Versão final do android 12 é lançada

Google lança versão final do Android 12 para desenvolvedores

Avatar of tiago rodrigues
Versão final do Android 12 estará disponível para os Google Pixel nas próximas semanas

Ontem (05), em seu blog oficial, o Google lançou a versão final do Android 12 para desenvolvedores — também conhecido como versão Open Source ou AOSP (Android Open Source Project, Projeto de Fonte Aberta do Android, em tradução livre).

A Google também agradece o feedback das mais de 225 mil pessoas que testaram a beta do Android 12 em smartphones Pixel e puderam reportar quase 50 mil problemas que ajudaram a aprimorar o sistema. Além disso, nos dias 27 e 28 de outubro o Android 12 terá muito mais detalhes revelados no evento Android Dev Summit.

Quais smartphones já podem instalar o Android 12?

Atualmente temos apenas as versões beta disponíveis para instalação e em dispositivos selecionados. As marcas parceiras da Google são as seguintes:

  • ASUS – Zenfone 8
  • OnePlus – 9 e 9 Pro
  • Oppo
  • Realme – GT 5g
  • Sharp – Aquos 5G
  • Tecno – Camon 17
  • TCL – 20 Pro
  • VIVO – iQOO 7Legend
  • Xiaomi – Mi 11, Mi 11 Ultra, Mi 11i e Mi 11X Pro
  • ZTE – Axon 30 Ultra 5G

É importante ressaltar que se você tem algum desses modelos e ainda não recebeu nenhum tipo de atualização é pelo fato de serem beta. Nesse caso o próprio usuário precisa entrar nos sites das marcas e instalar a atualização por conta própria. Na maioria dos aparelhos você vai precisar fazer o procedimento semelhante ao root, mas em alguns casos poderá baixar a atualização diretamente pelo aparelho.

Quais aparelhos receberão a versão final do Android 12 ainda em 2021?

Já a versão final do Android 12 lançada hoje é uma história um pouquinho diferente. Os primeiros aparelhos a receberem a atualização serão os Google Pixel nas próximas semanas. Os modelos são o Pixel 5, Pixel 4a, Pixel 4a 5G, Pixel 4, Pixel 3a, Pixel 3a XL, Pixel 3 e Pixel 3 XL.

No caso de outras marcas como Samsung, OnePlus, Oppo, Realme, Tecno, Vivo e Xiaomi devem ser contemplados com a versão final até o final do ano, segundo a Google. Outras marcas ainda podem confirmar uma atualização até o final do ano, mas até o momento.

Quais as novidades da versão final do Android 12?

A nova versão do sistema operacional da Google traz diversas melhorias e aperfeiçoamentos que vem sendo aplicados desde versões mais antigas do Android. Na questão visual temos apenas uma otimização de algo que já estava bonito e eficiente, mas em outros quesitos temos muitas novidades. 

Muitas dessas novidades reveladas hoje são coisas muito interessantes para quem é desenvolvedor, facilitando a vida de quem cria os apps para o Android, os deixando mais bonito e prático de usar. Irei destacar as que forem mais fácil de você, não desenvolvedor poder entender do que se trata também.

Design

Conheça os detalhes da versão final do android 12
Os novos Widgets do Android 12

Material You

O Android 12 introduz uma nova linguagem de design chamada Material You, permitindo a criação de apps mais bonitos e personalizados. Para os desenvolvedores, uma versão alfa dos componentes do Material Design está disponível.

Widgets redesenhados

Os widgets ganharam uma nova cara na versão final do Android 12, deixando os mesmos mais úteis, bonitos e interessantes. Novas funções de controle interativas, layout responsivo para qualquer dispositivo e cores dinâmicas para um visual personalizado foram algumas das adições.

Novo efeito “Splash Screens”

Abrir os apps no Android 12 trará uma novidade interessante. Diferente do que conhecemos atualmente, na nova versão, ao invés de uma imagem estática, teremos uma animação com a imagem dos apps.

Performance

De acordo com a Google, o novo Android está mais rápido e eficiente, pois reduziram o tempo de CPU usada pelos serviços do sistema em 22%. Além disso, a abertura de apps foi otimizada para abrirem mais rápido

Notificações mais responsivas

O novo sistema de notificações do Android 12 reduz a latência de apps abertos por uma notificação. Um exemplo dado pela Google é o Google Fotos que passou a abrir 34% mais rápido na nova versão.

Aprendizado de máquina mais rápido

Com o Android 12 você terá melhor aproveitamento do machine learning, fazendo com que você tenha sempre a melhor performance através da API de Redes Neurais. Os drivers para funcionamento do serviço também estarão atualizáveis por meio do Google Play Services, para você ter os melhores e mais recentes drivers.

Privacidade

Novo sistema de localização do android 12
Novas permissões de localização do Android 12 trarão mais transparência ao usuário

Painel de Privacidade

Um novo painel nas configurações, voltado para a privacidade foi adicionado no Android 12, permitindo que os usuários saibam quando os apps acessam o microfone, localização, câmera e outras permissões em detalhes.

Localização aproximada

Com essa nova opção, o usuário poderá decidir quando os apps terão acesso a sua localização precisa ou apenas aproximada, garantindo assim mais transparência e segurança.

Indicadores de câmera e microfone

Um novo indicador na barra de notificações irá mostrar quando os apps estão utilizando o seu microfone ou câmera. Esse tipo de coisa já acontece no iOS há algum tempo, mas é bem interessante que enfim tenha chegado ao Android.

Permissões de dispositivos próximos

Os apps agora poderão utilizar novas permissões para procurar e parear dispositivos próximos sem a necessidade de ativar a permissão de localização.

Ferramentas de experiência de usuário aprimoradas

Android 12 terá efeitos de desfoque no sistema
O sistema poderá ter desfoque em vários apps

Suporte para telas com bordas arredondadas

Muitos aparelhos mais novos utilizam telas com os cantos arredondados. Para uma melhor experiência, o Android 12 permitirá que os desenvolvedores utilizem novas APIs para arrumar os detalhes de acordo com a necessidade de cada aparelho.

Suporte para imagens em AVIF

O Android 12 adiciona suporte para o formato de imagem AV1 (AVIF). Esse novo formato tira vantagem de conteúdos codificados da compressão dos vídeos de modo a melhorar dramaticamente a qualidade sem aumentar o tamanho do arquivo quando comparado com formatos passados, como JPEG.

Transcodificação de mídia compatível

Com o Android 12 teremos um novo recurso que permite que apps de captura de vídeos usem uma codificação mais recente e com armazenamento mais econômico para os vídeos gravados e ainda manter a compatibilidade com outros apps.

Efeito de fundo borrado

O efeito de desfoque estará mais presente na nova versão do Android. De acordo com a vontade dos desenvolvedores, as novas APIs permitem agora que esses efeitos visuais sejam aplicados com certa facilidade.

Android 12 nos games

O Android 12 também trouxe novas APIs voltadas para os games para permitir que os desenvolvedores aumentem o desempenho dos seus games através do software, deixando o usuário escolher o seu tipo de perfil, como, por exemplo, mais duração de bateria ou então mais FPS nos jogos.

O Android 12 ainda tem muitas novidades que só poderão ser testadas de fato quando ele enfim for lançado. Aqui no Brasil ainda não temos o Google Pixel de forma oficial, então nos resta aguardar as outras marcas receberem a atualização.

Você está ansioso pela nova versão do Android? Ou prefere o iOS? Aqui no Showmetech você acompanha todas as novidades de ambos os sistemas. Além disso, você viu que o Facebook deixou de lucrar 14 mil reais por segundo durante o apagão das redes?

https://www.showmetech.com.br/facebook-deixa-de-lucrar-14-mil-por-segundo/

Fonte: Google

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
9
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados