Conecte-se conosco
Google vai substituir o Flash no Chrome de vez

Google

Google vai substituir Flash no Chrome de vez

Google está dando a cartada final no Flash. A tecnologia está com os dias contados no navegador Chrome

Google vai substituir o Flash no Chrome de vez

Parece que está na hora de dar tchau

Quando Steve Jobs decidiu que o iPhone não usaria nada em Flash, o mundo foi à loucura. Muitos disseram que isso seria um tiro no pé do smartphone da Apple. Não foi. Diferente da “coragem” de tirar a entrada de fone de ouvido dos iPhones 7 e 7 Plus, essa ação de Jobs realmente teve que ter pé firme e a coragem necessária.

Aos poucos, as empresas estão acabando com o uso do Flash nas suas plataformas. O Facebook, no ano passado, fez cada vídeo que estivesse no site rodar apenas por definição HTML5 em qualquer browser.

A própria Adobe pediu para que as pessoas, em 2015, já parassem de usá-lo, porque essa se tornou uma tecnologia ultrapassada. Agora, é a vez da Google de dar o passo final.

A empresa desde maio já avisava que eventualmente bloquearia o conteúdo no Chrome que rodasse no Adobe Flash Player. E, agora, no fim desta semana, a Google mostrou que está seria neste assunto. No seu blog oficial do Chrome, eles disseram que vão começar a rodar o HTML5 para os usuários nos próximos meses.

Por enquanto, apenas 1% dos usuários que estão na versão atual do Chrome já vão estar nessa mudança, mas até fevereiro todo mundo deve poder atualizar o browser para a versão que permite por padrão o HTML5.

Os dias finais do Flash

Com essa atualização, que deve chegar ao grande público no começo de 2017, os conteúdos do site só aparecerão se estiverem em HTML5. O que tiver em Flash não mais. Claro, se você ainda quiser dar uma última chance ao Flash, você poderá manualmente permitir o uso da plataforma.

Por enquanto, para sites que o usuário estiver acessando pela primeira vez. as permissões de Flash vão aparecer, mas lá para outubro, todo site vai precisar dessa permissão da pessoa para rodar Flash.

Ou seja, está na hora de dar tchau.

Jornalista formado pela Cásper Líbero. Trabalhou na TV Gazeta, BandNews TV e Rede Globo. Atualmente, é Editor-chefe do Showmetech, escrevendo sobre o que há de mais importante no mundo da tecnologia.

Comentários

Mais de Google

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir