Parceria huawei e senai

Huawei e SENAI firmam parceria para capacitar profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avatar of bruno martinez
A parceria entre a Huawei e SENAI visa oferecer oportunidades de trabalho para a geração de jovens entre 20 e 24 anos que não trabalham nem estudam

Nesta quinta-feira, 08, as empresas Huawei e SENAI oficializaram uma parceria que visa criar trabalhadores especializados na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) a partir da disponibilidade de cursos presenciais e remotos para alavancar a importância do setor.

A cooperação entre Huawei e SENAI

Na conferência foi enfatizado como as novas experiências tecnológicas da população, como videoconferências, aulas e reuniões, impulsionam as demandas por banda-larga e internet de qualidade no Brasil. Tendo isso em vista, a parceria entre Huawei e SENAI visa entregar 3 laboratórios de última geração para instalação e manutenção da tecnologia FTTH (Fiber To The Home), ou seja, a fibra óptica.

Parceria huawei e senai
A parceria da Huawei e SENAI irá possibilitar maior acesso à educação e oportunidades de trabalho para milhares de pessoas.

Os laboratórios serão posicionados nos estados do Distrito Federal, Bahia e Tocantins. O intuito do projeto é atender à geração Nem Nem, que diz respeito a jovens adultos que nem trabalham e nem estudam, oferecendo oportunidades de ingresso no mercado de trabalho através de cursos grátis. No futuro, esses profissionais também poderão atuar no desenvolvimento das redes de fibra óptica que cobrirão a rede móvel 5G no país.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas evidencia que a parcela da população entre 20 e 24 anos que não trabalha e nem estuda aumentou de 28,6% no último trimestre de 2019 para 35,2% no segundo trimestre de 2020.

Há também a possibilidade de que no futuro esses cursos sejam ofertados igualmente para o público. Nos últimos 5 anos, a Huawei ajudou a formar cerca de 36 mil alunos e há a estimativa que nos próximos 5 anos a empresa chinesa dobre esse número.

Segundo uma pesquisa da Teleco com a Embratel, cerca 62% das empresas provedoras de internet tem dificuldades em encontrar profissionais qualificados para a instalação de fibra óptica. As regiões norte e nordeste possuem a maior deficiência nesse quesito.

Outros cursos

A cooperação entre a Huawei e SENAI também prevê a criação do ICT Academy SENAI Huawei, que num primeiro momento pretende oferecer cursos nas modalidades online e presencial com certificados internacionais nas áreas de Cloud, Inteligência Artificial, fibra óptica e 5G, e possui parcerias com mais de 67 universidades e instituições de ensino espalhadas pelo país.

Parceria huawei e senai
A Huawei também é referência no que diz respeito às inovações em telefonia móvel.

De acordo com Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei, o Brasil carece de uma mão de obra qualificada, e esses novos projetos ajudam o país a fazer frente com grandes economias globais na corrida pela Indústria 4.0.

A Indústria 4.0, por sua vez, faz parte da chamada 4.ª Revolução Industrial, iniciada na Alemanha em 2010 e que tem como principal foco a fábrica inteligente através de inovações como a Internet das Coisas, Big Data, IAs, bio-robótica, realidade aumentada e impressoras 3D.

Paralelamente, há o programa Seeds for the Future, uma iniciativa de intercâmbio para a China focada em jovens profissionais. Nos últimos anos cerca de 100 estudantes foram enviados ao país para conhecer suas raízes culturais, compreender o funcionamento e ter a experiência de trabalhar numa empresa multinacional. A companhia também oferece aulas gratuitas de até 1 hora na área de TIC em seu canal do YouTube, o projeto Huawei Open Class.

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) está próximo de completar 80 anos e tem sido de fundamental importância para a indústria brasileira e para a internalização de novas tecnologias no tecido industrial brasileiro nas últimas décadas.

E aí, o que achou dessa parceria entre a Huawei e SENAI? Conta pra gente e fique ligado no Showmetech.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados