Home office: os melhores notebooks e acessórios para quem vai fazer teletrabalho

O que e Home Office Guia Pratico 2019 1
Lista reúne todo o equipamento necessário, de notebooks à escrivaninhas, para impulsionar a sua rotina de home office em tempos de coronavírus
Anúncio
Home office: os melhores notebooks e acessórios para quem vai fazer teletrabalho

A pandemia do novo coronavírus COVID-19 mudou a rotina de famílias por todo o mundo, e essa realidade não deve mudar nos próximos dias. Após a OMS recomendar que as pessoas evitem aglomerações e, sempre que possível, fiquem em casa, muitas empresas e setores adotaram o esquema de teletrabalho, o popular home office, para evitar que funcionários se exponham desnecessariamente ao vírus – tanto no trabalho quanto no caminho até ele.

E se você tem a possibilidade de trabalhar em casa, é imprescindível que você se una a essa causa: no momento em que produzimos essa matéria, as secretarias estaduais de saúde já contabilizam 370 casos da doença, registrados em 18 estados e no DF. Segundo pesquisadores do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde, a estimativa é que o número de real pessoas infectadas atinja 4,9 mil até o fim de março, já que os testes da doença só estão sendo realizados em pacientes com sintomas graves.

Essa é a dimensão do contágio causado pelo novo coronavírus. É sempre válido lembrar que a contaminação ocorre por vias aéreas, pelo ar ou por gotículas provenientes de espirros ou tosse de uma pessoa infectada, ou pelo contato com superfícies contaminadas – quando alguém leva as mãos aos olhos ou à boca após tocar em algum objeto infectado, por exemplo.

Ainda que você compreenda a gravidade da situação, é bem possível que você não disponha do equipamento necessário para trabalhar fora do seu escritório. Por esta razão, elaboramos uma lista com todos os itens necessários, de notebooks a escrivaninhas, para quem pretende trabalhar em home office e não quer perder em produtividade ou conforto:

Notebooks

home-office-notebook-para-teletrabalho-samsung-odyssey
O Samsung Odyssey é um notebook com ótimo desempenho para quem exige alta performance gráfica

Considerando que o computador é a sua principal ferramenta de trabalho, o desempenho do seu home office também dependerá majoritariamente deste equipamento. Neste tópico, reunimos os melhores notebooks em custo-benefício ou performance, incluindo opções com preço acessível, alta performance gráfica, ótimo desempenho para multitarefas e que, preferencialmente, também sejam leves e finos, já que assim o equipamento continuará a ser útil mesmo quando voltarmos à normalidade.

Para aqueles que trabalham com imagens e projetos visuais, o recomendado é sempre optar por modelos com GPU dedicada, sobretudo aqueles feitos para jogos. Notebooks gamers como o Samsung Odyssey (1ª ou 2ª geração), além de contar com processador e placa de vídeo potentes, também tem melhor refrigeração, o que evita superaquecimentos e consequentes quedas de desempenho.

Monitores

home-office-monitor-para-teletrabalho-lg-ultrawide
Monitor Ultra-Wide da LG tem tela ampla, ideal para o uso simultâneo de múltiplos programas

A maioria dos notebooks da atualidade já consegue trabalhar em pé de igualdade com as estações de trabalho tradicionais. No entanto, a falta de uma tela maior, ou até de uma segunda tela, pode acabar diminuindo a sua produtividade ao trabalhar em home office. Neste caso, os melhores monitores podem ser os com formatos de exibição ultra-wide, que são mais largos que os tradicionais e possibilitam a visualização de muito mais conteúdo ao mesmo tempo.

Se um monitor ultra-wide não é o que lhe interessa, mas você precisa de alta fidelidade de imagens, vale focar a busca nos novos monitores 4K UHD. Eles representam o máximo em qualidade da atualidade e estão cada vez mais baratos.

Vale estudar também a possibilidade de utilizar uma Smart TV como segunda tela: neste caso, além de ter uma tela maior e que te permite utilizar múltiplos softwares ao mesmo tempo, assim que a pandemia do novo coronavírus passar e você voltar a trabalhar fora de casa, você terá uma Smart TV novinha para utilizar da forma como bem entender.

Mouses, teclados e periféricos

home-office-mouse-e-teclado-para-teletrabalho-kit-dell
Investir em mouse e teclado dedicados pode garantir mais conforto na rotina de teletrabalho

Tão importante quanto ter o notebook e o monitor certos para trabalhar é ter os acessórios e periféricos que facilitarão a sua rotina em home office. Principalmente nos casos em que se utiliza o notebook junto de um monitor à parte, o ideal é ter um mouse e um teclado também separados, já que assim é possível escolher modelos mais ergonômicos, pensados para a operação de múltiplas telas.

Também pode ser interessante investir num HD externo para separar tudo o que for do trabalho do que for pessoal. Outra ferramenta igualmente útil é o hub USB, que aumenta a quantidade de portas no seu notebook e facilita a conexão de outros aparelhos. Além de tudo isso, principalmente caso você precise participar de videoconferências e não pretenda adquirir um notebook, é essencial que você adquira uma boa webcam ou até mesmo headset.

Móveis para home office

home-office-escrivaninha-e-teclado-para-teletrabalho
Para aumentar sua produtividade, invista num mobiliário que te traga conforto e que remeta ao ambiente de trabalho

É importante lembrar que em casa você não estará trabalhando em seu ambiente usual, portanto, pode ser válido investir em itens que deixem o ambiente domiciliar mais parecido com o seu escritório. Dessa forma, além de evitar que você perca tempo improvisando soluções, você também evita desconfortos, o que é um ponto a ser levado em conta já que, infelizmente, a expectativa é de que a crise do novo coronavírus se estenda por pelo menos alguns meses.

Na lista abaixo, portanto, você encontrará escrivaninhas, estantes, prateleiras e todo o mobiliário para deixar o seu home office no mesmo nível de praticidade do seu ambiente profissional:

Entretenimento

home-office-entretenimento-para-teletrabalho
Videochamadas, jogos online e redes sociais são formas de manter o contato com os amigos sem se expor ao COVID-19

Além de higienizar bem as mãos e itens pessoais, a maior recomendação contra a disseminação do novo coronavírus é evitar ao máximo sair de casa. Por isso, além de adotar o teletrabalho, no caso de quem pode, outra forma de se prevenir contra a COVID-19 é buscar meios de entretenimento que também possam ser praticados na segurança do lar: redes sociais, filmes, séries, jogos e até música são ótimas formas de eliminar o tédio e interagir com amigos sem precisar se expor.

Pensando nisso, aproveitamos esse tópico para também reunir os gadgets que podem tornar esse tempo em casa mais prazeroso. Afinal, nem tudo é trabalho, não é mesmo?

Máquinas de Café Espresso

home-office-cafeteira-para-teletrabalho
Em tempos de coronavírus, também vale tomar aquele cafezinho sem sair de casa

Não dá pra falar em produtividade no trabalho sem falar de café. Mas o que fazer se a política de distanciamento social também te impede de tomar aquele espresso (ou aqueles espressos, no plural) de cada dia? Bem, é possível que algum dos itens listados neste tópico também te ajude a superar esse problema.

Abaixo, reunimos algumas garrafas térmicas, cafeteiras e máquinas de café espresso para diferentes gostos. Alguns modelos como as das linhas Nespresso e Dolce Gusto, por exemplo, funcionam com cápsulas, sendo capazes de preparar inúmeras variedades de café, chás e até achocolatados. Na mesma lista, também incluímos cafeteiras tradicionais:


E você, aprovou nossa lista? Caso se lembre de algum item importante que não citamos, nos dê o seu feedback ou interaja conosco no campo de comentários abaixo!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter