Início » Geral » HSPA+ ou 4G: Quem é quem na era da conexão móvel?
Geral

HSPA+ ou 4G: Quem é quem na era da conexão móvel?

imagem internet2008 - HSPA+ ou 4G: Quem é quem na era da conexão móvel?

Muito se falou sobre a vinda da conexão 4G para o Brasil desde o começo do ano. Afinal, o país vai sediar grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014. Algumas operadoras se adiantaram em garantir mais velocidade de conexão para seus usuários.

A resposta deste investimento é a implantação da rede HSPA+ por operadoras como Vivo, Tim e Claro. A Claro foi a a última a anunciar sua nova conexão e liberou a rede HSPA+ para os clientes em mais de 700 municípios na última quinta-feira (15). A rede não é compatível com todos os aparelhos lançados atualmente no Brasil, mas sabemos que a conexão máxima da rede, na Claro, será de 3MBps. Sobre a rede 4G, apenas a Sky anunciou a utilização do sinal para banda larga, inicialmente no Distrito Federal.

Mesmo com a conexão 4G ainda indisponível, lojas e fabricantes anunciam produtos compatíveis com esta tecnologia. Celulares e tablets são vendidos como “compatíveis com a rede 4G” ou ainda vinculam o 4G à nova conexãoHSPA+. Mas, qual a diferença entre elas?

A conexão HSPA+ é, exatamente, o que as operadoras dizem ser: uma conexão 3G mais rápida. Uma definição para a conexão HSPA+ é a nomenclatura de 3,5G. Com velocidade máxima de 21MBps (no Brasil, operadoras se limitarão a velocidade em torno de 3MBps), ela utiliza-se da mesma freqüência que a conexão HSPA, o clássico 3G. Apesar de usar a mesma freqüência, é preciso que o aparelho suporte esta conexão e, no Brasil, são poucos os aparelhos que contam com este trunfo.

A conexão 4G ainda é algo indefinido. Sua principal representante, a LTE, já é adotada por operadoras como a norte-americana Verizon e em países asiáticos como o Japão. A LTE (Long Term Evolution – Evolução de Longo Prazo, em português) foi criada para manter a compatibilidade com o GSM e o HSPA. A freqüência utilizada pela nova rede é 2.5GHz e atinge, no máximo, 100Mbps de download e 50Mbps de upload.

Produtos com conexão 4G, como tablets e smartphones compatíveis com a rede LTE ainda não são comercializados oficialmente no Brasil. Smartphones e Tablets como Atrix e RAZR da Motorola, Galaxy SII, Galaxy Note e Galaxy Tab 10.1 e 8.9 da Samsung, não possuem compatibilidade com a freqüência LTE, mesmo que alguns deles sejam vendidos no exterior com versões compatíveis com a rede.

Comentários do Facebook

NOTÍCIAS POR E-MAIL

Receba as notícias do Showmetech direto na sua caixa de entrada.

Yey! Parabéns, você receberá notícias incríveis!

Ops! Acho que não deu certo. Vamos tentar novamente?

NOTÍCIAS POR E-MAIL

Receba as notícias do Showmetech direto na sua caixa de entrada.

Yey! Parabéns, você receberá notícias incríveis!

Ops! Acho que não deu certo. Vamos tentar novamente?

Você gosta do nosso trabalho? Então, que tal curtir a gente? ;)

Compartilhe com um amigo