Google Maps comemora 15 anos com novidades

Google Maps New Logo
O Google Maps recebe um novo ícone, recursos de transporte público e muito mais para o aniversário de 15 anos. Confira

Hoje celebra-se o 15º aniversário do Google Maps, um serviço que atualmente é usado por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. A popularidade do Google Maps é justificada, sem dúvida, ao grande trabalho feito pela companhia – o Google mapeou mais de 200 milhões de lugares (6,5 bilhões dos quais os usuários marcaram) em 220 países até o momento e adiciona mais de 20 milhões de fotos, críticas e classificações dos usuários todos os dias.

Mas seus feitos não param por aí. O Google Earth, que trouxe visualizações 3D do planeta para o desktop no início dos anos 2000, agora possui mais de 36 milhões de quilômetros quadrados de imagens. Para não ficar atrás, as mais de 170 bilhões de imagens panorâmicas do Street View cobrem mais de 16 milhões de quilômetros. O Local Guides, uma comunidade de usuários do Google Maps que contribuem comavaliações e críticas, tem mais de 120 milhões de membros.

O Maps inclui informações de acessibilidade (como entradas e banheiros para cadeiras de rodas) em mais de 50 milhões de lugares em todo o mundo. E mais de 5 milhões de sites e aplicativos usam o Google Maps todas as semanas, atravésum conjunto de APIs e SDK que permitem que os desenvolvedores integrem o Maps a seus aplicativos.

Em comemoração ao marco, o Google anunciou hoje novos recursos para o Google Maps na Web e em dispositivos móveis (especificamente Android e iOS). Também entregou atualizações no Live View, o serviço de direção passo a passo lançado no verão de 2019 e na exibição de transporte público do Maps.

Google Maps celebra seu aniversário com um novo ícone

O Google Maps celebra seus 15 anos com um novo ícone totalmente repaginado, que talvez seja a cereja do bolo dos anúncios de hoje. A partir de agora, o atalho visual para o Google Maps no celular e Web exibirá um pin multicolorido que representa a mudança orgânica que o Google fez de, não simplesmente levá-lo ao seu destino para também ajudá-lo a descobrir novos lugares e experiências.

Além disso, para comemorar o seu aniversário de 15 anos, que é tão significativo, os motoristas que navegam com o Google Maps vão poder conferir também um ícone de carro com tema de festa, por tempo limitado.

Novas abas

Uma nova interface baseada em guias começará a ser lançada no Google Maps no Android e iOS a partir desta semana, organizada em cinco categorias: Explorar, Dia a Dia, Salvos, Contribuir e Novidades. Todas as novas abas trazem atualizações importantes com foco na mobilidade e especialmente conforto.

Google Maps comemora 15 anos com novidades

Quer achar um lugar próximo para almoçar ou ouvir música ao vivo? A nova aba Explorar talvez seja para você. Com ela, é possível ter acesso a informações, classificações e opiniões de usuários sobre 200 milhões de lugares no mundo todo. Já com a aba Dia a Dia, o usuário tem certeza de que pegou o melhor caminho. Marque seu percurso diário de casa para o trabalho receba informações em tempo real sobre o trânsito, a duração do percurso e sugestões de rotas alternativas.

As novas abas do Google Maps trazem recursos que melhoram a experiência do usuário
As novas abas do Google Maps trazem recursos que melhoram a experiência do usuário

Agora, é possivel encontrar e organizar os locals salvos numa única pagina. A aba Salvos permite ver as escolhas do proprio usuário, encontrar lugares, organizar uma viagem e até compartilhar recomendações de locais onde esteve. A aba Contribuir, tem um olhar para prestação de serviço para a comunidade. Nessa nova aba, pode-se contribuir com detalhes sobre ruas e endereços, pontos que faltam no mapa, comentários sobre estabelecimentos comerciais e fotos.

A aba Novidades oferece um feed de lugares imperdiveis ou que estão em alta, criado com base em informações de conhecedores da área ou de publicações respeitadas.

Informações de transito

A partir de março, para algumas agências de transporte municipal em regiões selecionadas em todo o mundo, o Google Maps vai mostrar informações sobre o transporte público – como rotas de ônibus, trem e metrô – com base nas informações fornecidas por outros passageiros.

Por exemplo, o Google Maps vai ser capaz de dizer se os usuários sentiram que a temperatura de uma viagem estava mais fria ou mais quente, e que linhas de transporte possuem assistência e entradas acessíveis, bem como quais linhas têm assentos e botões de parada acessíveis ou LEDs de alta visibilidade.

Além disso, o aplicativo vai destacar as opções de trânsito com seções ou vagões designados para mulheres e segurança a bordo (como câmeras de segurança, guardas e linhas de apoio). E no Japão, ainda será possível escolher rotas com base no número de vagões para aumentar sua chances de conseguir um assento.

Google Maps comemora 15 anos com novidades

Esses novos atributos são cortesia de curtas pesquisas distribuídas pelo Google Maps, e são apenas as informações mais recentes que o Google optou por disponibilizar em massa aos seus usuários. Em junho, a empresa anunciou que lançaria “previsões de lotação” em cerca de 200 cidades em todo o mundo, seguindo recursos que aproveitam dados passivamente de dispositivos Android com “histórico de localização” ativado em seus telefones. Com isso, o Google Maps pode prever o quão ocupado o estacionamento estará no seu destino e mostra os horários de chegada ao vivo dos ônibus a partir de dados fornecidos pelas agências locais.

Google Maps comemora 15 anos com novidades

Obviamente, o crowdsourcing tem suas desvantagens. No ano passado, um relatório do Wall Street Journal concluiu que existem milhões de listagens falsas no Google Maps, que foram removidas pela equipe de moderação do Maps.

Em resposta a essa e a outras controvérsias relacionadas ao conteúdo enviado pelo usuário, em vários pontos o Google fechou as ferramentas de edição de mapas públicos e introduziu novos recursos de moderação do Google Maps.

Novos passos para o Live View

No ano passado, o Google apresentou o Live View com o principal objetivo em ajudar o usuário a decidir rapidamente o caminho a seguir ao iniciar uma rota a pé com o Google Maps. Ao combinar imagens do mundo real do Street View, machine learning e sensores do smartphone, o Live View no Google Maps mostra seus arredores com as direções sobrepostas em realidade aumentada.

Google Maps comemora 15 anos com novidades

Nos próximos meses, o foco vai ser o Live View e sua expansão. Vão ocorrer testes de novos recursos, começando com uma melhor assistência sempre que você estiver procurando por um lugar, em que poderá ver rapidamente a qual distância e direção você está.

Fonte: Google

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter