Conheça 8 hábitos que podem danificar seu notebook

Conheça 8 hábitos que podem danificar seu notebook
Listamos 8 hábitos ruins que podem danificar seu notebook ou diminuir a vida útil de seu equipamento

Infelizmente, muitas das tecnologias do nosso mundo moderno não são feitas para durar. Mesmo assim, seu notebook merece ser cuidado com carinho, não é mesmo? Se seu equipamento acabar estragando mais cedo do que você acha que deveria, há uma chance de você estar ajudando com alguns hábitos especialmente ruins. Neste artigo reunimos algumas das piores coisas que você pode fazer ao seu dispositivo digital e como você pode largar esses vícios antes que seja tarde demais.

Superfícies de tecido

O calor é o inimigo mortal do seu computador. Se o computador ficar muito quente, o processador pode ficar lento, lutando para manter as temperaturas razoáveis e, na pior dos casos, até mesmo desligar completamente. Funcionar em altas temperaturas por longos períodos pode reduzir a vida útil de seu processador, ventiladores e bateria — sem mencionar que torna seu computador barulhento.

No caso dos notebooks, é preciso um pouco mais de cuidado quando se trata de manter o equipamento em uma temperatura aceitável. Por se tratar de um dispositivo móvel, isso leva a muitos hábitos ruins, como colocá-lo sobre um cobertor ou outra superfície de pelúcia. Isso bloqueia o fluxo de ar sob o notebook e, potencialmente, através dele (se o cobertor cobrir as aberturas do ventilador).

Mesa de suporte para evitar danificar o notebook
Para evitar danificar o notebook com o superaquecimento em superfícies de tecido, opte por utilizar um suporte ou mesa de apoio

Sendo assim, quando possível, use seu notebook em uma superfície plana ou, pelo menos, certifique-se de que seu colo esteja livre de cobertores e outras coisas que possam bloquear o fluxo de ar. As mesas de colo são uma boa maneira de garantir que as coisas continuem frescas no seu equipamento.

E, o mais importante de tudo: não o deixe em lugares quentes (como um carro em um dia de sol)!

Poeira e líquidos

Todos os notebooks acumulam um pouco de poeira com o tempo, aquecendo os componentes e fazendo com que os ventiladores trabalhem mais. Embora a limpeza regular possa ajudar, você também deseja evitar que coisas entrem no seu equipamento.

Por exemplo, fumaça de cigarro e pelos dos seus animais de estimação irão agravar esses problemas. Por isso, tente utilizar seu notebook em locais limpos e fique atento para o acúmulo de poeira e sujeita em algumas partes do equipamento, como próximo às saídas de ventilação.

Escova e pano para limpar o notebook
Escovas usadas, panos secos e lenços umedecidos são ótimos companheiros para fazer a limpeza de seu notebook

Além disso, não coma ou beba perto do seu notebook, ou pelo menos tome algum cuidado ao fazer isso. Migalhas de comida no teclado não é apenas nojento, mas pode danificar os interruptores ou tornar certas teclas mais difíceis de pressionar. Nem é preciso dizer que líquidos derramados em cima de seu notebook podem provocar danos elétricos e até mesmo destruir sua máquina!

Por exemplo, caso precise limpar a tela de seu notebook, opte por lenços umedecidos, já que eles não tem líquidos em excesso e são ótimos para remover manchas e sujeitas. Evite que utilizar líquidos borrifadores na sua tela, pois eles podem introduzir líquidos na máquina, causando problemas no equipamento.

Manuseio incorreto

Enquanto os desktops têm o luxo de estarem posicionados confortavelmente em seu escritório, os notebooks estão sujeitos a todos os tipos de abusos. Não é incomum casos de usuários que pegam os notebooks pela tela, abrindo a dobradiça de um lado com muita força e até mesmo jogando o notebook no sofá do outro lado da sala. Algumas pessoas são capazes até mesmo de utilizar seus notebooks fechados como descanso para suas bebidas!

Os notebooks devem ser portáteis e alguns podem ser bastante duráveis, mas quanto mais você abusar deles, maior será a probabilidade de danificar alguma parte ou componente da máquina. Na melhor das hipóteses, você apenas terá que lidar com uma dobradiça de notebook desgastada ou riscos na carcaça ou na tela.

Porém, se seu notebook tiver um disco rígido giratório tradicional ao invés de um SSD, sacudir o notebook — especialmente se a unidade estiver ativa no momento — pode até mesmo fazer com que sua cabeça se desloque ou toque a superfície do disco. Não é comum, mas se isso acontecer, o disco rígido pode ser permanentemente danificado e você vai desejar que tenha feito um backup de seus dados. Seu laptop é uma propriedade cara: trate-o como tal.

Problemas com a bateria

Só porque a bateria do seu notebook indica que ele possui até 7 horas de duração não significa que ela permanecerá assim para sempre. As baterias se degradam com o tempo — você pode obter sete horas com carga total na primeira vez, mas depois de alguns anos, isso pode cair para seis ou cinco horas. É impossível escapar desse problema, mas você pode degradá-la mais rápido do que o necessário se sempre reduzir a bateria de seu notebook à zero por cento.

Para prolongar a saúde da bateria a longo prazo, é melhor realizar descargas superficiais e recarregá-la com frequência. Não se preocupe demais com isso, pois uma descarga ocasional não matará sua bateria — mas com o tempo, é melhor errar em carregar regularmente em vez de correr para esvaziar.

Bateria do notebook
Fique sempre atento ao estado de sua bateria para evitar danos a seu notebook

No entanto, você deve se atentar se a bateria de seu notebook estiver inchada. Se sua bateria está estourando tanto que está empurrando contra o case do seu notebook, você precisa parar de usar o computador agora e substituir a bateria com urgência, para não provocar uma explosão ou vazamento de materiais químicos!

Ao substituir a bateria, não compre uma cópia barata, mas sim de um fabricante oficial. Baterias de baixa qualidade, na melhor das hipóteses, não retêm muito bem a carga e, na pior, podem ser perigosas.

Segurança elétrica para não danificar seu notebook

Seu notebook consome uma quantidade considerável de energia e é suscetível a danos por surtos de energia — aumentos pequenos e temporários na tensão que passa pela linha de alimentação quando ele está conectado à tomada. Isso pode acontecer após quedas de energia, após ligar outro dispositivo de alta potência em sua casa ou uma rede elétrica não confiável em sua cidade. A fonte de alimentação dentro do cabo de energia de seu notebook inclui alguma proteção básica contra surtos, mas você obterá proteção mais duradoura de um protetor contra surtos dedicado.

Observe que isso é diferente de um filtro de linha, que fornece várias tomadas sem proteção contra surtos. Certifique-se de substituí-lo a cada três ou cinco anos, já que essa proteção se desgasta com o tempo. Lembre-se de que os protetores elétricos padrões não protegem contra picos de alta tensão (como raios), mas podem protegê-lo de picos menores e prolongar a vida útil do seu notebook.

Filtro de linha
Filtros de linha são ótimos para evitar danos por surtos de energia elétrica mas não oferecem 100% de segurança para seu notebook se ele estiver conectado à tomada

Por último, os notebooks requerem um pouco mais de cuidado devido à sua portabilidade. Embora o cabo de alimentação de um desktop possa ficar parado por anos seguidos, o cabo do notebook vai com você a todos os lugares, sujeito a dobras, puxões fortes da parede e outros manuseios incorretos. Isso pode não apenas tornar o cabo não confiável, mas também pode representar um risco de incêndio. Portanto, sempre retire o carregador da parede do plugue, e não o enrole com muita força.

Forçar os cabos e portas

Embora danificar uma porta ou cabo USB não seja tão perigoso quanto o manuseio incorreto do adaptador de energia, isso ainda pode causar danos irritantes ao seu notebook. Isso pode parecer óbvio, mas não force os cabos nas portas se eles não estiverem encaixando corretamente.

Da mesma forma, se você deixar algo conectado, tome cuidado para não dobrá-lo — se você tiver um pendrive na porta USB do seu notebook, fique atento para não entortá-lo, danificando a unidade, a porta ou ambos . E com as portas USB tão valiosas nos notebooks de hoje, você definitivamente não quer estragar nenhuma delas. Cuide também para que nenhum dongle USB — aqueles pequenos transmissores típicos de mouses sem fio, ou outros periféricos — permaneça conectado ao colocar o laptop na mochila. Na pior das hipóteses, o peso do notebook sobre o dongle vai forçá-lo pra dentro da porta USB, podendo inutilizá-la pra sempre.

Portas de notebook
Trate com cuidado as portas de seu notebook e evite forçar os cabos

O mesmo vale para seus cabos. Mantenha-os longe do alcance de crianças hiperativas e animais de estimação, que podem mastigar o plástico e, ao enrolá-los, evite embrulhá-los com muita força. Felizmente, um cabo danificado é barato para substituir em comparação com o seu notebook.

Manutenção desnecessária

Atualmente, a exclusão de arquivos não utilizados e temporários dificilmente aumentará a velocidade do seu notebook (como acontecia com as máquinas da década passada). Muitos utilitários de “Limpeza de PC” são golpes destinados a assustá-lo e fazê-lo comprar seus produtos — e os gratuitos, ainda são desnecessários na maioria das vezes.

Além disso, certos tipos de “manutenção” podem ser prejudiciais. Os limpadores de registro quase não oferecem nenhum benefício, mas se excluírem uma entrada de registro de que você realmente precisa, podem causar problemas. É melhor você verificar as configurações do Windows 10, aprender o que elas fazem e ajustá-los você mesmo.

Se você quiser limpar seu disco rígido, use o utilitário de limpeza de disco interno do Windows e exclua todos os filmes, músicas e outros arquivos que não estiver usando. E se o seu computador estiver insuportavelmente lento, tente remover os programas de inicialização ou reiniciar o PC. Se essas dicas não funcionarem, provavelmente é hora de atualizar o hardware.

Navegar na web sem segurança

Ao contrário da crença popular, o “bom senso”, embora muito valioso, não deve ser sua única proteção contra malware. Mesmo sites legítimos podem ser infectados com malware e navegar com cuidado não o salvará. Por essa razão, é muito importante que você utilize um programa de antivírus no seu notebook.

Felizmente, o recurso integrado do Windows Defender da Microsoft atualmente faz um serviço muito bom, depois de alguns anos de avaliações abaixo da média. Apenas deixe-o ligado e faça seu trabalho de forma tranquila. Outros programas de antivírus gratuitos também são uma ótima escolha pois, quando usados em conjunto com um antivírus tradicional como o Windows Defender, você terá uma proteção muito boa.

Tela do Windows Defender
Por padrão, o Windows Defender já oferece um ótimo nível de segurança para seu notebook com Windows 10

Além disso, outras práticas básicas de segurança ainda se aplicam: mantenha seu software atualizado (tanto Windows quanto os programas que você usa), use um bom gerenciador de senhas (em vez de usar a mesma senha em todos os sites) e aprenda como identificar golpes de phishing (links atrativos ou suspeitos em sites que podem contar malware). E, mais importante de tudo, mantenha sua rede Wi-Fi doméstica seguro com uma senha WPA2.

E então, gostou de nossas dicas de como garantir que a vida de seu notebook seja longa e útil? Tem alguma dica que você considera importante mencionar também? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: PCMag

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter