Gravações múltiplas simultâneas do iPhone 11 também funcionará com o iPhone XS e XS Max

Novo recurso de gravações múltiplas simultâneas do iPhone 11 utiliza API do iOS 13 que estará presente nos modelos do ano passado

A Apple lançou o novo iPhone 11 na semana passada e apresentou ao mundo as novidades que chegaram com a nova geração. Um dos recursos mais interessantes foi a nova versão do Filmic Pro rodando nos smartphones, que trouxe a capacidade de realizar gravações múltiplas simultâneas com as câmeras frontal e traseira. Porém, esse recurso não é exclusivo do novo iPhone 11 e também poderá ser aproveitado nos modelos do ano passado, os iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR.

Não só para o iPhone 11

O recurso de gravações múltiplas é capaz tanto de gravar sessões filmando com ambas as câmeras (frontal e traseira) ao mesmo tempo quanto de filmar usando lentes de ângulo padrão e a lente grande angular para uma cobertura adicional da imagem.

O recurso de gravações múltiplas simultâneas permite pre visualizar imagens de mais de uma lente ao mesmo tempo
O recurso de gravações múltiplas simultâneas permite pre visualizar imagens de mais de uma lente ao mesmo tempo

A boa notícia é que ela não vai ser exclusiva da linha iPhone 11, Isso porque esse novo recurso de câmera só funciona graças a um novo API que foi introduzido no iOS 13, a nova versão do sistema operacional para iPhone que vai ser liberada a partir do dia 19 de setembro – saiba como se preparar para a atualização.

Durante a WWDC 2019, sua conferência para desenvolvedores, a Apple explicou que, embora tenha sido necessário um trabalho significante no hardware dos seus aparelho, eles conseguiram fazer as mudanças necessárias para incluir esse API no iPhone XS, iPhone XR e até mesmo no novo iPad Pro.

Aplicativos com gravações múltiplas

Uma ótima novidade tanto pra quem está pensando em comprar um dos novos modelos do iPhone 11 ou quem já tem um dos modelos do ano passado, esse recurso estará disponível através de aplicativos que começarão a aparecer na loja da Apple nos próximos meses.

E espera-se que haja muitas opções. A empresa já havia anunciado o novo API ainda em junho, o que deu aos desenvolvedores alguns meses de antecedência para começarem a trabalhar nos seus aplicativos de câmera com gravação múltipla simultânea. Isso significa que não vai demorar muito até esses aplicativos já estarem disponíveis na App Store – o próprio Filmic Pro já está garantido para chegar no final do ano.

Mas claro, o recurso de gravação simultânea é algo que exige mais do iPhone e por isso muitos aplicativos podem acabar chegando com limitações para os modelos do ano passado. Neles, só será possível utilizar a ativação de câmeras simultâneas em certas combinações. Os desenvolvedores também podem acabar usando qualidades inferiores em relação a gravações feitas com apenas uma câmera.

No iPhone XS, apenas algumas combinações serão possíveis
No iPhone XS, apenas algumas combinações serão possíveis

Como exemplo na imagem acima, é possível notar que no iPhone XS será possível gravar ou tirar foto com a câmera grande angular de trás e a câmera da frente ao mesmo tempo, assim como a telefoto de trás e a câmera da frente ou até mesmo a grande angular e a telefoto de trás juntas. Não será possível utilizar três câmeras ao mesmo tempo nesse modelo.

Já no iPhone 11 e no iPhone 11 Pro ainda não está muito claro quais são as combinações possíveis ou se eles terão essas limitações também, mas, ao que tudo indica, nos modelos apresentados na semana passada essas combinações serão livres. Durante a demonstração feita no palco pelo Filmic Pro, a câmera de pré-visualização mostrava gravações simultâneas com todas as câmeras de trás ao mesmo tempo, e como no iPhone 11 Pro são três câmeras traseiras, isso significa que ele muito provavelmente terá essa opção de combinação sem limitações.

Você gostou desse novo recurso e gostaria de ver no seu iPhone XS? Deixe nos comentários.

Fonte: 9to5mac

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta