google, embora vastas e variadas, sempre foram oferecidas como um produto isolado: o Family Link, que permite a pais e guardiões o monitoramento de navegação e uso de aplicações pelas crianças; era oferecido separadamente da aba “Kids” da Play Store, onde aplicações “pré-aprovadas por professores” são disponibilizadas.

Solução do Google reúne todas as aplicações e interfaces familiares em um só lugar, aprimorando a oferta de material para crianças (Imagem: Divulgação/Google)
Solução do Google reúne todas as aplicações e interfaces familiares em um só lugar, aprimorando a oferta de material para crianças (Imagem: Divulgação/Google)

Com o Google Kids Space, a empresa de Mountain View, Califórnia não apenas junta tudo isso em um só lugar, mas expande a entrega de suas ofertas, posicionando a criança no centro da interatividade, disponibilizando livros digitais, aplicações infantis e até um toque leve de “gamificação” à experiência.

“Os pais nos relataram que estão constantemente brigando com o impacto da tecnologia na vida de seus filhos, e que isso é especialmente verdadeiro para muitas famílias que estão dedicando mais tempo ao lar. Porém, as crianças são exploradoras por natureza e, quando elas têm acesso a conteúdos grandiosos, esta pode ser uma experiência mágica — elas podem ler sobre seus dinossauros favoritos, assistir a vídeos ensinando como assar um doce ou descobrir novos hobbies.”

Mindy Brooks, Diretora de UX para Crianças e Famílias no Google

Como funciona o Google Kids Space

O lançamento do Google basicamente permite que você estabeleça parâmetros mais seguros ao uso da tecnologia por seus infantes. Ao acessar a página dedicada e logar-se com uma conta da empresa (ou seja, qualquer endereço “@gmail.com”), você pode estabelecer uma série de interesses que você conheça da criança, recebendo de retorno uma série de conteúdos pertinentes — e aprovados por acadêmicos — ao que você escolheu.

O interessante é que toda a experiência parece ser dividida entre “Ler”, “Jogar” e “Assistir”, criando um ambiente multimídia que seja mais interessante à criança.

“Nós trabalhamos com as maiores editoras a fim de tornar gratuitos os livros infantis mais populares, e hoje temos mais de 400 livros de graça somente nos EUA. Nas abas ‘Assistir’ e ‘Jogar’, seus filhos podem ver vídeos criativos e divertidos do YouTube Kids, que engajam e encorajam atividades físicas e offline. E se você ainda busca uma customização maior, os pais e guardiões podem baixar conteúdos adicionais diretamente da Play Store”

Mindy Brooks, Diretora de UX para Crianças e Famílias no Google

A fim de adicionar um aspecto mais divertido aos pequenos, o Google Kids Space ainda permite que a criança crie um avatar dela própria. Esse modelo virtual ficará posicionado ao lado de um menu contendo várias opções de interação, categorizados conforme os interesses selecionados previamente, tais como fatos educacionais, piadas, listas de reprodução de vídeo (video playlist) e afins. Toda a interface é vibrante, com cores bem chamativas, a fim de ser mais atraente para o público infantil.

Google Kids Space: nova interface do Google ajuda na disponibilização para o público infantil (Imagem: Divulgação/Google)
Google Kids Space: nova interface do Google ajuda na disponibilização para o público infantil (Imagem: Divulgação/Google)

Infelizmente, ainda não se sabe da disponibilidade do Google Kids Space no Brasil: o endereço direto (families.google.com/kidsspace) cai em uma página que aponta para o “erro 404”, que no jargão tecnológico significa “Página não Encontrada”. Conhecendo o histórico do Google, porém, não deve demorar muito para que a novidade seja localizada para outros idiomas.

Por ora, o Google Kids Space está disponível apenas para tablets da Lenovo, cortesia de uma parceria entre as empresas e que contempla até mesmo o novo Smart Tab M10 HD de segunda geração, mas o Google assegura que novos aparelhos Android ganharão compatibilidade “logo”.

Fonte: Google

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter