Home Office: Aplicativos para alavancar sua produtividade

As ferramentas perfeitas para trabalhar em casa ou em qualquer lugar e ainda alavancar sua produtividade.

Antes de simplesmente listar os aplicativos que selecionamos para ajudar você no trabalho fora do escritório, saiba que, por incrível que pareça, ainda existem pessoas que confundem ou não sabem o que é o sistema de trabalho em Home Office. Traduzindo livremente o termo, podemos dizer que quem trabalha em sistema de Home Office, trabalha em casa. Mas o sistema é mais amplo. Veja agora um pouco mais sobre o serviço, além da lista de apps que podem facilitar seu trabalho em casa.

Home Office: o trabalho do futuro?

Atualmente, com um notebook nas mãos e as ferramentas corretas, o profissional pode trabalhar onde quer que ele esteja. Assim, o sistema de Home Office apenas fornece ao profissional um lugar diferente para se trabalhar, fora do escritório. Sim, você pode se imaginar num clube, na beira da piscina, ou até em uma viagem com a família.

Existem vários benefícios quando trabalhamos em Home Office: você não perde tempo no trânsito, economiza bastante ao fazer suas refeições em casa e, claro, o conforto. Nada mais confortável que nossa própria casa.

home office

Entretanto, vale lembrar que, esse conforto muitas vezes pode se tornar o ponto negativo nesta equação. Família, amigos e até seus vizinhos podem não entender esse método de trabalho e, de alguma forma, acabarem te atrapalhando.

Se você é dedicado, organizado e tem um espaço que é respeitado por sua família, você não tem com o que se preocupar. Veja a seguir uma lista de aplicativos que separamos para auxiliar na organização de seu dia, onde quer que você esteja.

Pocket

Quando o assunto é facilitar o trabalho, o Pocket pode ajudar. É possível salvar textos, vídeos e qualquer outro link que você encontrar enquanto navega e visualizar o conteúdo depois, mesmo sem conexão com a internet.

Versão para Android e iOS

Evernote

Enquanto o Pocket funciona como um backup de conteúdo para futura análise, o Evernote funciona como um organizador. Com ele você pode criar tarefas, listas, compartilhar o conteúdo, incluir participantes e acompanhar o andamento de cada tarefa cadastrada.

Versão para Android e iOS

Trello

O Trello funciona de maneira um pouco diferente dos demais e posso afirmar que ele pode ser a melhor ferramenta para organização e gestão de trabalho, não só de maneira individual, mas também de equipes. Nós aqui no ShowMeTech mesmo utilizamos o Trello no dia a dia, para indicar pautas, determinar quem trabalhará nas mesmas, se haverá mais de uma pessoa trabalhando num mesmo conteúdo, agendando entregas e controlando revisões, até a chegada do conteúdo no site.

Versão para Android e iOS

Join.me

E por falar em incluir participantes, o Join.me permite que até 10 pessoas (no modo gratuito) possam trabalhar juntas em projetos com tela compartilhada. Os participantes têm acesso ao conteúdo que está sendo trabalhado naquele momento e, independente da distância entre os mesmos, torna o trabalho colaborativo. Um usuário inicia o trabalho e os outros podem seguir trabalhando em cada passo seguinte.

Versão para Android e iOS

QualityTime

Independente do aplicativo utilizado, vale lembrar que de nada eles adiantarão se você não se organizar mentalmente para o trabalho em casa ou em qualquer outro lugar. Afinal de contas, num ambiente empresarial, todos ao redor estão fazendo o mesmo que você. Isso não acontece com o sistema de trabalho em Home Office. E é nesse momento que o smartphone pode deixar de ser seu melhor companheiro e passar a ser seu pior inimigo.

Não deixe que isso aconteça! O QualityTime controla o uso de seu smartphone, cria até avisos automáticos indicando que você está utilizando de mais um ou mais aplicativos, auxiliando você a controlar o uso de seu dispositivo.

Versão para Android e iOS

Pomodoro Timer

A Técnica Pomodoro é um famoso método de gerenciamento de tempo desenvolvido nos anos 80. Divida seu trabalho em intervalos de 25 minutos separados por recessos curtos. Exemplo: se você trabalha com digitação, ou passa muitas horas diante do computador escrevendo conteúdos em texto, vale ter alertas para que você se lembre de levantar e se alongar.

Versão para Android e iOS

Beba Água

Você pode até se esquecer de beber água (sim, de acordo com a concentração exigida pela tarefa, é provável que não se beba água e tão pouco se vá ao banheiro). Porém, lembre-se: sem saúde o trabalho na rua ou em casa fica drasticamente comprometido. Então cuide-se!

Versão para Android e iOS

Google Keep

O Google Keep é um app do próprio Google que é bastante útil para trabalhar em casa. Isso porque ele é focado, principalmente, em manter anotações. Com ele, você pode criar notas pelo smartphone ou por navegador. Além disso, entre as funcionalidades do app, temos a possibilidade de sincronização com o Google Drive, o que facilita ainda mais a vida.

Versão para Android e iOS

ToDoist

Na mesma direção do Google Keep, porém mais voltado para cronogramas, temos o ToDoist. Com a intenção de facilitar a vida dos usuários, o app permite criar lembretes no formato de agenda, para que ele te lembre na hora programada o que você precisa fazer. Para quem trabalha com muitas coisas ao mesmo tempo, é algo essencial!

Versão para Android e iOS

Google Docs

Claro que não poderíamos deixar de falar do Google Docs, o pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX. O pacote, que lembra bastante o clássico office, da Microsoft, tem o diferencial de poder ser utilizado totalmente online, mantendo seus arquivos em nuvem e, principalmente, sendo bem mais simples de usar. Além de versátil e prático, o pacote permite que você mexa com documentos em qualquer lugar, por ter compatibilidade total com o Google Drive.

Versão para Android e iOS

Tudo para fazer seu dia melhor e mais produtivo

Existem outros aplicativos que auxiliam muito o trabalho em Home Office. Assim, busque aplicativos que:

  • Se adequem ao trabalho que você faz;
  • Se a empresa ou contratante não exija aplicativo específico, utilize o que melhor lhe agrada;
  • Sempre use monitores de horário.

Se você ficou com alguma dúvida ou tem algum questionamento em relação aos aplicativos aqui listados, ou melhor ainda, utiliza aplicativos que não listamos, deixe seu comentário abaixo!