Conecte-se conosco
Ataque Hacker no Brasil

Computadores

Governo confirma ataque hacker em sistemas do Brasil

Em nota, o Gabinete de Segurança Institucional, GSI, confirmou a suspeita de que o vírus WannaCryptor atingiu sistemas do Brasil

Ataque Hacker - Brasil

(Imagem/Reprod.: Kaspersky Lab)

Segundo informações do jornal EXTRA, fontes ligadas ao INSS afirmam que o Dataprev, o sistema tecnológico da Previdência Social, também foi atingido pelo ransomware WannaCryptor. Assim como informamos anteriormente, a mesma ferramenta foi utilizada na manhã dessa sexta-feira (12) para um ataque hacker de dimensões globais, vitimando várias multinacionais num total de 74 países.

Tanto o INSS quanto vários outros braços da força estatal, incluindo o Ministério Público de São Paulo e os sites do Tribunal de Justiça, cessaram suas atividades online numa tentativa de entender as iminências do ataque e preparar medidas protetivas. No entanto, segundo o que afirma o EXTRA, o INSS já teria sido atingido e a paralisação de agências por todo o Brasil é uma consequência disso.

O INSS afirmou em nota que apenas indícios do ataque foram detectados, nenhum dos sites e sistemas fora do ar, e eles são muitos, revelaram se o WannaCryPtor invadiu ou não os seus sistemas. Desde a tarde dessa sexta-feira (12), imagens do que seriam computadores da Previdência Social, exibindo as mensagens do vírus, circulam na web.

O ransomware

Hackers - Mensagem exibida por ransomware

Mensagem exibida nos computadores afetados esta manhã (Imagem/Reprod.: @fendifille)

Batizado como WannaCryptor, o vírus é apontado como a principal ferramenta utilizada por hackers num ataque global realizado nesta manhã. Na prática, o software se aproveita de uma falha presente no Windows e se replica entre vários PCs de um determinado sistema, depois, ele acessa e criptografa todo o banco de dados do alvo, exigindo um pagamento para quem quiser ter acesso aos arquivos.

Foi exatamente isso o que aconteceu hoje na sede espanhola da Telefónica: enquanto trabalhavam, funcionários com acesso ao sistema interno da companhia foram informados que todos os dados ali haviam sido sequestrados – os criminosos, por sua vez, exigiam um depósito de US$ 300 em bitcoins para restabelecer os acessos.

Brasil sofreu ataque ‘em grande quantidade’

Ataque hacker no Brasil - Dataprev

Atualização: numa nota emitida ao jornal Globo, pouco depois das 19h de hoje (12), o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, GSI, informou que sistemas brasileiros ligados à Previdência Social foram realmente atingidos. Segundo o texto, o ataque hacker teve efeitos pontuais no Poder Executivo e, até agora, não se sabe quantos arquivos foram, de fato, roubados.

O Dataprev, a divisão tecnológica da Previdência Social, teria sido a principal vítima dos ataques no Brasil. Ainda de acordo com a nota do GSI, uma ‘grande quantidade de emails com arquivos infectados’ teriam sido espalhados por toda a administração pública, embora não existam registros ou evidências de que esta foi amplamente afetada.

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários

Mais de Computadores

Dica

Dicas para se preparar para a Black Friday

Computadores

Dicas para se preparar para a Black Friday

Por 27 de junho de 2017
Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir