GoPro lança HERO9 Black; veja as novidades

GoPro lança HERO9 Black; veja as novidades
A GoPro anunciou sua nova câmera, a HERO9 Black, capaz de gravar vídeos em 5K e tirar fotos com até 20 megapixels.

A GoPro, empresa norte americana responsável pelas famosas câmeras de ação, anunciou a nova geração de câmeras de ação com a HERO9 Black. A notícia chega pouco menos de um ano depois do anúncio da geração anterior, a HERO8 Black que testamos aqui no Showmetech, cujas principais novidades foram a possibilidade de gravar vídeos em resolução 4K a 60 quadros por segundo e a estabilidade das filmagens proporcionada pelo sistema HyperSmooth.

Em 2020, as funções implementadas na geração passada receberam melhorias e estão ainda mais potentes. Além disso, a nova câmera apresenta novidades bem interessantes para os profissionais e entusiastas do mundo audiovisual. Dentre elas, é possível citar o grande aprimoramento no sensor de imagem, que passou a ser de 23,6 MP (megapixels), o maior da marca desde o lançamento da HERO3, em 2012, e a possibilidade de gravar vídeos em 5K.

Caixa da nova HERO9 Black mostrando o estojo reutilizável, cinza, num formato oval cuja borda é cortada pela metade na parte superior.
O estojo reutilizável virá dentro da caixa da nova câmera.

Uma iniciativa bem legal por parte da empresa foi a decisão de enviar as câmeras num estojo reutilizável ao invés de usar plástico — o meio ambiente agradece. E já que tocamos nesse assunto, é bom ressaltar que a GoPro ainda é à prova de água — mas fique atento, já que a tela de toque não funciona quando ela fica submersa, sendo necessário que o usuário utilize os botões para navegar pela interface.

Reduzir o uso de plástico o máximo possível em nosso negócio é uma prioridade para nós. Estamos entusiasmados em embalar a HERO9 Black em um estojo de viagem de alto valor, no lugar da embalagem tradicional e descartável, e estamos comprometidos em fazer o mesmo com o restante das nossas câmeras até o final de 2021

Nicholas Woodman, fundador e CEO da GoPro

Outros recursos implementados ou melhorados na HERO9 Black são: 

  • A carga da bateria, que oferece, agora, uma duração 30% maior que a da sua antecessora;
  • A primeira tela LCD frontal da marca, acompanhada por um aumento de 16% na tela de toque padrão; 
  • Lentes removíveis; 
  • Um novo recurso para turbinar todas as opções da ferramenta HyperSmooth
  • Novas lentes digitais que permitem maior estabilidade e suavidade de captura;
  • Melhoria na função de TimeWarp, conferindo maior envolvimento ao espectador;
  • Captura de 30 segundos de vídeo antes mesmo de pressionar o botão de gravar;
  • Possibilidade de programar uma captura com até 24 horas de antecedência, incluindo horário de início e de término no caso de vídeos;
  • Gravação automática do que acontece 1 segundo e meio antes e depois de tirar uma foto.

A HERO9 Black oferece também a captura de quadros de alta qualidade retirados de vídeos em 5K. A resolução desses quadros fica na casa dos 14,7 MP, um número bem alto ao considerarmos o quão recentes são esses recursos aplicados ao modelo de imagens de 5K. Para elevar sua consciência, você pode ver, abaixo, uma tabela de conversão de vídeo em captura de quadros.

Resolução de
vídeo
MP da foto
ou captura de
quadro
Proporção de
imagem da foto
MP da foto 16:9
Cortada em 4:3
5K14,7 MP16:911,1 MP
4K 4:312 MP4:3N/D
4K8 MP16:96,2 MP
2,7K 4:35 MP4:3N/D
2,7K4 MP16:93,1 MP
1440p3 MP4:3N/D
1080p2 MP16:91,6 MP

Design

A nova HERO9 Black na horizontal e na vertical para medida de comparação
A tela traseira de LCD terá quatro botões com comandos personalizáveis.

A HERO9 Black mantém praticamente o mesmo modelo de aparência das suas antecessoras, que lembra uma caixinha preta, com a diferença de que virá acompanhada também de uma tela LCD frontal de 1,4 polegadas, a primeira da marca. Além disso, a tela de toque traseira, também de LCD, foi aumentada em 16%.

Bateria

HERO9 Black vista de perto, com a interface de usuário mostrada e a bateria na parte superior direita
Interface de usuário com a bateria no lado superior direito.

A bateria da HERO9 Black também foi melhorada quando em comparação à máquina da geração anterior, apresentando uma energia de 1.720 mAh. Sua duração é 30% maior e ela aguenta bem as mudanças de temperatura, principalmente em climas mais frios.

Predefinições de captura

Imagem mostrando a interface de usuário da nova GoPro HERO9 Black, com ênfase no modo normal de captura. Em cada lado da tela de toque há 2 botões interativos, além do horário na parte superior central e a bateria na pate superior direita.
A interface de usuário permite selecionar uma das predefinições de captura da HERO9 Black.

Uma funcionalidade que deve agradar tanto os iniciantes quanto os experientes no ramo é a de estabelecer até 10 predefinições de captura. Isso é especialmente útil e versátil quando há a necessidade de se trabalhar com cenários diversos em sequência, justamente pela falta de tempo hábil para configurar a câmera de um jeito satisfatório. Dessas 10, a HERO9 Black já vem com quatro predefinições instaladas:

  • Padrão, destinada a captura de vídeos rápidos do cotidiano para facilitar o compartilhamento em redes sociais. É ideal para tours, atividades de lazer e momentos com a família;
  • Atividade, destinada a captura de vídeos com mais ação e muitos movimentos, usando a ferramenta SuperView para registrar mais detalhes. É ideal para todo tipo de esporte, como ciclismo, salto, surfe e afins.
  • Cinemático, modo destinado a capturar fotos e vídeos com resolução 4K e proporção 16:9, usando a lente digital ultrassuave linear e com nivelamento automático. Ideal para capturas cujo clima é mais cinematográfico.
  • Câmera lenta, modo destinado a maximizar os quadros por segundo tendo como objetivo a desaceleração do vídeo em até 8x, ideal para rever cenas rápidas e emblemáticas.

HERO9 Black como webcam

HERO9 Black sendo usada como webcam para filmar uma moça morena de cabelo cacheado e preto pintando a própria câmera de azul e vermelho
Os produtores de conteúdo poderão usar a GoPro como uma câmera portátil e de fácil acesso para transmitir lives, vídeos e o que quiserem postar em redes sociais.

Alguns rumores surgiram nos últimos meses de que a próxima câmera da GoPro teria como objetivo uma maior inclusão de vloggers e criadores de conteúdo. Com a nova função de webcam, o usuário poderá transmitir vídeos em Full HD com qualidade de 1080p, usando um cabo USB-C da própria GoPro e o aplicativo GoPro Webcam, para desktop.

Há dois ótimos tutoriais feitos pela Priscila Oliveira, redatora do site, sobre como usar a câmera em função de webcam, tanto em dispositivos macOS quanto no Windows.

Tampa removível e módulos

HERO9 Black com o módulo Max Lens
O módulo Max confere um campo de visão de 155º além de muita estabilidade na hora das gravações.

Um pedido feito pelos fotógrafos em relação ao modelo anterior era o retorno das tampas de lente removíveis. Felizmente essa função retornou e veio, também, com a compatibilidade ao módulo de lente Max, a última tecnologia no quesito estabilidade de imagem.

Imagem da nova Hero 9 Black usando o módulo de de mídia, com um microfone acoplado na parte direita da câmera
O módulo de mídia é resistente a impactos e ao clima também.

Além dele, a câmera é compatível ao módulo de mídia, que é equipado a um microfone bidirecional com cobertura de espuma para reduzir ruídos e outras novidades convidativas. O módulo display, quando usado junto à HERO9 Black, exibe a prévia da imagem enquanto a tela LCD mostra as informações da gravação. 

Imagem da nova Hero 9 Black de frente, com o módulo de iluminação acoplado, sendo uma espécie de lanterna colocada em cima da câmera em si
O módulo de iluminação da Hero 9 Black é bastante útil para ambientes pouco iluminados.

Por último, o módulo de iluminação é compatível com a maioria dos suportes da GoPro e oferece quatro níveis de iluminação que podem chegar a até 200 lumens.

Uma coisa interessante que também retorna do modelo passado é o controle por voz do aparelho. São 14 comandos de voz, que listamos logo abaixo. Felizmente, todos eles estão disponíveis em português, então basta se familiarizar com eles e pronto, você poderá comandar a HERO9 Black de longe.

  • GoPro, capture;
  • GoPro, pare de capturar;
  • GoPro, comece a gravar;
  • GoPro, pare de gravar;
  • GoPro, HiLight;
  • GoPro, tire uma foto;
  • GoPro, comece o disparo contínuo;
  • GoPro, comece o lapso de tempo;
  • GoPro, parece o lapso de tempo;
  • GoPro, modo vídeo;
  • GoPro, modo foto;
  • GoPro, modo lapso de tempo;
  • GoPro, desligue;
  • GoPro, ligue.

Aplicativo & Assinatura GoPro

Celular à esquerda e HERO9 Black da GoPro na direita
O aplicativo permite que você edite fotos e vídeos com bastante facilidade usando temas e outras ferramentas.

A GoPro oferece a possibilidade de assinatura aos usuários mais assíduos da marca, com planos anuais e mensais. O plano anual custa 4,17 dólares, o que dá, atualmente, R$22,00 por mês. O plano mensal custa ao usuário 4,99 dólares por mês, algo próximo dos R$26,00.

Com o plano, você pode substituir câmeras danificadas num posto autorizado, ter descontos de até 50% em suportes e acessórios e 30% em equipamentos novos da linha GoPro LifeStyle. Mas o que é mais interessante é, muito provavelmente, a possibilidade de guardar todas as fotos e vídeos na nuvem usando um sistema virtual próprio da empresa, que mantém, inclusive, a resolução original destes.

Aos criadores de conteúdo, a assinatura também garante a presença de uma plataforma específica para a transmissão de lives, diretamente da câmera para quem tiver acesso ao link, ou então para os já clássicos Facebook, Twitch e Youtube.

Para potencializar a eficiência digital, há ainda um aplicativo disponível tanto para Android quanto para iPhone que permite ao fotógrafo enviar os trabalhos da HERO9 Black para o celular. Assim, fica mais fácil e mais prático de editar tudo que for necessário.

Preço e disponibilidade

A nova GoPro HERO9 Black chega ao Brasil em outubro, entretanto não foi anunciado o preço pela companhia. O que se sabe é o preço global sugerido, que fica por 449,99 dólares para o público geral e 349,99 para os assinantes do serviço da GoPro.

Você pode conferir um vídeo de apresentação da câmera abaixo, onde suas funcionalidades podem ser melhor analisadas.

E aí, o que achou do lançamento da nova câmera da GoPro? Deixa suas impressões aqui nos comentários!

Fonte: GoPro

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter