HarmonyOS e Huawei Watch 3 são destaques em evento da Huawei

Harmonyos e huawei watch 3 são destaques em evento da huawei. Além de maior integração entre dispositivos com o harmonyos, a huawei também fez anúncio de vários produtos como seus novos fones de ouvido e monitor gamer
Além de maior integração entre dispositivos com o HarmonyOS, a Huawei também fez anúncio de vários produtos como seus novos fones de ouvido e monitor gamer

Em evento realizado hoje pela Huawei, foram apresentadas pela empresa chinesa várias novidades, entre elas mais informações sobre o sistema operacional HarmonyOS, os novos smartwatch Huawei Watch 3 e Huawei Watch 3 Pro, novidades para o tablet Huawei MatePro e outras informações interessantes. A empresa quer criar um ecossistema entre seus dispositivos através do HarmonyOS, então confira todos os produtos que virão com este novo sistema.

Novo sistema operacional HarmonyOS

A intenção da Huawei, ao criar um sistema operacional, foi o de juntar todos os aparelhos da marca para que eles funcionem como um só. Vemos atualmente, com o IoT (a “Internet das Coisas”), vários dispositivos conectados entre si, por exemplo, podendo ligar a lâmpada utilizando a Alexa, da Amazon, ou através de seu smartphone. Este é o conceito que a Huawei está tentando elevar com o HarmonyOS.

Um como todos e todos como um.

Lema atual da Huawei sobre o HarmonyOS

Eles denominam a possibilidade de juntar todas as funções em todos os aparelhos como o “Super Dispositivos“, criando uma “super conexão”, facilitando a usabilidade entre todos os dispositivos que contenham o HarmonyOS. Por exemplo, se você estiver assistindo televisão, poderá, através de seu smartphone, alterar a saída de som para fones de ouvido sem fio e continuar curtindo seu filme. Para tal, você só precisará arrastar o ícone de cada dispositivo para o centro do aplicativo, evidenciando que todos aqueles dispositivos estão conectados. Lembrando que estes aparelhos devem conter o HarmonyOS.

Harmonyos
Confira quais são os aparelhos com HarmonyOS que estão conectados. Reprodução: evento Huawei

Este local onde você clica e arrasta os ícones é chamado de “Painel de Controle“, em que é disposto seu smartphone no centro e todos os dispositivos que possuem HarmonyOS ao redor dele, oferecendo a possibilidade de conectar todos entre si, conforme sua utilização. Este Painel de Controle também mostra o status dos dispositivos e oferece a capacidade de saber mais sobre eles, ao clicar em cada um, mostrando se estão devidamente conectados.

Um exemplo prático é quando você está realizando uma montagem no tablet e precisa de uma imagem que está no smartphone. Ao invés de utilizar aplicativos terceiros para poder enviar este arquivo para o outro aparelho, você simplesmente deixa um ao lado do outro, os conecta via Painel de Controle e arrasta de um dispositivo para o outro e pronto! Assim funciona a facilidade de comunicação entre os aparelhos que contém o HarmonyOS.

Harmonyos
Gerencie tudo através do Painel de Controle.

O mesmo pode ser utilizado para PC, com transferência de arquivos, fotos, vídeos ou mensagens do PC para o tablet, do PC para o smartphone ou vice-versa. A Huawei trabalhou para investir neste novo sistema uma versatilidade que, até então, quase não há atualmente em dispositivos que compartilham de seus sistemas operacionais.

Este Painel de Controle é encontrado em todos os dispositivos da Huawei: smartphones, relógios, tablets etc. Na área de trabalho do smartphone (ou tablet), ao arrastar o ícone de um aplicativo para cima, você consegue visualizar mais informações sobre ele, além de poder transformá-lo imediatamente num widget, tendo mais destaque caso você utilize este aplicativo com muita frequência. Sempre que você muda de página na área de trabalho, será possível visualizar um papel de parede diferente.

Caso você tenha vários aplicativos e queira colocá-los em pastas, ao criar uma, o próprio sistema já sugere que outros aplicativos semelhantes sejam inclusos nesta mesma pasta, evitando que você tenha que, manualmente, colocar cada aplicativo em cada respectiva pasta. Outra função interessante é a capacidade do HarmonyOS em reconhecer um aplicativo que foi baixado num aparelho, em todos os outros aparelhos, assim você não precisa ir em cada aparelho para baixar o mesmo aplicativo. Ao arrastar a área de trabalho para cima, você também poderá ver o “Serviço de Widgets“, um local onde se reúnem todos os widgets com as suas devidas informações.

Harmonyos
O próprio sistema sugere aplicativos semelhantes para ficarem nas pastas.

Uma função interessante é, como exemplificado na apresentação, a possibilidade de aproximar seu smartphone a algum aparelho externo para coletar informações. Um exemplo prático é aproximar o smartphone da catraca do ônibus, o que mostra ao usuário várias informações, como a rota e as paradas que ele fará. Foi frisado também que, ao utilizar um aplicativo e abrir outro, você não perde o que foi feito anteriormente; quando voltar para o primeiro aplicativo, tudo estará como você deixou.

Quanto aos gráficos, a Huawei afirmou que o HarmonyOS possui a tecnologia DGraphicEngine, capaz de fazer com que a GPU e CPU trabalhem juntas, oferecendo uma experiência gráfica mais fluida e menos travada.

A filosofia por trás deste novo sistema operacional é eliminar as barreiras físicas (cabos) e virtuais (necessidade de aplicativos) para oferecer a melhor experiência integrada entre os dispositivos, num “Super Sistema” conectado.

HarmonyOS Connect

Harmonyos
Aproxime e conecte aparelhos que possuam HarmonyOS.

Esta novidade traz facilidade no que se refere às conexões citadas acima. Com o HarmonyOS Connect, você possui mais rapidez no momento de conectar os aparelhos com o sistema operacional da Huawei, simplesmente por aproximá-los. Conectar o fogão, exaustor, ar condicionado ou geladeira ao seu ecossistema de HarmonyOS fica bastante fácil, bastando aproximar seu smartphone destes aparelhos e, a partir de então, todos eles podem ser gerenciados através do Painel de Controle.

Huawei Watch 3

A Huawei se introduziu no mercado de smartwatches em 2015, trouxe o segundo modelo em 2017 e este ano ela apresenta o Huawei Watch 3. Este aparelho também vem com o novo sistema operacional, HarmonyOS, garantindo mais um aparelho com possibilidade de conexão. Ele contará com o novo crown (botão que clica e gira, para suas funções), corpo em metal resistente a pequenos arranhões, tela de 1,43 polegadas em AMOLED e sem bordas, aproveitando ao máximo a visualização.

Huawei watch 3
Huawei Watch 3.

Será possível atender e realizar ligações pelo Huawei Watch 3, graças a seu sistema eSIM, em que oferece a possibilidade de compartilhar um número só em dois aparelhos (smartphone e smartwatch). Sua resistência à água também oferece a possibilidade de realizar certas atividades sem precisar tirá-lo. Outras funções apresentadas no evento foi a possibilidade de reproduzir músicas online, utilizar o assistente de voz, um serviço de tradução de idiomas e registrar seus cartões no relógio, apenas precisando aproximá-lo das máquinas para concluir suas compras. Através do AppGallery será possível baixar os mais diversos aplicativos para o smartwatch.

Huawei watch 3
Realize ou atenda ligações usando o Huawei Watch 3.

Com o Huawei Watch 3, será possível realizar algumas outras funções como tirar fotos ou selfies com o smartphone utilizando o relógio como botão de disparo, abrir a porta da sua casa e abrir a porta do carro, caso eles possuem essa compatibilidade. Além de, claro, registrar todas suas atividades e informações sobre saúde, coisas pelas quais os smartwatches estão sendo bastante utilizados. Ele conseguirá identificar sua frequência cardíaca, nível de oxigênio e também acompanhará seus exercícios.

É possível configurar o aparelho para ativar a emergência, caso seus batimentos fiquem muito acelerados ou fracos demais. Quanto à bateria, este modelo contará com a possibilidade de ficar até 4 dias no Modo Smart ou até 14 dias no Modo Ultra, até a próxima recarga.

Huawei Watch 3 Pro

Huawei watch 3 pro
À direita, a versão Pro do smartwatch.

Também foi anunciado o modelo Pro deste smartwatch, que consiste em vidro de safira, corpo mais resistente em cerâmica negra e uma durabilidade maior de bateria nos modos Smart e Ultra, sendo de 7 e 14 dias, respectivamente.

Huawei MatePad Pro

Os tablets da Huawei também entraram para as novidades do evento. Os aparelhos Huawei MatePro de 10,8 e 12,6 polegadas foram anunciados, assim como o MatePad 11 e, claro, o HarmonyOS. Eles possuem tela em OLED, conforme a Huawei, oferecendo mais contrastes e cores mais próximas do real. A maioria dos aplicativos foi otimizado para o MatePro e nele também é possível colocar seus aplicativos favoritos na dock, local logo abaixo do aparelho, para acesso rápido.

Huawei matepad pro
Huawei MatePad Pro e acessórios que podem ser adquiridos à parte.

No tablet há o FreeVoice, usado para digitar tudo o que você disser; FreeScript, em que a inteligência artificial entende o que você está escrevendo com a caneta especial do aparelho e reproduz; e o FreeNote, a capacidade de inserir notas (como Post-Its) enquanto utiliza aplicativos. Utilizando seus recursos de conectividade, um dos exemplos mostrados na apresentação foi a capacidade de você assistir algo na TV e interagir com ela através do tablet, sem falar na possibilidade de espelhar a tela do PC para o tablet.

Huawei matepad pro cameras
As câmeras do tablet.

Os aparelhos possuirão 8 saídas de som, 4 microfones e 3 câmeras, sendo a principal de 13 MP, uma de ângulo amplo e outra com sensor de profundidade, bastante semelhante ao que vemos em smartphones atuais. Sua conexão é a WiFi 6+, a bateria de 10 050 mAh e virá em três cores: prateado, cinza e verde oliva, este último com materiais considerados veganos.

Huawei M-Pencil

Huawei m-pencil
Caneta inteligente que auxilia o uso do tablet.

Podendo comprar à parte (assim como vários outros acessórios anunciados hoje, como a capinha com teclado) a Huawei M-Pencil é a caneta inteligente que funciona com os tablets da empresa. Com ela, você será capaz de alterar entre as ferramentas de desenho ou escrita só em tocar seu botão, além de oferecer mais precisão com sua ponta transparente. A inteligência artificial do tablet realiza ajustes, caso faça uma tabela e acabe um pouco torta, ao final o aparelho ajustará para linhas retas.

Huawei MateView

Huawei mateview
Monitor Huawei MateView

Também foi anunciado o monitor da grande chinesa, o Huawei MateView. Ele possui 28,2 polegadas e resolução 4K+. Por possuir o HarmonyOS, este aparelho poderá se conectar a qualquer outro do ecossistema. Abaixo dele há o Smart Bar, local onde você pode deslizar o dedo para acessar suas configurações ou gerenciar o volume. Também há uma caixa de som no meio e entradas USB tipo C.

Huawei MateView GT

Huawei mateview gt
Monitor gamer, curvado, Huawei MateView GT.

Além do monitor convencional, foi apresentado o Huawei MateView GT, monitor para o público gamer, contendo 34 polegadas e curvado, ele possui alta taxa de atualização, trazendo uma melhor experiência para jogos. Nele há microfone embutido e uma soundbar, reforçando a intenção de trazer o público gamer para a marca.

Huawei Freebuds 4

Por último, temos os fones de ouvido sem fio Huawei Freebuds 4. Ele vem nas cores branco, cinza e vermelho e, comparado à versão anterior, este é 6,3% menor e pesa 4,1g, ou seja, mais portátil. A possibilidade de cancelamento de ruídos também oferece uma experiência mais imersiva, além de melhorar a performance de baixos em 50%.

Huawei freebuds 4
Os novos fones e suas variações de cor

Outro anúncio foi sobre a linha Huawei P50, smartphone que muito se espera, mas sem nenhuma previsão de lançamento, no momento. A maioria dos produtos estará disponível a partir deste mês no site da Huawei. Bastante coisa, não é mesmo? O que você achou, gostou de alguma das novidades? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

Confira mais informações sobre o novo sistema operacional da Huawei, o HarmonyOS!

Fonte: Tech Advisor e TechRadar.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário