Gpt-4 chega novo destaque foto divulgação

GPT-4 chega com melhorias: veja o que mudou

Avatar de jefferson tafarel
A OpenAI anunciou que o GPT-4 chega atualizado com mais melhorias e diversas vantagens, lendo não só texto, mas também imagens. Veja mais a seguir.

A empresa OpenAI, que em novembro de 2022 lançou o chatGPT, uma inteligência artificial (IA) dedicada a buscar respostas rápidas para tarefas complexas, anunciou na terça-feira (14) a nova versão da sua IA generativa: o GPT-4 chega com a vantagem de receber outros tipos de mídia para encontrar soluções para seus usuários. Agora, as melhorias permitem que a ferramenta consiga responder não só com passo a passo, mas também propor linhas de código e até ler e interpretar imagens. A empresa divulgou em seu perfil no Twitter que a atualização também será mais segura e menos suscetível a erros.

O que é possível fazer com os recursos do GPT-4?

Desde a sua criação, a ferramenta da OpenAI gerou muitas discussões sobre suas capacidades. O potencial de versões anteriores já era capaz de, por exemplo, ser aprovado no exame do BAR dos Estados Unidos (organização que é semelhante à Ordem dos Advogados do Brasil, OAB). Com a nova versão, aprimoramentos como precisão e habilidades de solução de problemas foram implementados.

Em vídeo, a empresa mostrou as habilidades já conhecidas da ferramenta, mas também já indicou que o GPT-4 vai ser capaz de receber textos com até 25 mil palavras.

Recursos do gpt-4
Um dos recursos do GPT-4 é a criação de textos com muito mais precisão… (Imagem: OpenAI/Divulgação).
Empresa openai textão
… como na imagem acima — as respostas podem ter dezenas de milhares de palavras, como divulgado pela empresa OpenAI (Imagem: OpenAI/Divulgação).

Mas não para por aí: a empresa que lançou a ferramenta promete integração com outras plataformas, como o aplicativo de aprendizagem de línguas Duolingo e o Khan Academy, que tem diversas aulas, exercícios e guias em diferentes temas. A organização responsável pela plataforma também afirma que o GPT-4 vai estar integrado às soluções oferecidas pela empresa financeira Morgan Stanley

Leitura de imagens e vídeos

Multimodal. Essa é uma das características mais inovadoras da nova versão do GPT-4. Enquanto as versões anteriores só eram capazes de ler e dar respostas apenas em texto (com uma sofisticação superior a outras plataformas), a atualização consegue entregar informações relevantes em fotos.

Empresa openai guia
A ferramenta da Empresa OpenAI já era conhecida por fornecer instruções (Imagem: OpenAI/Divulgação).
Respostas rápidas fundo preto
As respostas rápidas para diferentes perguntas são uma vantagem já conhecida do ChatGPT: na imagem, instruções sobre como limpar um aquário de piranhas, “usar um ímã para guia a esponja” (Imagem: OpenAI/Divulgação).

Mas isso não é apenas em termos de descrição: você pode pedir a interpretação de uma imagem que tenha um carro à beira de um precipício, por exemplo, e pedir para saber o que vai acontecer depois com o veículo.

Gpt-4 chega imagem n
Saber o que vai acontecer a partir de imagens é uma das vantagens da tecnologia da OpenAI: o GPT-4 chega a dizer, em resposta à pergunta “o que acontece quando a luva cai?”, “A luva vai acertar a placa de madeira e a bola vai subir”. (Imagem: OpenAI/Divulgação).

A leitura nova da aplicação possibilita diversos avanços. Essa capacidade vai dar a chance de analisar imagens com mais facilidade, para as pessoas cegas ou que tem baixa visão: o GPT-4 chega a descrever roupas, indicar cores, mostrar padrões dentro de uma imagem. Podemos listar, ainda, a interpretação de mapas, a observação de cenas com diversos objetos e mesmo a descrição cuidadosa de peças de arte. Claro que tudo isso com a linguagem de uma solução com aprendizagem de máquina.

Os textos das respostas vão poder ser convertidas em vídeo também, segundo o Chief Technology Officer (CTO) da Microsoft da Alemanha, Andreas Bron, em um evento de inteligência artificial na última quinta-feira (09). Dessa maneira, a automação vai conseguir se aproximar das IAs do Google e da Meta, que já contam com esse recurso.

Mais memória e respostas assertivas

Se você está conversando com outra pessoa sobre assuntos espinhosos é bem provável que, depois de uma hora, você esqueça algum detalhe de uma situação particular no meio de um contexto muito específico. O ChatGPT, por sua vez, já era eficiente nessa tarefa, não deixando muitos detalhes de lado: a versão GPT-3.5 conseguia acumular por volta de 8 mil palavras em sua memória (o que dá, mais ou menos, quatro a cinco páginas de um livro). Isso permitia que ele continuasse falando com o usuário sem deixar de lado alguns detalhes importantes.

Recursos do gpt-4 conversa
Os recursos do GPT-4 foram inovados em termos de memória também. Na foto, o usuário recebe diversas respostas sobre o que o GPT-4 vai incluir, com a automação respondendo que a atualização vai contar com respostas mais parecidas com a linguagem humana, além de falar da característica multimodal (Imagem: OpenAI/Divulgação).

A potência do GPT-4 vai além nesse fator, dessa vez. Tendo 32.768 tokens (unidade de informação digital numa sequência de dados), agora o GPT-4 é capaz de ter um livreto em sua memória para interação com as pessoas. Para ilustrar esse aumento, imagine conseguir lembrar de 50 páginas de uma vez só: se você está produzindo um livro com ele, pode ser que ele indique alguma coisa que não esteja bem alinhada com o que já tinha sido informado antes — dentro de uma longa narrativa já produzida.

Nova versão python
“Escreva um código em Python para analisar meus gastos mensais”: nova versão permite produzir códigos em Python e em outras linguagens de programação… (Imagem: OpenAI/Divulgação).
As respostas rápidas gpt-4
… com respostas rápidas e fornecendo linhas de código precisas, de acordo com o pedido do usuário (Imagem: OpenAI/Divulgação).

GPT-4 agora é mais poliglota

As versões anteriores do ChatGPT eram bem mais completas e satisfatórias em inglês no que se refere a respostas, porém a qualidade mudava em outros idiomas sobretudo por um excesso de generalização. Mas o GPT-4 parece ter mais condições de interpretar demandas de outras línguas, sem tanta dificuldade.

A nova versão da automação é mais completa
A nova versão da automação é mais completa, sendo mais eficiente em respostas em outras línguas (Imagem: Fox News/Reprodução).

Para conseguir esse feito, os organizadores testaram a ferramenta com testes de múltipla escolha, em outras línguas. O resultado surpreendeu e a OpenAI informou que a ferramenta está com 82% menos chances de responder a pedidos com conteúdo não permitido pelas regras do chat. Outra probabilidade animadora é que o GPT-4 é 40% mais preciso em repostas factuais que versões já lançadas.

Inovação em personalidade na IA

A dirigibilidade é mais um upgrade incluído na tecnologia recém-lançada pela OpenAI. Essa habilidade, conhecida em inglês como steerability, permite que IAs consigam mudar seu comportamento. Dessa forma, o recurso pode assumir um caráter mais simpático, mas também pode ficar um tanto rude. Nas outras versões, era possível fazer mudanças de atitude com o chat, indicando que o sistema respondesse com um tom formal, ou que o ChatGPT explicasse algum tema para uma criança entender, assumindo uma linguagem bem simples.

Recursos do gpt-4 lingaugem
Os recursos do GPT-4 deixam optar pelo tipo de linguagem assumida pela personalidade da IA: no exemplo, a automação fala como se fosse um pirata para responder o usuário sobre assuntos financeiros. (Imagem: TechCrunch/Reprodução).

As inovações nesse âmbito vão deixar que os usuários peçam que o GPT-4 responda perguntas como um adolescente ou mesmo indicar que deva falar como alguém sendo entrevistado na rua, exatamente como você assiste na TV.

Como acessar o GPT-4

Está curioso para experimentar a nova atualização? Se não estiver inscrito no programa de inscritos, vai ter que esperar um pouco mais. Isso porque o GPT-4 só está disponível para quem está no plano ChatGPT Plus. No entanto, há uma lista de espera para os usuários que não fazem parte da versão plus, em que é possível aguardar para usar os recursos recém-lançados.

Cadastro nova versão
Enquanto a nova versão não chega, ainda é possível se cadastrar no site do ChatGPT (Imagem: Victor Pacheco/Showmetech).

Se você quiser experimentar a ferramenta na versão gratuita, basta acessar o ChatGPT e criar um cadastro para a plataforma. Em seguida, você vai ser apresentado aos recursos presentes e pode iniciar uma conversa com a IA sobre qualquer tema em seguida.

Por que o GPT-4 tende a errar menos?

Você a essa altura já deve ter visto alguma alucinação bem engraçada feita pelo ChatGPT, já que a ferramenta de IA ainda não é tão capaz de fazer interpretações mais sutis ou fazer piadas. O que vem com as melhorias, na verdade, é que o GPT-4 não vai cair em “armadilhas” que possam levar a respostas tendenciosas.

A empresa openai limite
A capacidade da ferramenta da empresa OpenAI consegue ser 8 vezes maior, quando se avalia o tamanho da resposta em palavras (Imagem: OpenAI/Divulgação).

Dessa forma, por ser capaz de verificar com mais precisão as informações fornecidas pelo usuário, o GPT-4 chega a ter uma observação mais detalhada. Por possuir uma memória mais extensa, sua análise de contexto também fica menos propensa a entregar respostas incompletas ou pouco elaboradas — haja visto o tamanho máximo das respostas na atualização, que chega a 25 mil palavras.

Veja também:

Conheça 11 maneiras que o ChatGPT mudará a sua vida no futuro

Perplexity AI é um ChatGPT que te mostra de onde suas respostas foram coletadas

Como saber se um texto foi escrito por IA ou bot?

Fonte: Mashable | Tech Crunch | Tom’s Guide | The Verge | Business Insider

Revisado por Glauco Vital em 15/03/23.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados