Conheça as hqs de batman que inspiraram o novo filme do herói. Com referências e até inclusões reais de acontecimentos direto dos quadrinhos, the batman se engrandece por todas as inspirações das hqs do herói-morcego. Confira todas abaixo

Conheça as HQs de Batman que inspiraram o novo filme do herói

Avatar of amanda almeida
Com referências e até inclusões reais de acontecimentos direto dos quadrinhos, The Batman se engrandece por todas as inspirações das HQs do herói-morcego. Confira todas abaixo

The Batman com Robert Pattinson já é um sucesso estrondoso. O longa, que chegou aos cinemas no dia 1 de março, garantiu faturamento R$7,5 milhões só em pré-estreia aqui no Brasil, e já está com mais de 26 milhões em bilheteria internacional.

O novo filme do Cavaleiro das Trevas dirigido por Matt Reevs é muito diferente de outros Batmans que já foram trazidos para o cinema, e suas inspirações vieram diretamente de muitas HQs do herói, provando que a produção do filme fez o dever de casa e trabalhou em cima dos materiais de grande sucesso do personagem. Hoje vamos falar de todas elas, que vão desde Batman: O Longo Dia das Bruxas até Batman: Ego.

Confira abaixo as HQs de Batman que serviram de base para o filme.

O artigo abaixo contém spoilers do filme The Batman

Batman: O Cavaleiro das Trevas (1986)

Escrito por Frank Miller, um dos métodos mais interessantes na HQ dele é como ele usa a mídia para passar as informações para os leitores, de forma que não é necessário um narrador para mostrar o contexto do que está acontecendo com os personagens. O diretor Matt Reeves utiliza a mesma técnica em The Batman, logo na primeira cena, enquanto acompanhamos pelos olhos de Charada um programa jornalístico na TV.

Hqs de batman
Créditos: DC Comics

Nela já descobrimos que o homem observado por ele é o prefeito e que ele está em um debate eleitoral com sua rival, Bella Real. No debate, já descobrimos as questões do aumento da criminalidade, o comércio das drogas e como o legado dos Wayne é muito valorizado em Gotham.

A marca de Miller em suas HQs de super-heróis é referência para o uso da mídia como ferramenta narrativa e HQs de super-heróis. Em suas obras, é muito comum vermos páginas e páginas de debates acalorados entre políticos, cientistas, âncoras e outras figuras no foco da mídia. Com isso, ele consegue apresentar muitos fatos que movem a trama sem precisar colocar em xeque a inteligência do leitor, exatamente como Reeves faz em seu filme.

Batman Ano Zero (2013 – 2014)

Essa série foi escrita por Scott Snyder e James Tynion IV e ilustrada por Greg CapulloDanny Miki e Rafael Albuquerque. Dessas HQ’s, Reeves se inspira em diversos elementos que se espalham por toda a narrativa do filme, desde a ameaça de inundação que acaba acontecendo em Gotham à presença de Bruce infiltrado em meio ao que chama de “elemento criminoso” — sua narrativa inicial sobre precisar escolher com cuidado os crimes que enfrentará, até o conflito com o Charada — que culmina um momento de sacrifício envolvendo o cabo de eletricidade.

Hqs de batman
Créditos: DC Comics

Batman Ano Um (1987)

Desses quadrinhos do Batman ilustrados por David Mazzucchelli, Reeves pega os elementos mais pessoais do Bruce, como o fato de ele escrever num diário seus momentos como defensor de Gotham, além do conflito entre famílias mafiosas que molda a história da cidade. Mas essas HQs são as que traçam o paralelo mais fiel à apresentação de Selina Kyle em The Batman.

Hqs de batman
Créditos: DC Comics

A representação da classe trabalhadora que se recusa a ser mais uma vítima de um sistema corrupto, se aproveitando então das situações para proteger os seus, também está presente. Inclusive, a cena em que vemos Selina pulando pela janela de seu quarto é exatamente como nas HQs. Outra coisa semelhante é o centro de Gotham, idêntico ao visto no quadrinho.

Batman Ano Dois (1987)

Desse arco, Reeves recolhe segmentos também pessoais de Bruce, principalmente sobre os questionamentos de ele fazer um bom trabalho como vigilante. Na trama que segue a HQ, Bruce se questiona a todo momento se ele faz a coisa certa ao enfrentar um inimigo que parece uma versão distorcida dele mesmo. Da mesma forma que acontece no filme, isso acontece quando ele confronta o Charada na cadeia, e também no momento final, quando ele começa a perceber que ele não é apenas um vingador, mas sim um símbolo de esperança, quando ele salva as pessoas na cena final do filme.

Hqs de batman
Créditos: DC Comics

Batman: O Longo Dia Das Bruxas (1996)

Com uma caçada a um assassino que mata em feriados, Batman: O Longo Dia das Bruxas começa exatamente no Halloween e é uma das histórias em quadrinhos do Batman mais conceituadas, principalmente por seus elementos mais investigatórios. O mesmo acontece em The Batman, com o prefeito sendo assassinado na noite de Halloween; outro elemento é a existência de alguns personagens iguais, como a própria Mulher-Gato e, principalmente, o líder criminoso Carmine Falcone.

Quadinhos do batman
Quadinhos do Batman – Créditos: DC Comics

Não apenas como uma referência clara a esse quadrinho com Charada atacando pela primeira vez no feriado, há também toda uma passagem que o filme tomou quanto ao relacionamento entre Carmine e Thomas Wayne, como na HQ.

Batman: A Vitória Sombria (1999)

Desse arco, Reeves adotou os elementos mais antissociais de Bruce. Assim como nas HQs, o Batman de Robert Pattinson é mais isolado, com uma relação mais distante com todos, mesmo como Bruce. Outra referência daqui é o passado de Selina e sua ligação com Carmine.

Quadinhos do batman
Créditos: DC Comics

Batman: Os Pecados do Pai

A crença cega de Gotham City a Thomas e Martha Wayne é uma constante em quase todas as adaptações cinematográficas do Homem-Morcego, mas isso é desencorajado por descobertas reveladas pelo Charada em The Batman. Essa é uma ideia tirada diretamente dos quadrinhos Batman: Pecados do Pai, uma publicação de 2018 que não faz parte do cânone oficial do herói na DC, mas que acrescenta a narrativa proposta pelo jogo do Cavaleiro das Trevas feito pela Telltale Studios.

The batman
Créditos: DC Comics

Na história escrita por Christos Gage e desenhada por Raffaele Ienco, Bruce Wayne descobre que seu pai passou anos prendendo pessoas no Asilo Arkham, e é forçado a lidar com as consequências desses abusos. Não é o que Reeves incorporou em seu filme literalmente, mas segue o mesmo ponto de partida. Inclusive, é possível encontrar a frase The sins of my father (os pecados do meu pai) escrita por Bruce em seu diário em uma das cenas do filme.

Batman: Veneno (1992)

No filme, na cena final, Bruce recorre a uma droga verde para conseguir superar a dor e salvar Selina de ser espancada por um dos seguidores do Charada. Essa droga foi tema de um quadrinho do Batman chamado Batman: Veneno, de 1992, escrito por Dennis O’Neil com artes de José Luis García-López. O’Neil que é, inclusive, homenageado na trama por meio do personagem Dan O’Neil, um jornalista citado no filme. O líquido, entretanto, deixa Bruce mais brutal, fazendo com que ele quase mate o seguidor do Charada que ameaçava sua aliada.

Hqs de batman
Créditos: DC Comics

Na HQ, Bruce Wayne está sofrendo com a falha no resgate de uma jovem garota. Acreditando que não se encontra mais fisicamente apto a ser o Batman, ele decide usar uma droga experimental chamada Veneno. Ficando mais forte, ágil e altivo, o Batman ressurge implacável, mas o uso frequente da droga passa a deixá-lo muito mais agressivo, fazendo com que ele comece a desafiar sua regra de respeito à vida.

Batman: EGO (2000)

Com um final agridoce em The Batman, com a vitória do Cavaleiro das Trevas, e também a despedida entre ele e Selina, o encerramento demonstra o amadurecimento do personagem e a sua visão de que ele é necessário em Gotham como um símbolo de esperança, e não como vingança.

Conheça as hqs de batman que inspiraram o novo filme do herói. Com referências e até inclusões reais de acontecimentos direto dos quadrinhos, the batman se engrandece por todas as inspirações das hqs do herói-morcego. Confira todas abaixo
Créditos: DC Comics

Essa dualidade em Bruce é abordada em Batman: Ego, história de 2000 escrita por Darwyn Cooke. Focado nos conflitos internos do herói, ela foi apontada pelo próprio Matt Reeves como uma das principais inspirações para o novo longa.

Bônus: Batman: A série animada

Conheça as hqs de batman que inspiraram o novo filme do herói. Com referências e até inclusões reais de acontecimentos direto dos quadrinhos, the batman se engrandece por todas as inspirações das hqs do herói-morcego. Confira todas abaixo
Batman: A Série Animada (1992-1995) Créditos: FOX Kids / HBO Max / Warner Channel

Na cena inicial, enquanto acompanhamos a narração em off de Bruce, vemos cenas de criminosos durante a noite. Um dos bandidos que vemos é um homem armado que usa uma máscara de “Gota” (que faz referência à principal droga que circula por Gotham). Ele tinha acabado de roubar uma loja de conveniência, quando a luz do bat-sinal interrompe sua fuga. Logo em seguida, as luzes dos helicópteros da polícia acham ele, quase que recriando a abertura do seriado de animação de Bruce Timm.

Veja também:

Então, já conhecia alguma das HQs de Batman citadas aqui? Qual sua favorita? Comente aqui em baixo! E claro, não deixe de conferir nossa crítica do longa do Homem-Morcego e nem de passar na nossa sessão de Cultura, que tem muitos conteúdos de filmes e séries!

Fontes: Nerd List | GShow | Variety

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
33
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados