Google pixel 6

Resumão: tudo que o Google apresentou hoje (Pixel 6, Pixel 6 Pro)

Avatar of victor pacheco
Hoje foi dia do Google apresentar seus novos smartphones com processador próprio. Conheça detalhes do Google Pixel 6 e Google Pixel 6 Pro

Depois de muito tempo, conhecemos o Google Pixel 6 e Google Pixel 6 Pro, novos lançamentos do Google para o mercado de smartphones. A conferência de anúncio aconteceu hoje e mais uma vez, a maior funcionalidade dos modelos é sua câmera que entrega ótimas imagens por meio da fotografia computacional. Mas não ficamos sabendo apenas sobre os smartphones do Google hoje. Outro rumor que se confirmou foi a data de lançamento do Android 12 para o grande público, onde como esperado, donos de smartphones do Google irão receber a nova versão do sistema operacional, como sempre aconteceu. Confira todos os anúncios do evento de hoje que aconteceu de forma virtual devido às regras de segurança contra a COVID-19.

Processador Google Tensor

Quando o Google anunciou que estaria desenvolvendo seu próprio processador para o lançamento do Pixel 6 e Pixel 6 Pro, muitas pessoas ficaram surpresas. Mas ao mesmo tempo, isso era esperado, uma vez que fabricantes como Apple e Samsung estão indo por este caminho por dois motivos. O primeiro está relacionado ao custo de produção. O segundo é conectado com o mar de possibilidades que se abre quando uma mesma empresa desenvolve o sistema operacional e o processador de um smartphone.

Com isso em mente, foi anunciado hoje que o Google Tensor conta com uma arquitetura de 5 nanômetros, assim como é octa-core. Falando mais sobre isso, estes são os núcleos que o processador possui:

  • 2 núcleos de 2,80GHz;
  • 2 núcleos de 2,25GHz;
  • 4 núcleos de 1,80GHz.
Google tensor
Resumão: tudo que o Google apresentou hoje (Pixel 6, Pixel 6 Pro)

Também se sabe que o mesmo processador estará dentro do Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro, não havendo diferenças de performance entre os modelos. Mas os recursos de inteligência artificial estarão presentes, onde o Google Assistente agora “mora” dentro do processador. Na prática, isso significa que não será mais necessário realizar uma consulta nos servidores da empresa para que você tenha uma resposta sobre o que procura.

Outra novidade citada é que o novo processador também compreender diversos idiomas para que pessoas de todo o Mundo possa ter acesso às funcionalidades. A empresa também citou que graças ao Google Tensor, o Google Pixel 6 é o celular mais seguro já fabricado pela empresa. Isso também foi possível graças um outro novo chip focado apenas para segurança, que levou o nome de Titan M2. Privacidade e ações para evitar ataques de hackers também foram citadas como um ponto importante, onde o Google afirmou que os compradores de seu novo celular terão acesso a 5 anos de atualizações de segurança.

O quão rápido é o Google Tensor?

Em relação ao Google Pixel 5, que chegou ao mercado em outubro de 2020, foi citado que um ganho importante aconteceu com o Pixel 6, isso sempre impulsionado pelo processador desenvolvido pela empresa. Sobre a performance de desempenho, o novo celular apresentado hoje consegue ser 80% mais rápido em relação ao lançamento de 2020.

Google pixel 6 desempenho
Comparação de desempenho entre os Pixel 5 e 6: à esquerda, em CPU, e à direita, em GPU

Também há ganhos na performance gráfica, que com certeza que foi um dos pontos que devem fazer o novo smartphone do Google como uma potência para competir com celulares com chipset Qualcomm Snapdragon 888. Quando temos o Pixel 5, que possui um Snapdragon 765G 5G com sete nanômetros, e o Pixel 6 com o Google Tensor, há um ganho de 370% na GPU (onde temos um chip com 20 núcleos).

Tradução em tempo real e segurança em primeiro lugar

O Google está focado em oferecer uma conversação entre pessoas que falam diferentes idiomas, então uma das novidades de seu novo processador é que o mesmo pode fazer uma tradução em tempo real. Com isso, você pode falar com pessoas fluentes em até 37 idiomas, incluindo inglês, russo e muito mais.

Tal novidade que levou o nome de Reconhecimento Automático de Fala e permite que isso seja usado fora dos aplicativos do Google, estando disponível no WhatsApp, Facebook Messenger, SMS, Twitter e várias outras plataformas. Também será possível usar isso em gravadores de voz durante horas, assim como placas em outros idiomas podem ser traduzidas assim que você aponta a câmera.

Google pixel 6 tradutor
Resumão: tudo que o Google apresentou hoje (Pixel 6, Pixel 6 Pro)

Outro ponto citado durante o evento do Google foi a segurança do processador, que possui um sistema operacional com diversas camadas de segurança. Por meio do chip de segurança que levou o nome de Titan M2, a empresa citou que o Pixel 6 é o telefone mais seguro já lançado por uma empresa.

Acontece que o mesmo foi testado em diversas situações, sendo “eficaz até mesmo a ataques como análise eletromagnética, ataque de falha de tensão e até ao Laser Fault Injection (LFI) [tipo de ataque sofisticado que afeta sistemas eletrônicos]”, afirmou a empresa.

Google pixel 6 processador
Resumão: tudo que o Google apresentou hoje (Pixel 6, Pixel 6 Pro)

Outra funcionalidade interessante é por meio de um sinal no topo da tela, você consegue saber se um aplicativo tem acesso à sua câmera e microfone. Em dois simples toques, também é possível bloquear o acesso a estes componentes, por mais que você tenha autorizado isso previamente. Dessa forma, se estiver em uma reunião confidencial, basta deixar tudo bloqueado. O mesmo chip Google Tensor também conta com uma seção apenas para aprendizado de máquina, onde você consegue ter o uso aprimorado com o passar do tempo desde que comprou o Google Pixel 6.

Google Pixel 6 e 6 Pro

Como grandes destaques do evento, agora conhecemos os novos smartphones do Google de forma oficial, depois de uma série de lançamentos e prévias que foram postadas pela própria empresa. Confira todos os detalhes revelados hoje no evento do Google

Tela do Pixel 6 e 6 Pro

Falando sobre a versão “tradicional”, o Pixel 6 conta com um display de 6,4 polegadas, com uma taxa de atualização que chega a 90Hz. A estratégia adotada pelo Google com este lançamento é permitir que clientes que usam aparelhos intermediários tenham acesso a configurações de qualidade sem precisar pagar muito por isso. A resolução da tela do Pixel 6 é Full HD+, de 1080 x 2340 pixels, com densidade de 403 PPI.

Google pixel 6
Resumão: tudo que o Google apresentou hoje (Pixel 6, Pixel 6 Pro)

Já no Pixel 6 Pro, foi anunciado hoje no evento do Google que a tela da versão aprimorada do novo smartphone possui 6,71 polegadas, com taxa de atualização que chega a 120Hz. Em ambas as opções, o Google colocou um painel OLED, com a resolução do Pixel 6 Pro sendo de 1140 x 3120 pixels e densidade de pixels de 512 PPI.

Além de entregar cores mais vivas, tudo fica ainda melhor com o Material You, uma funcionalidade do Android 12 que adapta os tons do smartphone de acordo com papel de parede da tela inicial. Dessa forma, o Google espera agradar dois tipos de publico: quem prefere uma tela um tanto compacta e quem prefere uma tela maior, com uma maior taxa de atualização.

Google pixel 6 pro
Hoje foi dia do Google apresentar seus novos smartphones com processador próprio e taxa de atualização que pode chegar a 10Hz com foco em economia de energia

Focado em oferecer um maior tempo fora da tomada, também foi citado que tanto o Google Pixel 6 e 6 Pro possuem um sistema que não apenas adapta a taxa de atualização com que está sendo exibido, mas também pode chegar a até 10Hz para que a bateria seja salva.

Design do Pixel 6 e 6 Pro

Um dos maiores pontos que o Google tem investido é a grande quantidade de opções de cores que o Google Pixel 6 e 6 Pro terá, assim que chegar ao mercado. Mas antes disso, vamos falar sobre os detalhes de cada um dos modelos. O Pixel 6 possui um corpo em alumínio reciclado, medindo 160,4 x 75,1 x 8,2 mm. As cores disponíveis para esta opção são: pink, verde e preto.

Google pixel 6
Resumão: tudo que o Google apresentou hoje (Pixel 6, Pixel 6 Pro)

Como esperado, a versão alumínio é maior: o Pixel 6 Pro será vendido com medidas de 163,9 x 75,8 x 8,9mm com corpo também em alumínio reciclado e com outras três cores: preto (que está sendo chamado pela empresa de carbon), dourado (amarelo) e branco. Os dois modelos não contam com entrada para fone de ouvido, o que significa que não será possível ouvir música enquanto você estiver carregando um dos Google Pixel 6. O relevo na traseira dos modelos é de 11,5mm.

Google pixel 6
Resumão: tudo que o Google apresentou hoje (Pixel 6, Pixel 6 Pro)

Além disso, também se sabe que o smartphone do Google possui resistência a água (IP68, podendo ficar até 30 minutos em 1,5m) e à poeira. A proteção da tela fica por conta do Corning Gorilla Glass Victus, o que deve ajudar na durabilidade e claro, evitar que o produto deixe de funcionar em caso de quedas ou acidentes. Há um leitor de impressão digital sobre a tela.

Câmeras

Como grande ponto de destaque de toda a linha Pixel, as câmeras receberam novos modos e funcionalidades que foram possíveis devido ao Google Tensor. Há uma diferença entre os modelos apresentados hoje: enquanto o Google Pixel 6 possui um conjunto traseiro de duas lentes de 50 MP e 12 MP, o Pixel 6 Pro possui três lentes, também na traseira, sendo elas: uma grande angular de 50 MP, uma telefoto de 48 MP e mais uma ultra grande angular de 12 MP.

Google pixel 6 pro
Resumão: tudo que o Google apresentou hoje (Pixel 6, Pixel 6 Pro)

Entrando na captura de vídeo, ambos gravam em 4K com 30 ou 60 frames por segundo. O mesmo vale para registros em 1080p a 30/60/120/240fps. A câmera frontal é a mesma nos dois celulares apresentados hoje no evento do Google: uma lente de 12 MP para selfies e videochamadas. Também há um sensor de Zoom de até 4x na traseira. Há um flash LED apenas na traseira dos novos Google Pixel 6, onde a iluminação em selfies fica por conta de um recurso especial.

Google pixel 6
Resumão: tudo que o Google apresentou hoje (Pixel 6, Pixel 6 Pro)

Além disso, os dois modelos apresentados hoje também contam com um novo sensor de 1/1,3 polegadas que consegue captar 150% mais luz em relação ao smartphone do Google que chegou ao mercado em 2020. A empresa citou que ao mesmo tempo, todos os compradores dos novos modelos Google Pixel 6 podem ter fotos com ainda mais detalhes e cada vez mais vivas. Isso unificado aos recursos de fotografia computacional.

Recursos especiais da câmera do Google Pixel 6

Um dos pontos mais importantes pelo qual os modelos fabricados pelo Google se destacou foram suas funcionalidades de fotografia computacional, onde ótimas imagens são entregues por meio de um trabalho realizado pelo processador. Agora com o Google Tensor, o mar de possibilidade fica ainda maior. Veja o que é possível fazer com os smartphones.

Super Res Zoom

Exclusivo do Google Pixel 6 Pro, este recurso é focado em oferecer zoom sem que a qualidade seja deixada de lado, a funcionalidade que é uma marca registrada da linha agora está aprimorada. Na prática, é possível usar a lente telefoto do aparelho que é vendido por um valor maior para que a melhor captura seja realizada. Veja o antes e depois:

Efeito super res zoom
Efeito de vídeo é exclusivo do Google Pixel 6 Pro

As duas melhores lentes do produto agora são utilizadas ao mesmo tempo para que em tempo real, um melhor vídeo, com cores mais vivas e próximas ao olho humano, seja entregue. O processador Google Tensor foi essencial para que esta funcionalidade fosse entregue aos clientes, já que o chipset consegue identificar os tons de cores e entregar uma obra final com a melhor qualidade possível.

Real Tone

Alinhando com assuntos sociais, agora o Google permite que seus clientes façam o ajuste dos tons de branco de uma foto sem que uma pele negra sofra mudanças drásticas. A entrega de tal recurso foi possível por meio de um treinamento dos modelos computacionais da empresa, onde exemplos com uma maior diversidade foram utilizados.

Real tone do google pixel 6
Novos modelos diversos foram utilizados para “educar” inteligência artificial

Sendo feito por meio da fotografia computacional, o processador então agora compreende o tom de pele da pessoa que está na foto e deixa este da forma mais natural possível. Sem que ocorram possíveis problemas em relação à manipulação digital.

Borracha mágica

Você já teve vontade de eliminar algum elemento de uma foto para deixar a imagem final ainda melhor, como um fio de poste de energia elétrico ou qualquer outro objeto? Agora isso vai ser possível por meio do recurso que ganhou o nome de Borracha Mágica. Agora com o processador Google Tensor, isso deve funcionar de uma forma ainda mais assertiva. Entenda como isso vai acontecer na prática:

A inteligência também será utilizada aqui para que você tenha uma melhor experiência. Quando está no modo Borracha Mágica, o sistema de câmera do Google Pixel 6 consegue identificar possíveis “intrusos” na foto capturada, onde você precisa apenas tocar para que isso seja excluído.

Face Unblur – Refoque de face

Como um dos primeiros recursos que foram confirmados pelo Google ainda quando nem sabíamos muito sobre o Pixel 6, isso também será impulsionado pelo processador que foi criado pela empresa. Na prática, vai acontecer a captura de várias fotos (isso feito pela lente ultra angular na traseira) para que depois, a inteligência artificial possa entregar a melhor imagem possível.

Retoque de face do google pixel 6
Retoque de face funciona como se pessoa se movimentando então estivesse parada

As duas lentes traseiras principais serão utilizadas assim que o sistema perceber que podem ocorrer desfoques e tirar mais fotos. Então, no momento de pós-processamento, a imagem é corrigida como se a pessoa em movimento estivesse na verdade, parada e posando para a câmera.

Refoque de face (Face Unblur): o Pixel 6 entende quando uma pessoa está se movendo na foto e tira mais fotos com as outras câmeras para compensar esse “tremido”. Assim a imagem é remontada com o foco correto, como se a pessoa estivesse parada.

Motion Mode

Com este efeito, que está presente nas duas versões do Google Pixel, será possível desfocar o fundo de uma imagem por meio do uso da inteligência artificial. Acontece que, o chipset consegue identificar rostos (assim como paisagens e até mesmo objetos) na imagem e fazer com que o fundo seja desfocado de uma forma manual.

Tal recurso já é possível de se atingir em celulares que possuem o efeito Bokeh em suas câmeras, mas tal desfoque de fundo acontece apenas se a imagem for capturada com a funcionalidade. Isso deixa de ser necessário com o Motion Mode. Durante o evento do Google de hoje, foi apresentado que é possível destacar até mesmo imagens da natureza, dando ênfase apenas para a queda de uma cachoeira, por exemplo.

QuickTap

Com dois simples toque na traseira do smartphone, a câmera está pronta para ser utilizada. Em momentos onde você está em algum evento ou ocasião, basta dar dois toques e pronto, as lentes estarão prontas para serem utilizadas.

Este recurso foi desenvolvido em parceria com o Snapachat, onde a câmera da rede social será aberta sempre que você dar dois toques na traseira de seu celular. Vale lembrar que isso não estará disponível no lançamento do Google Pixel 6 e 6 Pro, então considere o Quicktap como uma funcionalidade futura.

Desempenho e bateria

Para que seus novos celulares não deixem de funcionar no dia a dia, o Google optou por colocar uma memória RAM de 8GB no Google Pixel 6, assim como opções de 128GB e 256 GB de armazenamento interno. No Pixel 6 Pro, a memória RAM é de 12 GB, com memória interna que varia entre 128 GB, 256 GB e 512 GB.

Google pixel 6
Resumão: tudo que o Google apresentou hoje (Pixel 6, Pixel 6 Pro)

A bateria presente no modelo tradicional é de 4.614 mAh, assim como o Google Pixel 6 Pro conta com uma fonte de energia de 5.004 mAh. O carregamento rápido está presente nas duas versões, assim como foi citado que os modelos atingem 50% da capacidade total de energia depois de 30 minutos na tomada (válido apenas para a versão 6 Pro). Há compatibilidade com carregamento sem fio 21W, no Pixel 6, isso sendo de 23W na versão Pixel 6 Pro.

A voltagem máxima que o Google Pixel 6 Pro possui é um carregamento rápido de 30W, isso valendo para as duas opções que foram apresentadas no evento do Google de hoje. Caso prefira, você também pode optar por realizar carregamento reverso de outros produtos que possuem suporte a isso.

Preço e disponibilidade do Google Pixel 6 e 6 Pro

Chegando ao mercado a partir de hoje, estes são os preços do Google Pixel 6 e suas versões:

  • Google Pixel 6: a partir de US$ 599 (aproximadamente R$ 3341);
  • Google Pixel 6 Pro: a partir de US$ 899 (aproximadamente R$ 5.005).

Todos os modelos contam com o Android 12 instalado de fábrica, mas não há carregador na caixa. Ambos também possuem suporte a Wi-Fi e redes 4G, assim como o 5G também é compatível. Não há entrada para cartão SD e dois chips podem ser utilizados de uma só vez.

Em comunicado para a imprensa, o Google Brasil citou que não há planos do novo modelo ser lançado no Brasil de forma oficial, pelo menos por enquanto.

Especificações técnicas do Google Pixel 6

Especificações técnicas do google pixel 6
Resumão: tudo que o Google apresentou hoje (Pixel 6, Pixel 6 Pro)
ModeloGoogle Pixel 6
Memória Interna 128 GB/256
Memória RAM 8 GB
Tipo de telaOLED
Tamanho da tela6,4 polegadas (163 mm) 
Proporção 20: 9 
Taxa de atualização de 90Hz
Resolução da tela Full HD+ (1080 x 2340)
Dimensões e peso6,2 altura x 2,9 largura x 0,4 profundidade (polegadas) 

158,6 altura x 74,8 largura x 8,9 profundidade 
Tecnologia 5G
Conectividade Wi-Fi 6E (802.11ax) com 2,4 G + 5 GHz + 6 GHz, HE160, MIMO

Bluetooth® v5.2 com antenas duplas para qualidade e conexão aprimoradas

NFC

Google Cast

GNSS de banda dupla

GPS, GLONASS, Galileo, QZSS
Modelo do processador Google Tensor (Coprocessador de segurança Titan M2)
Sistema Operacional Android 12
Quantidade de chipsDual SIM (Single Nano SIM e eSIM)
Bateria4614 mAh (duração máxima de mais de 48 horas com modo de economia máxima ativado)
Câmeras traseiras50 MP, f / 1,9, 26 mm (largo), 1 / 1,31 “, 1,2 µm, PDAF omnidirecional, Laser AF, OIS

12 MP, f / 2,2, 114? (ultra amplo), 1,25 µm

Vídeo: 1080p a 30 fps
Câmera frontal 8 MP, f / 2.0, 24 mm (largura), 1,12 µm
SensoresSensor de proximidade
Sensor de luz ambiente
Acelerômetro
Girômetro
Magnetômetro
Barômetro
Botões e portasUSB Type-C® 3.1 Gen 1 Botão de liga/desliga  e Controles de volume (não há entradas para fones de ouvido)
Alto-falantesAlto-falantes estéreo, 3 microfones com supressão de ruído
Preço a partir de US$ 599 (aproximadamente R$ 3341)

Especificações do Google Pixel 6 Pro

Especificações do google pixel 6 pro
Resumão: tudo que o Google apresentou hoje (Pixel 6, Pixel 6 Pro)
ModeloGoogle Pixel 6 Pro
Memória Interna 128 GB/256 GB/512 GB
Memória RAM 12 GB
Tipo de telaOLED
Tamanho da tela6,7 polegadas (170 mm)
Proporção de 19,5: 9
Taxa de atualização de 120Hz
Resolução da tela QHD + (1440 x 3120) LTPO OLED a 512 ppi
Dimensões e peso6,5 altura x 3,0 largura x 0,4 profundidade (polegadas)
163,9 altura x 75,9 largura x 8,9 profundidade (mm)
210 g
Tecnologia 5G
Conectividade Wi-Fi 6E (802.11ax) com 2,4 G + 5 GHz + 6 GHz, HE160, MIMO

Bluetooth® v5.2 com antenas duplas para qualidade e conexão aprimoradas

NFC

Google Cast

GNSS de banda dupla

GPS, GLONASS, Galileo, QZSS
Modelo do processador Google Tensor (Coprocessador de segurança Titan M2)
Sistema Operacional Android 12
Quantidade de chipsDual SIM (Single Nano SIM e eSIM)
Bateria4614 mAh (duração máxima de mais de 48 horas com modo de economia máxima ativado)
Câmeras traseiras50 MP, f / 1,9, 26 mm (grande angular), 1 / 1,31″, 1,2 µm, PDAF omnidirecional, Laser AF, OIS

48 MP, f / 3,5, 104 mm (telefoto), 1/2″, 0,8 µm, PDAF, OIS , Zoom ótico 4x

12 MP, f / 2,2, 114? (ultra amplo), 1,25 µm

Vídeo: 4K a 30 fps, 1080p a 30/60 fps
Câmera frontal 11,1 MP, f / 2,2, 20 mm (ultra amplo), 1,22 µm
SensoresSensor de proximidade
Sensor de luz ambiente
Acelerômetro
Girômetro
Magnetômetro
Barômetro
Botões e portasUSB Type-C® 3.1 Gen 1 Botão de liga/desliga  e Controles de volume (não há entradas para fones de ouvido)
Alto-falantesAlto-falantes estéreo, 3 microfones com supressão de ruído
PreçoA partir de US$ 899 (aproximadamente R$ 5.005)

Veja também

Outra novidade que está chegando para clientes é o Google Pass, que funciona como uma assinatura que dá entrada para todos os serviços do Google. Entenda:

Fonte: Google.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados