Helicóptero da NASA em Marte completa primeiro voo

Helicóptero da nasa em marte completa primeiro voo. Ingenuity completa seu primeiro voo no planeta vermelho; testes com o helicóptero da nasa em marte afirmam a viabilidade de voos na atmosfera rarefeita
Ingenuity completa seu primeiro voo no planeta vermelho; testes com o helicóptero da NASA em Marte afirmam a viabilidade de voos na atmosfera rarefeita

O Ingenuity — ingenuidade, em tradução livre –, helicóptero da NASA em Marte, completou seu primeiro voo no planeta vermelho hoje, segunda-feira, 19 de abril. O pequeno e simpático robô-helicóptero foi a primeira aeronave a voar de forma controlada em outro planeta, o que, convenhamos, é um passo e tanto para a humanidade.

Conforme os planos feitos aqui na Terra, o helicóptero da NASA em Marte deve ter voado durante 30 segundos numa altura máxima de três metros. Pode parecer pouco, mas há de se considerar que isso foi feito em outro planeta. Ademais, os próximos voos serão mais ousados e perigosos, com distâncias de até 300 metros para serem percorridas.

Câmera do helicóptero da nasa em marte mostra sua sombra
Foto tirada pela câmera do Ingenuity mostra sua sombra projetada na superfície de Marte

Os membros do JPL (NASA Jet Propulsion Laboratory, ou Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em tradução livre), responsáveis por desenvolver e controlar o pequeno helicóptero, ficaram extasiados com a notícia, como pode ser visto na conta oficial do órgão no Twitter.

Não à toa, o voo do helicóptero da NASA em Marte precisou de cuidados especiais, dado que a atmosfera do planeta vermelho é bem menos densa que a presente na Terra. Para medida de comparação, seria o equivalente a um helicóptero terrestre tentar se manter estável a 30.000 metros de altura aqui.

Para tanto, as rotações por minuto (a sigla é RPM) das hélices precisaram ser aumentadas drasticamente, chegando a até 2500, um número bastante superior ao alcançado pelos helicópteros terrestres, que são capazes de fazer até 500 rotações por minuto. Tudo isso foi pensado pelo time de desenvolvimento, que colocou na pequena nave um processador Snapdragon 801 com Linux para garantir melhor aproveitamento de energia.

O Ingenuity veio acoplado à nave Perseverance, que pousou em Marte em fevereiro de 2021. Juntos, os dois robôs analisarão a superfície marciana e enviarão dados para a NASA, que estudará os resultados obtidos. Vale mencionar, entretanto, que a missão principal do helicóptero da NASA em Marte é testar a capacidade de voo de veículos autônomos, o que deve acontecer com vários testes ao longo das próximas semanas.

Abaixo, algumas imagens capturadas pela NASA.

  • Helicóptero da nasa em marte sendo depositado pelo robô perseverance
  • Ingenuity, o pequeno helicóptero da nasa em marte
  • Teste de voo
  • Primeira imagem capturada pelo ingenuity
  • Primeira imagem em preto e branco do ingenuity, mostrando sua sombra

Aos mais curiosos, que querem dar uma olhadinha no voo capturado pelas câmeras do Perseverance:

Primeiro voo do ingenuity em marte

E você pode também assistir toda a cobertura do evento feita pela NASA:

E aí, gostou desse acontecimento fenomenal? Conte para nós nos comentários!

Fontes: Digital Trends | Wikipedia | CNN | Twitter

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário