Google vai ativar verificação em 2 etapas para todas as contas

Google vai ativar verificação em 2 etapas
Visando aumentar a segurança das contas de seus serviços, o Google vai ativar verificação em 2 etapas para todos os usuários

O Google vai ativar verificação em 2 etapas para todas as contas de seus serviços. A gigante da internet anunciou nessa última quinta-feira, 07/05, dia mundial da Senha, que irá começar a ativar automaticamente a verificação em 2 etapas nas contas registradas em seus serviços. A medida tem como principal objetivo aumentar a segurança das contas do Google, já que vazamentos de dados estão se tornando algo recorrente.

Google vai ativar verificação em 2 etapas por segurança

De acordo com a empresa, 66% dos cidadãos estadunidenses usam a mesma senha em diversos sites — com isso, se houver algum problema de segurança ou vazamento em um deles, a segurança dos demais fica comprometida. No ano de 2020, em que o uso de serviços online aumento devido à pandemia, as buscas por “minha senha é forte” aumentaram em 300%. Mas as tendências mostram que apenas o uso de uma senha forte não garante tranquilidade ao usuário.

Google vai ativar verificação em 2 etapas
Google estimula que os usuários utilizem a verificação em duas etapas para mais segurança

Antes, os usuários que não estavam inscritos na verificação em 2 etapas sempre recebiam um lembrete do Google, pedindo para ativar esse recurso. Agora, o Google irá deixar de lado os pedidos e começar a ativar automaticamente a ferramenta nas contas que estiverem com as configurações aptas para ter essa verificação. A verificação de 2 etapas envia uma mensagem SMS para o celular registrado na conta sempre que a conta é acessada de um lugar não identificado antes. Caso o código não seja inserido, o acesso não é concluído.

Segundo o Google no anúncio oficial da novidade, embora as senhas sejam muito presentes no nosso dia-a-dia, é inegável que só elas não provêm segurança o suficiente. Vendo os constantes vazamentos de dados que estão ocorrendo, é cada vez mais importante que os usuários tenham noção da importância de proteger seus dados, e a verificação de duas etapas é um passo importe nesse processo.

O Google vai ativar verificação em 2 etapas para todos os usuários que não têm o recurso habilitado, contanto que suas configurações de segurança, como e-mail de recuperação, telefone celular ou pergunta de segurança estejam atualizados nos últimos meses. Todos os usuários irão ter a função habilitada, não tendo como optar por não ativá-la.

YouTube também dá dicas

O YouTube também aproveitou o dia mundial da Senha para dar dicas de como fortalecer a segurança das contas. Em um texto bem humorado, a plataforma apresentou 4 dicas para melhorar a segurança das contas virtuais :

  • Ter uma senha forte

A dica do YouTube é usar uma senha forte, como por exemplo pegando de inspiração uma frase de filme ou música e colocando alguns caracteres especiais no meio, exemplo: o filme Tubarão – a senha fica [email protected].

  • Use um gerenciador de senhas

Usar um gerenciador de senhas pode ser uma mão na roda para não esquecer de nenhuma credencial. O Google Chrome e celulares Android já contam com um gerenciador próprio, que conta com a garantia de segurança do Google.

  • Ative a verificação em duas etapas.

Bom, mesmo que você não queira ativar, é provável que nas suas contas do Google logo essa função esteja ativa, como dito na parte de cima dessa matéria.

  • Tome cuidado com golpes de phishing

Sempre fique de olho nos remetentes dos e-mails e, principalmente, se o que a mensagem fala condiz com o que a instituição que aparentemente mandou a mensagem faria. Bancos, por exemplo, nunca pedem para mandar a sua senha por e-mail para identificação de usuário.

E ai, gostou que o Google vai ativar verificação em 2 etapas?

Para mais informações sobre segurança virtual, como dicas de como melhorar a segurança no Windows 10, fique de olho no Showmetech.

Fonte: Blog do Google

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário