Review: Hooke Verse faz o usuário mergulhar no mundo do áudio 3D

Review: Hooke Verse faz o usuário mergulhar no mundo do áudio 3D 5
Hooke Verse é o gadget que faz o usuário embarcar pela primeira vez no mundo do áudio binaural 3D

Pensando no público que produz conteúdo audiovisual, a Hooke Audio desenvolveu o Hooke Verse, um fone de ouvido sem fio que grava som Binaural 3D em altíssima qualidade para trazer mais imersão aos conteúdos. A proposta é muito bem-vinda já que os aparelhos móveis da atualidade estão equipados com o melhor em câmeras para qualquer pessoa poder produzir seu conteúdo sem a necessidade de equipamentos profissionais. Será que o futuro está no áudio binaural 3D? Confira nesta análise.

Pontos positivos

  • Design ergonômico e agradável;
  • Gravação em 3D impressionante;
  • Reprodução de som de qualidade;
  • Bateria com boa duração;
  • Case e acessórios com um toque premium.

Pontos negativos

  • Aplicativo Hooke Audio poderia ter mais funções;
  • Filtros extras são pagos e não compensa a compra;
  • Controle de pico para gravação 3D poderia ser automático.

Design

O Hooke Verse possui um design esquisito à primeira vista, possuindo dois módulos onde ficam o conector Micro USB e o botão multitarefas. Tive problemas na hora de utilizá-lo pela primeira vez já que sua construção é um pouco confusa, mas logo me acostumei e o encaixe se mostrou perfeito. Já para grandes utilizações, ele pode ser um pouco desconfortável, pois seus módulos são grandes e ficam encaixados atrás das orelhas.

Hooke Verse possui um design meio esquisito mas encaixe é bom
Hooke Verse possui um design meio esquisito mas encaixe é bom

No geral ele é muito bonito e até futurista, com o botão multitarefas localizado no módulo direito do aparelho possui uma iluminação em azul e vermelho e indicam algumas informações para o usuário. O fone quando encaixado não fica feio, seu design se assemelha aos aparelhos auditivos.

Hooke Verse vem dentro de uma case de fácil transporte
Fones vem dentro de uma case de fácil transporte

O pacote no geral é bem premium, o Hooke Verse acompanha uma case de luxo, um cabo Micro USB para P2/Mini USB para que você conecte na Go Pro e dispositivos de gravação de profissionais, mais um cabo sendo esse USB / USB mini para carregamento, borrachas de diversos tamanhos para os fones e espumas anti-ruído para os microfones.

Conexão e som

O dispositivo se conecta de duas maneiras: a primeira é sem fio via Bluetooth 5.0 e é aqui que reside a grande sacada da companhia. A proposta do fone é gravar áudio binaural 3D sem perda de qualidade (“Lossless”, o termo mais usado), sendo que via Bluetooth seria impossível já que a tecnologia não consegue enviar áudio 3D. Pensando nesse problema, a Hooke Audio desenvolveu um CODEC que transforma esses sinais estéreo para um áudio binaural 3D sem perda de qualidade.

O resultado não poderia ser menos impressionante. Em alguns testes fiz algumas gravações em ambientes com bastante barulho e tudo saiu muito bem definido e trazendo a sensação de imersão prometida pela empresa, quase como estar escutando aquele momento com seus próprios ouvidos.

O mesmo ocorre em shows, entrevistas, locais com vento e sons mais complexos de serem captados pelos microfones embutidos dos celulares. O Hooke Verse se destaca pois traz definição do som gravado, então esqueça aqueles sons estourados ao rever uma gravação de um show ou aquele jogo de futebol num estádio, o fone te transporta para aquele momento em altíssima definição. E se o local estiver com muito vento ou ruídos de ventiladores ou ar condicionado, as espumas anti-ruído que acompanham os fones dão conta do recado em diminuir esses incômodos.

Espumas anti-ruído dos fones isolam qualquer baralho externo
Espumas anti-ruído dos fones isolam qualquer baralho externo

E fique tranquilo, as gravações em 3D feitas com o Hooke Verse podem ser escutadas com qualquer fone de ouvido, já que o CODEC presente transforma o som 360° em estéreo para a audição, a qualidade permanece e a imersão não se perde.

Já a conexão via cabo micro USB traz tudo aquilo que o fone pode proporcionar em qualidade sonora de gravação. O áudio captado é nítido e sem perdas e a diferença entre a conexão Bluetooth e cabo são poucas, só sendo percebidas em dispositivos mais profissionais de reprodução aliados a um fone de ouvido Hi-Fi – os produtores mais caseiros podem ficar tranquilos em relação a isso.

Hooke Verse traz conexão USB e Bluetooth
Hooke Verse traz conexão USB e Bluetooth

Agora falando no que um fone faz em seu requisito mais básico, reprodução sonora. O Hooke Verse também não decepciona aqui, a reprodução de música é muito clara e as frequências são bem distribuídas. As músicas com muitos elementos sonoros se destacam e a equalização ajuda mais ao fone mostrar todo seu potencial.

O conjunto de espumas e borrachas é essencial para uma boa audição com o fone. A empresa manda um conjunto com 6 pares de diversos tamanhos, sendo 3 pares de borracha (aqueles básicos de qualquer fone intra-auricular) e 3 pares de espuma que em minha opinião foram os que abafaram mais o som exterior e mostraram a verdadeira potência dos graves do Hooke Verse. Há uma falta de agudos no fone fazendo as músicas ficarem um pouco sem brilho, mas nada que um leve ajuste na equalização do seu dispositivo não resolva.

Bateria

O Hooke Verse é um campeão quando o assunto é bateria. Durante os nossos testes ele durou por volta de 8h, utilizando a gravação e a reprodução de músicas de uma forma contínua. Para um fone sem fio a duração da bateria impressiona – se formos comparar com o Galaxy Buds e os Airpods, o Hooke Verse é muito competente.

Hooke Verse tem bateria surpreendente de 8 horas contínuas
Hooke Verse tem bateria surpreendente de 8 horas contínuas

Ele carrega via cabo Micro USB, mas não é permitido colocar ele diretamente num carregador de celular, e sim permitido somente carregar via computador ou algum outro dispositivo que mande pouca energia, o que acabava afetando a velocidade de carregamento. Mas como colocava para carregar enquanto dormia isso não foi um grande problema – só não se esqueça de coloca-lo na tomada antes de dormir.

Aplicativo Hooke Audio

Para extrair ao máximo do Hooke Verse, a Hooke Audio disponibilizou um aplicativo homônimo feito para gravar seus vídeos e áudios em 3D. O aplicativo é competente, possui algumas funções como definir o pico de áudio da gravação atual, prevenindo assim o áudio de estourar em ambientes com muito barulho, um controle de brilho para vídeos e algumas funções básicas para gravação.

O aplicativo possui um reprodutor onde você pode visualizar as suas gravações e permite que adicione alguns filtros extras para o áudio em 3D como reverb, eco, efeito para concertos etc. Sendo que esses filtros extras são pagos e o usuário pode comprar o pacote completo por R$14,99 diretamente pela Play Store ou App Store. Eu não gostei muito do tratamento que os efeitos dão ao áudio, ficam meio artificiais mesmo você podendo regular cada um deles, mas é um charme extra para quem quer brincar um pouco mais com os sons em 3D.

Conclusão

O Hooke Verse veio para inovar a forma como gravamos e interagimos com o mundo, mas tem é direcionado mais para produtores caseiros e criadores profissionais de conteúdo, por exemplo. O áudio binaural 3D é algo que o usuário não sabe que precisa até descobrir, a imersão que ele traz para os conteúdos é impressionante e transforma a forma como interagimos com nossas memórias gravadas.

Hooke Verse Review

Como um fone, ele também é muito competente e pode nos acompanhar diariamente já que sua qualidade sonora impressiona. Pelo preço de 159,99 dólares (656,00 reais na cotação atual), ele é um ótimo custo benefício para aqueles que procuram inovação a um preço justo.

Especificações técnicas do Hooke Verse

ModeloHooke Verse
ConectividadeBluetooth 5.0
Profile: A2DP
Codec: Hooke Audio 16bit 48kHz Stereo Bluetooth recording
Bateria8h – 9h gravação em 3D
9h – 10h reprodução de som
Driver de somFrequência: 20Hz – 16kHz
Tipo: Dinâmico
IMP Impendância: 16ohm
MicrofonesFrequência: 20Hz – 20kHz
Tipo: Condensador de eletreto
Sensibilidade: -32sB+/-2dB
Direção: Omnidirecional
CoresPreto, branco
PreçoUS$ 159,99
Hooke Verse
  • Design - 8.5/10
    8.5/10
  • Conectividade - 9/10
    9/10
  • Gravação 3D - 9.5/10
    9.5/10
  • Som - 8/10
    8/10
  • Bateria - 9/10
    9/10
  • Aplicativo - 7/10
    7/10
8.5/10

Hooke Verse

Hooke Verse é o gadget que faz o usuário embarcar pela primeira vez no mundo do áudio binaural 3D

Pros

  • Design ergonômico e agradável;
  • Gravação em 3D impressionante;
  • Reprodução de som de qualidade;
  • Bateria com boa duração;
  • Case e acessórios com um toque premium.

Cons

  • Aplicativo Hooke Audio poderia ter mais funções;
  • Filtros extras são pagos e não compensa a compra;
  • Controle de pico para gravação 3D poderia ser automático.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail