Conheça Hedy Lamarr, a atriz de Hollywood que inventou o Wifi

Conheça Hedy Lamarr, a atriz de Hollywood que inventou o Wifi 5
Em meio ao glamour de Hollywood, Lamarr criou a tecnologia necessária para a criação do bluetooth, do Wifi e dos celulares.

“A mulher mais linda do mundo”. A frase usado para se referir a atriz Hollywoodiana Hedy Lamarr acabava por reduzi-la à apenas sua aparência física, coisa que ainda acontece com todas as mulheres.

Mas Lamarr, assim como milhares de mulheres, mostrou que é muito mais do que a limitação de “um rostinho bonito”.

E você definitivamente precisa saber mais sobre essa mulher fantástica que não fez nada mais, nada menos do que criar a tecnologia necessária para a existência do Wifi, do bluetooth e dos celulares.

A atriz Hollywoodiana Hedy Lamarr
“A mulher mais bela do mundo”.

Quem foi Hedy Lamarr?

Embora tenha nascido na Áustria, a atriz radicada nos Estados Unidos, se tornou uma das atrizes mais prestigiadas de Hollywood.

Estrela da versão cinematográfica do clássico bíblico Sansão e Dalila, Hedy também foi a primeira mulher a ficar nua nas telonas e a primeira a protagonizar uma cena de orgasmo feminino na história do cinema.

Mas mesmo em meio ao conceito moderno de super-mulher (mãe, esposa e com uma profissão), ela foi além: mediante ao tédio das obrigações sociais e de sua profissão, Hedy simplesmente inventou a tecnologia responsável pela existência dos celulares que conhecemos hoje.

Atriz de dia e inventora durante a noite.
Cena do documentário Bombshell: The Hedy Lamarr Story.

Lamarr inventou e patenteou um método de transmissão de sinais de rádio, o FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum, ou o espectro de difusção de frequência variável). Na época, a invenção contribuiu para o sistema de comunicações das forças armadas dos EUA e, posteriormente, para os telefones celulares e Wifi.

Durante sua vida, polêmicas subjugaram seu talento e sua invenção, mas o documentário Bombshell: The Hedy Lamarr Story não reduz essa mulher extraordinária em apenas suas polêmicas.

"A mulher mais bela do mundo" durante a década de 1940.
Bombshell: documentário conta a história extraordinária de Hedy.

Documentário

Atuando de dia e fazendo invenções tecnológicas durante a noite, ela definitivamente teve uma vida digna de filme; e Bombshell: The Hedy Lamarr Story promete atender essa expectativa.

O documentário, dirigido por Alexandra Dean, foi lançado no dia 24 de novembro deste ano e mostra o desenvolvimento da vida tanto profissional quanto pessoal de Hedy.

Inventar era seu hobby“, Dean contou para a Vanity Fair. “Era um reflexo dela. Era o jeito que ela lidava com os problemas do mundo. E ela fez isso de um jeito tão silencioso que a maioria das pessoas ao seu redor não percebeu.

Confira o trailer:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box