Google testa ressuscitar o RSS. Entenda

Rss no chrome, logo do rss
Na versão experimental do navegador para Android, Canary, uma atualização irá implementar um leitor RSS no Chrome, remetendo aos tempos do Google Reader

Lembra do Google Reader e de leitores RSS? Parece que o Google lembra e está considerando o reimplementar. No Google Chrome Canary, versão experimental do navegador para Android, uma atualização irá implementar a leitura RSS, após quase uma década desde que o serviço foi descontinuado. Para os mais novos ou mesmo mais velhos com problemas de memória, RSS é uma forma de distribuição de notícias em tempo real, quase como um programa televisivo, mas digital e escrito, usado principalmente por blogs que surgiram na década de 2000, e agora o Google tenta ressuscitar o RSS com essa atualização.

A tentativa de ressuscitar o RSS no Chrome

Ressuscitar o rss
Abrindo o menu do Chrome Canary você poderá seguir as páginas que desejar.

Quem estiver usando a versão Canary do Google Chrome logo irá ver em sites compatíveis o botão “Follow“, permitindo que o usuário siga o site e, quando abrir uma nova aba no navegador, um leitor bem básico de RSS irá aparecer. Porém, é importante frisar que esse leitor está longe de ter tantas funções como o Google Reader tinha antes de ser descontinuado, em 2013.

O RSS foi por muito tempo uma das tecnologias mais fundamentais da internet nos anos 2000. Muitos sites ainda disponibilizam feeds RSS para usuários o acoplarem a outros agregadores, e até hoje é uma das formas mais rápidas de se obter atualizações desses sites. Embora muito popular, quando o Google Reader foi descontinuado em 2013, sendo ele o agregador mais popular, o formato passou por grande declínio. Mas agora, com um retorno a pequenos passos, é possível que a tecnologia RSS possa voltar a integrar o dia a dia dos usuários de internet.

A função RSS no Chrome irá funcionar de forma diferente da aba “Para Você” disponível nos serviços do Google, já que em vez de agregar conteúdos a partir de um tópico, na aba “Atualizações” só irão aparecer as novas postagens de sites que o usuário decidir seguir. É uma forma ótima de se manter atualizado em suas páginas favoritas.

O RSS no Chrome estará disponível na versão Canary do navegador, disponível para celulares Android. A funcionalidade será lançada nas próximas semanas.

Para mais notícias do Google, como um resumão do evento Google I/O 2021, fique de olho no Showmetech.

Fonte: 9to5google

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário