Novo SMS Avançado: como instalar e usar no celular

Novo SMS Avançado: como instalar e usar no celular
Não usa SMS por achá-lo limitado? O Google anunciou, em parceria com operadoras do Brasil, que irá melhorar o serviço.

O Google anunciou, este mês, uma parceria com operadoras brasileiras para lançar um serviço de mensagens mais “evoluído” que o SMS. O antigo serviço caiu em popularidade devido a novos aplicativos de mensagens. A nova ideia promete não nos deixar escravos do Whatsapp e usará as redes de telefonia móvel.

Como utilizar o Novo SMS

Para enviar mensagens RCS, você deverá utilizar o aplicativo Android Mensagens. Ele já vem pré-instalado em diversos dispositivos, mas, caso não esteja no seu, baixe-o na Google Play Store. Para fazer isso, é só digitar o nome parcialmente e escolher o aplicativo mostrado abaixo. Com isto, usuários de iPhone ficarão de lado por enquanto.

Novo SMS Avançado: como instalar e usar no celular
App pode ser baixado gratuitamente.

Ao entrar no aplicativo, ele irá perguntar se você quer substituir o Mensagens original. Caso queira isso, é só escolher sim. Em teoria, ele irá funcionar perfeitamente como o antigo Mensagens e irá possibilitar novas funções. Mas vale lembrar que novas funcionalidades ainda estão sendo testadas e implementadas.

Logo após, você verá todas as suas mensagens recebidas anteriormente através do outro aplicativo. Lá, haverá também um ícone com sinal de “+“, que serve para escolher alguém para enviar suas mensagens (ou criar um grupo). Mas, se você já utilizava o serviço de mensagens de telefonia móvel, deve saber que é necessário ter créditos para enviar mensagens, e aqui não é diferente.

No Brasil, o serviço será adotado, inicialmente, por três operadoras de telefonia móvel: Claro, Oi e Vivo. No entanto, ao testar com um chip TIM, o serviço pareceu funcionar normalmente (apesar de não ter enviado a mensagem por falta de créditos). Não foi informado quanto será cobrado.

Padrão de mensagens RCS

Google traz "Novo SMS" em parceria com operadoras brasileiras
Novo SMS permitirá o compartilhamento de mídia.

Com o padrão Rich Communications Service (RCS), as mensagens SMS poderão ter recursos de multimídia. Além disto, é possível, a partir dele, enviar fotos e vídeos em alta resolução e criar grupos de chat.

Outros recursos presentes em diversos mensageiros recentes também estarão disponíveis. O RCS permite ver quando alguém está digitando e saber se sua mensagem foi recebida e lida do outro lado.

Segundo o Google, o serviço será operado pela nuvem Jibe RCS da empresa e será totalmente interoperável entre as redes através de um hub.”Assim, um assinante da Claro em São Paulo, por exemplo, pode enviar uma mensagem RCS para um assinante da Sprint nos EUA“, afirma a empresa.

Leia também

Google Assistant chega aos dispositivos com Android 5.0 e tablets

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: