Conecte-se conosco
passaporte visto americano

Notícias

Histórico de redes sociais é nova exigência para visto americano

Será preciso informar dados de redes sociais dos últimos cinco anos em um formulário de uma hora para obter visto americano

O processo para conseguir visto americano é trabalhoso para muitos países, mas promete ficar ainda pior. O presidente dos EUA Donald Trump autorizou uma nova fase do processo de candidatura que envolve informar o histórico de redes sociais. Um novo formulário irá trazer novas perguntas, entre as quais se destacam os nomes de usuários de Facebook, Instagram e outros sites utilizados pelo imigrante nos últimos cinco anos.

O formulário “Perguntas suplementares para candidatos a visto” é longo e deve tomar cerca de uma hora para ser preenchido. Além da atividade pública online, o governo dos EUA irá pedir informações como endereços de e-mail. As chances é que isso tudo passe por checagem minuciosa que envolva inclusive bancos de dados provenientes de ataques cibernéticos. Se houver atividade suspeita, o visto será negado.

Esse é o trecho de e-mail e redes sociais do novo formulário para visto americano

Esse é o trecho de e-mail e redes sociais do novo formulário para visto americano

No caso das redes sociais, a análise deve buscar por publicações relacionadas a terrorismo e ligações com outros usuários suspeitos. No entanto, como os critérios não foram divulgados, é impossível saber exatamente o que será examinado. E o pior: o formulário será entregue na hora de entrar no país, sem tempo para pesquisar nada.

Se será difícil lembrar dos seus últimos cinco anos de redes sociais, o problema será maior em outra parte. O formulário irá também perguntar, com detalhes, quais destinos o viajante visitou nos últimos 15 anos.

Visto americano será negado sem informar histórico de mídias sociais

Visto americano será negado sem informar histórico de mídias sociais

Visto americano no Brasil

O novo formulário será apresentado para quem pede visto no momento da entrada nos EUA. Por isso, o procedimento para obtenção de visto americano no Brasil pode continua o mesmo. Mas, tratando-se da nova política de imigração do governo Trump, é possível esperar qualquer coisa.

Segundo o Departamento de Estado americano, o novo formulário será entregue para candidatos que requeiram “uma análise de segurança nacional mais rigorosa”. O procedimento extra de verificação não será obrigatório (mas será): “indivíduos que não fornecerem todas as informações solicitadas podem ter um visto aos EUA negado”, diz o comunicado do governo.

É jornalista e comunicador digital por formação, gosta de tecnologia desde que se entende por gente e escreve sobre isso há bastante tempo. Como um bom nerd, gosta de séries e ficção científica, e tenta relacionar tudo isso com estudos sobre comunicação.

Comentários

Mais de Notícias

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir