Google assistente passa a trocar senhas vazadas no chrome

Google vai substituir suas senhas vazadas na web automaticamente

Avatar of victor pacheco
Nova funcionalidade permite que suas senhas vazadas sejam alteradas de forma automática, sem necessidade de login em site invadido. Entenda!

Focado em ajudar que senhas vazadas não sigam conectadas com suas contas, o Google lançou uma novidade que permite que a troca das combinações seja feita por meio do Google Assistente. A novidade foi anunciada pela primeira vez durante o ano passado, na Google I/O 2021, mas começou a ser liberada apenas agora para os usuários. O recurso é mais uma extensão do Google Duplex, que pode ser definido como uma funcionalidade que automatiza processos para os usuários. Veja todos os detalhes agora mesmo.

Como funciona a troca automática

Por meio de um alerta que é enviado para os usuários, o Google Chrome já permite que você saiba que as suas senhas foram vazadas, mas todo o processo de troca ainda deve ser feito de forma manual. Mas isso muda a partir de hoje.

De acordo com o Android Police, a gigante dos navegadores começou a liberar uma funcionalidade que permite a troca de senhas assim que você fizer o login em um site afetado. O repórter Max Weinbach foi um dos primeiros a testar o novo recurso:

Quando as senhas vazadas forem detectadas, um pop-up aparecerá na tela do smartphone com a opção “Trocar automaticamente“. Os próximos passos incluem a autenticação via aplicativo (caso esteja ativada) e troca das combinações acontecerá em seguida.

Todo o processo de mudança pode ser feito pelo assistente pessoal da empresa e o envio será feito automaticamente para o gerenciador de senhas do navegador para que você não tenha que fazer nenhum processo manual.

Processo de troca de senhas vazadas realizado pelo google assistente
Assistente pessoal agora faz todo o processo de troca de senhas (Foto: Reprodução/Android Police)

Na prática, o Google Assistente agora está apto a criar uma boa senha, fazer a troca nos servidores do site e também atualizar o gerenciador de senhas do navegador. O processo pode ser interrompido pelo usuário a qualquer momento para que tudo seja feito de forma manual. O maior ganho é no tempo, já que não será mais necessário acessar seu e-mail, digitar códigos e se preocupar em criar uma nova senha.

Tecnologia Google Duplex

Voltando um pouco mais no tempo, o Google Duplex é uma tecnologia de chatbot do Google vista no mundo pela primeira vez em 2018, quando durante a Google I/O daquele ano; uma ligação com voz humana foi feita ao vivo. Desde então, as funcionalidades seguiram evoluindo. Relembre este momento:

O Google Duplex permite que reservas em restaurantes sejam feitas sem que o usuário precise fazer uma ligação e também é possível solicitar que consultas médicas sejam marcadas sem a necessidade de interação humana.

A troca de senhas vazadas é mais uma adição importante para as funcionalidades do Google Assistente e os próximos anos devem trazer ainda mais inovações. Como a empresa segue sempre aprimorando suas funcionalidades, não ache estranho se o assistente pessoal do Google simplesmente cuidar de toda a sua agenda, como uma secretária, por meio do Google Duplex.

Troca manual de senhas vazadas

Além de uma notificação ser exibida assim que o usuário fizer login com nome de usuário e senha, será possível fazer a troca automatizada por meio do acesso das Configurações do Chrome > Senhas > e depois, localizar o botão azul com o símbolo do Google Assistente. Depois, basta esperar que o processo seja concluído.

Funcionalidade do google duplex para a troca de senhas vazadas
Além de notificações serem exibidas assim que login é feito, senhas podem ser trocadas em configurações (Foto: Reprodução/Android Police)

Devido a estar sendo liberada aos poucos para os usuários, nem todas as pessoas encontrarão a novidade, mas isso não deve demorar. Não será necessário fazer login na página que teve a senha vazada para que você corrija o erro de segurança, mas o site precisa ter a API do Google instalada para que este processo seja realizado.

O que achou da novidade para evitar que as senhas vazadas sigam sendo utilizadas? Diga pra gente nos comentários!

Veja também:

Saiba como recuperar sua conta do Gmail e aumentar a segurança

Fontes: TechRadar l Android Police

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados