Google Play Store: confira cinco dicas para melhorar o uso do app

Google Play Store: confira cinco dicas para melhorar o uso do app 4
Usa muito a Google Play Store? Então confira conosco cinco dicas de ouro para usar o app da melhor maneira possível!

As lojas online de Apps são muito populares entre usuários de smartphones. Entretanto, seja para baixar um novo app, atualizar seus antigos ou tantas outras funções, muito acaba se perdendo. Entre as lojas, a Google Play Store é uma das mais populares e, por isso, vamos falar um pouco mais dela hoje.

Contudo, existem algumas dicas que o podem ajudar usuários a usarem a Google Play Store da melhor maneira possível. Entre bloqueio de notificações, controle parental e sistema de reembolso, muitas funcionalidades acabam passando batido no dia a dia. Assim, confira agora cinco dicas para melhorar seu uso do app.

Sem notificações para novas atualizações de app

Mesmo que alguns gostem de saber tudo que acontece em seu smartphone, as notificações de atualização podem ser um transtorno. Além de pesar o celular e encher sua caixa de notificações toda vez que você entra em uma rede wifi, a função pode ser só mais um estorvo.

Com isso, é bom saber que existe um jeito para quem não quer ficar recebendo notificações toda vez que seu app do Facebook tem uma nova atualização. Principalmente quando são apps de uso diário que constantemente são atualizados, como Netflix, Youtube, Messenger e outros.

Para cancelar essas notificações, é relativamente simples. Vá ao menu lateral da Google Play Store. Com o menu aberto do seu perfil, escolha a opção “Minhas notificações”. Aqui você verá seu histórico de notificações e uma engrenagem no canto superior direito. Ao clicar nela, verá todas as opções de notificação. Pode desmarcar  as que você quiser.

Google Play Store: confira cinco dicas para melhorar o uso do app 5

Atualize seu app sem gastar dados

Mesmo que notificações demais sejam chatas, atualizar aquele app que você sempre usa é essencial. Além disso, outros apps que aparentemente nós não usamos sempre precisam ser atualizados para manter o bom funcionamento do seu aparelho. Por isso, atualizações são sempre importantes.

Sejam games que recebem conteúdo extra ou seu navegador que corrigiu alguns bugs, as atualizações sempre estão presentes. Entretanto, isso pode ser um risco caso o usuário faça essas atualizações enquanto utiliza seus dados 3G ou 4G. Isso é um problema, pois algumas atualizações podem chegar a mais de 1 Gb de tamanho, podendo esgotar seu plano de dados em um instante.

Para atualizar seu app sem esse tipo de problema, basta garantir que suas atualizações automática só sejam feitas por redes  Wi-Fi. Assim, o celular só irá atualizar quando for conectado em uma rede, para que não tenha custos adicionais, caso alguma atualização ocorra quando você estiver usando seus dados móveis.

Google Play Store: confira cinco dicas para melhorar o uso do app 6

Para configurar essa opção, acesse a Google Play Store e vá no mesmo menu lateral da dica anterior. Entretanto, dessa vez, deslize o menu até ver a opção “Configurações”. Com ela aberta, vá em “Atualizar Automaticamente” e escolha a opção “Só atualizar apps automaticamente por Wi-Fi”. Pronto! Chega de gastar dados móveis sem querer.

Porém, é importante lembrar que, mesmo assim, existem apps que não atualizam assim que uma nova versão do app surge na loja.  Além disso, talvez você queria atualizar algo as vezes fora de uma rede Wi-Fi. Para que possa forçar esse tipo de atualização, você deverá verificar se existe algum app com indicação de atualização disponível e avançar para atualizá-lo.

Utilizando o controle parental

Claro que quando estamos falando de acesso livre à internet, sabemos da possibilidade de existirem conteúdos impróprios para menores de idade. De conteúdo sexual a violência explícita, muita coisa censurada pode ser encontrada na Google Play Store. Por isso, a opção de controle parental do Google é essencial para os pais mais precavidos.

Para evitar que crianças com Tablets ou smartphones acessem conteúdos problemáticos, o procedimento é simples. Na Google Play Store existe a opção de restringir o conteúdo apresentado pela loja. Basta ir em “Configurações” no menu lateral, escolher a opção “Controle dos pais” e utilizar o código PIN de segurança para ativar a função.

Google Play Store: confira cinco dicas para melhorar o uso do app 7

Assim, você poderá escolher que tipo de app ou jogo que seus filhos terão acesso. Além disso, a função também lhe dá a opção de bloquear filmes e/ou músicas consideradas impróprias. Após todas as modificações, basta salvar e guardar o código PIN em um lugar seguro.

Compre um app pelo PayPal

Aqui temos um serviço que é relativamente recente na Google Play Store. Porém, o PayPal é uma das melhorias mais importantes que a loja recebeu nos últimos tempos. Isso porque o serviço tira a necessidade de introdução dos dados de um cartão de crédito para efetuar compras no app, por exemplo.

Além disso, diversas dificuldades que o uso de cartões de crédito online possuem são evitadas graças ao PayPal. Para essa função, basta escolher a opção Conta,  ir até “Métodos de pagamento” e, em seguida, adicionar a opção “PayPal”. Assim, você faz o login da sua conta do PayPAl e está tudo pronto!

Google Play Store: confira cinco dicas para melhorar o uso do app 8

Caso já exista um cartão de crédito associado à sua conta Google, toda vez que você comprar um app receberá uma pergunta. Nela, você deverá confirmar se o método de pagamento selecionado será o do cartão de crédito ou então algum outro (no caso, o PayPal).

Pode pedir reembolso de algum app?

Por fim, temos essa informação crucial que passa despercebida de muitos usuários da Google Play Store. Como existem diversos apps pagos no serviço, pode ser que alguns não resultem em bons investimentos. Mas pra isso você possui uma opção para pedir reembolso, mas é preciso muita atenção para as condições.

Isso porque você tem apenas duas horas para poder testar um determinado app e devolver caso não seja o que você esperava. Para pedir o reembolso, basta voltar para a página do app na Google Play Store. Lá terá a opção “reembolso” no lugar da compra do produto. Claro que, após o período de 14:00h, essa opção desaparece.

Google Play Store: confira cinco dicas para melhorar o uso do app 9

Mas após esse período, você ainda pode tentar o reembolso com o programador do app via e-mail, mesmo que não sendo garantido.

Fonte: pplWare

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Comente:

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box